TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA – AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Considerando a existência de ampla sintomatologia na área da aprendizagem, decorrente da diversidade de fatores etiológicos e ambientais, é fundamental a utilização de uma terminologia adequada que possibilite uma comunicação exata entre todos os profissionais em contato com o sujeito submetido a qualquer intervenção psicopedagógica.

Conceitue e diferencie as dificuldades dos transtornos da aprendizagem.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

        Este é um termo usado quando um aluno não consegue aprender como seus colegas de classe, referência a um sintoma indicativo de que algo não vai bem no processo de aprendizagem desse aluno. Depois de uma investigação para compreender as causas dessa dificuldade, podemos encontrar algumas condições desfavoráveis à produção de sentidos subjetivos capazes de promover a aprendizagem. A mudança de escola ou de professor, problemas de saúde, separação dos pais, perda de alguém próximo ou outro evento transitório na vida do aluno, além de condições socioeconômicas e afetivo culturais podem contribuir para a dificuldade de aprendizagem.

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Quando a dificuldade se apresenta de forma persistente e que sempre esteve na vida do aluno, mas sem uma causa evidente, como uma deficiência intelectual ou sensorial, estamos diante de um transtorno global de aprendizagem. Embora tenha um impacto no processo de aprendizagem, o transtorno não configura uma deficiência intelectual e está geralmente relacionado a atrasos do desenvolvimento da linguagem e de outras funções cognitivas. Somente através de uma avaliação especializada podemos definir e caracterizar a natureza e a gravidade do problema, bem como suas áreas de dificuldade. Portanto, o transtorno difere da dificuldade de aprendizagem por apresentar uma causa orgânica.

Dentre os transtornos, podemos encontrar a Dislexia (fraco desempenho na leitura), a Disgrafia (dificuldade de escrita), a Disortografia (processo de escrita marcado por erros de ortografia) e a Discalculia (transtorno específico das habilidades matemáticas).

Embora não seja um transtorno global de aprendizagem, o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode interferir negativamente na aprendizagem por apresentar a tríade sintomatológica clássica de desatenção, hiperatividade e impulsividade, trazendo alterações significativas no comportamento do aluno.

FONTE: Comitê de Educação do iABCD. Programa Todos Aprendem. Disponível em: iabcd.qmagico.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com