TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

                                           UNOESTE

   Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente – S.P.  

                     Cleia Marcia Taveira de Andrade

                           DIFICULDADE APRENDIZAGEM:

                           Linguagem, Leitura e Escrita.

                             Várzea Grande   - MT

                                             2015

                            AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

                           Linguagem, leitura   e   escrita .

         A  aprendizagem  é um processo contínuo que ocorre  em sua vivência familiar e escolar , considerar  os  conhecimentos  e a vivência dos alunos é de suma importância para este processo ensino –aprendizagem.  As dificuldades ocorrem por vários fatores, que podem ser desde o nascimento, ambiente familiar, escolar, distúrbios, nível social, cultural, econômico , entre outros.  A participação e a sintonia dos pais e a escola  é fundamental para  detectar e superar as dificuldades de aprendizagem .  

     Considerando  que a leitura e a escrita  são fatores determinantes  para o aprendizado,  de acordo com o seu planejamento o professor, em conjunto com  a equipe pedagógica  , deve utilizar os materiais e ambientes que a escola proporciona para superar essas dificuldades de aprendizado, tais como:

-  Materiais pedagógicos ( alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, quebra-cabeça,  gibis, livros paradidáticos, jogos pedagógicos em geral ,etc.);

-  Ambiente em sala ( exposição  do  alfabeto, cartazes, nomes nos objetos da sala);

-  Salas ambientes ( multimídia, laboratório de informática, pátio escolar);

-  Articulação;

- Psicopedagogo, Psicólogo.

     De acordo com SOUZA, E. M. Problemas de Aprendizagem – Crianças de 8 a 11 anos. Bauru : EDUSC, 1996.

Souza (1996) coloca que os fatores relacionados ao sucesso e ao fracasso acadêmico se divide em três variáveis interligadas, denominadas de ambiental, psicológica e metodológica. O contexto ambiental engloba fatores relativos ao nível sócio-econômico e suas relações com ocupação dos pais, número de filhos, escolaridade dos pais, etc. Esse contexto é o mais amplo em que vive o indivíduo. O contexto psicológico refere-se aos fatores envolvidos na organização familiar, ordem de nascimento dos filhos, nível de expectativa, etc, e as relações desses fatores são respostas como ansiedade, agressão, auto-estima, atitudes de desatenção, isolamento, não concentração. O contexto metodológico engloba o que é ensinado nas escolas e sua relação com valores como pertinência e significado, com o fator professor e com o processo de avaliação em suas várias acepções e modalidades.

     De acordo com ROMAN , E.D. e STEYER, V. E. A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: Um retrato multifacetado. Canoas: Ed. ULBRA, 2001

Roman e Steyer (2001) referem que os conflitos emocionais interferem muito no rendimento da criança. Cabe a escola, na figura da professora, fazer a “escuta” adequada destas manifestações, considerando o estado geral da criança em seu dia a dia, o contexto familiar em que está inserida e os eventuais problemas familiares que possam estar vivenciando, desde o nascimento de um irmão, a morte de um familiar, uma situação de desemprego, separação dos pais, entre outros problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com