TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  4/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO- PEDAGOGIA

RAQUEL BRAGA FERREIRA

MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS

FORTALEZA-CE

26/05/201

TEMA: MAIORES DIFILCULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROFESSOR: ##########

ALUNO (A): RAQUEL BRAGA FERREIRA

SALA: ###

CURSO: PEDAGOGIA

UNIDADE: 13 DE MAIO

INSTITUIÇÃO: UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

                                               INTRODUÇÃO

No contexto da sociedade em geral e da escola pública brasileira, a educação de jovens e adultos é uma realidade que precisa ser repensada para que se possam criar condições de vida mais digna ás pessoas jovens e adultos que não tiveram possibilidades na idade adequada, de permanência da escolarização básica.

Os dados da pesquisa apresentada neste trabalho, ainda que continuam uma pequena amostra dos problemas a serem enfrentados nesse campo de atuação, permitem constatar, de um lado, a ausência de especificidade da formação dos educadores de EJA, que vem sendo um dos principais problemas dessa área e, de outro lado, permitem problematizar o processo de formação do educador de jovens e adultos, identificando necessidades e dificuldades enfrentadas pelos mesmos, para pensar no saberes profissionais necessários á sua formação com base na perspectiva do direito de todos do acesso e á oferta de um “ saber ler e escrever como leitor/escritor experiente e autônomo.”

             

A (EJA) Educação de Jovens e Adultos de acordo com a Lei 9.394/96 é uma modalidade de ensino, que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não pode concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas.

Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso á sala de aula. Esta modalidade respeita as características desse alunado, dando oportunidades educacionais  adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.

No entanto, cursar um ensino regular na idade apropriada, pode favorecer o aprendizado dos alunos, a relação entre eles, facilitando assim, a aprendizagem no ambiente escolar. Porém, quando chegam á fase adulta, essas crianças que agora são jovens e muitas vezes, adultos, sentem a necessidade de inicias ou dar continuidade em seus estudos. Isso se deve ao fato de que, atualmente a sociedade e, especialmente o mercado de trabalho exige o mínimo de qualificação profissional (ensino médio). Desta maneira muitos jovens e adultos procuram se qualificar, em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Quando estes jovens e adultos retornam á escola, eles se deparam com outra realidade, passam a conviver  com pessoas da mesma idade ou idade mais avançada. Desta forma se faz necessário por parte dos professores, um ensino alinhado a realidade desses jovens e adultos, pois, muitos desses discentes trabalham e têm responsabilidades, a maioria sentem- se sobrecarregados com circunstancias do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com