TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  2/10/2019  •  Artigo  •  12.302 Palavras (50 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 50

ROSELI ARAUJO DE LIMA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ITAPEVI - SP

2019

ROSELI ARAUJO DE LIMA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado a F3 Educacional, como requisito parcial para a obtenção de título de graduado em Pedagogia, sob a orientação da Professora Especialista Maria Rodrigues.

ITAPEVI - SP

2019

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado a F3 Educacional, como requisito parcial para a obtenção de título de graduado em Pedagogia, sob a orientação da Professora Especialista Maria Rodrigues.

APROVADA EM ______/______/_______

BANCA EXAMINADORA:

_________________________________________

_____________________________________________________

Professor Especialista:

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, que é a força que renova a cada dia minha fé, a minha família que é a porção de Deus na minha formação, aos meus colegas de caminhada, a minha professora Orientadora e especialmente ao meu esposo e filhas que proporcionaram momentos de crescimento pessoal e profissional.

RESUMO

Ultimamente no Brasil encontramos uma questão de extrema seriedade ao se abordar da precariedade da alfabetização, pois observa-se que grande parte da população já escolarizados são considerados analfabetos funcionais, ou seja, não são bons de compreenderem o que leem. Consequentemente, por meio da realidade presente nas escolas é essencial que os professores compreendam o que é alfabetização e o que é letramento para poderem assim desenvolver melhor a sua técnica pedagógica, visando uma alfabetização significativa. O artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização e que teve por finalidade expressar os constituídos processos de alfabetização e do processo de letramento, mostrando a característica de ambos e a importância da união entre os dois, além de propor uma cogitação entre teoria e prática educacional de se alfabetizar o letrado. Os resultados obtidos no artigo mostra que a propriedade da alfabetização é a instrução do código ortográfico e alfabético enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Contudo, mesmo sendo processos abalizados, precisam ser transigidos para que as práticas nas aulas de alfabetização tenham uma boa qualidade, na qual os alunos estejam capazes de compreenderem o universo que os cerca e percebam que a alfabetização é uma maneira de se expressar e interagir com a sociedade. Completando assim, que é provável abordar a qualidade da educação nas aulas de alfabetização, com práticas educativas que utiliza-se diferentes metodologias, que proporcionem de tal maneira o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada pessoa, no qual ele ou ela possa assim colaborar para a transformação social.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Alfabetização. Letramento. Metodologia

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO1
  2. ALFABETIZAÇÃO2
  3. QUAL A IDADE IDEAL PARA SE ALFABETIZAR?5
  4. COMO REALIZAR AS SONDAGENS DAS HIPÓTESES DA ESCRITA?11
  5. O QUE E QUANDO OFERECER NA PARTE ESCRITA E NA LEITURA?17
  6. COMO FORMAR LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?23
  7. QUAL O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES NA ALFABETIZAÇÃO? 17
  8. UMA ALIANÇA ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO29
  9. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONCILIAM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 30
  10. CONCLUSÃO32

REFERENCIAS33

 


  1. INTRODUÇÃO

A presente investigação partiu de inquietações ocorridas durante o período de estágio presenciado em sala de aula e situações com minha filha e com meu sobrinho, pois ambos tiveram grandes dificuldades no período de alfabetização. Trata-se de uma reflexão teórico-prática, baseada na análise do meu estágio na Educação Infantil, enfatizando a importância da alfabetização e do letramento na educação infantil e o quando a participação dos pais é fundamental.

Nos tempos atuais, falar em alfabetização sem utilizar-se do termo letramento, bem como das práticas pedagógicas envolvidas, como por exemplo, a formação de leitores também abordada nesse trabalho, é improvável, pois se por um lado a alfabetização prevê a decifração mecânica de um código, pelo outro lado, o letramento permite ao ser humano a compreensão dessa sistemática ferramenta de apropriação de conhecimentos.

A capacidade de aquisição de conhecimento independe da intencionalidade com que os adultos demonstram uma ação ás crianças, ou seja, a imitação pode ocorrer pela simples vontade ou pelo sentimento de necessidade, quando precisar se comunicar, o educando irá seguir um protocolo que tenha observado em seu cotidiano.

Muito temos falado também, a respeito do aumento da oferta de informação, porém, pouco se avançou em direção a criação de didáticas eficazes, que possam abranger as atuais necessidades surgidas com tal excesso de informações que possam fornecer as ferramentas necessárias para a utilização dessas, na aquisição e apropriação delas na linguagem escrita.

Em seu texto sobre brinquedo, Lev Semyonovich Vygotsky, (1989) afirma que „“... a imaginação, nos adolescentes e nas crianças em idade pré-escolar, é o brinquedo sem ação“, questionando „o velho adágio de que o brincar da criança é imaginação em ação... “e posicionando-se a favor de que a imaginação é construída ou alimentada, no caso, pela ação de brincar, e “não está presente na consciência de crianças muito pequenas...“

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.3 Kb)   pdf (372.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com