TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Por:   •  26/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI [pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA-CEAD

AS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Maria de Nazaré Couto Nascimento (UFPI)nazarecouto30@hotmail.com/

Palavras-Chaves: Surdos; Tecnologia Assistivas;Comunicação; Aprendizagem

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa considera o uso das novas tecnologias para a comunicação e aprendizagem das pessoas com deficiência auditivas. Essa perspectiva leva-nos a considerar que o contexto digital é um espaço favorável que pode propiciar um novo encontro social de partilha, aonde as relações de poder e autoridade que são dissolvidas pelos contatos virtuais nesses espaços não há lugar para estigmas, rotulações e preconceitos, pois os envolvidos nas tramas da rede métodos participantes social de uma mesma comunidade, a comunidade digital, sem fronteiras dessa forma as oportunidades oferecidas pela tecnologia digitais permite as novas possibilidades de interagir e aprender com muitos outros, diferentes e singulares, que somam , compartilham e coexistem na imensa diversidade que instituir a sociedade em rede.

OBJETIVOS

Pesquisar quais as novas tecnologias aplicadas à educação dos surdos

Analisar como se dar o uso dessas tecnologias na comunicação e aprendizagem desses alunos surdos

Compreender como são utilizadas essas ferramentas na comunicação dos deficientes auditivos.

METODOLOGIA

A pesquisa se caracteriza numa pesquisa bibliográfica que procura explicar, discutir com base em referenciais teóricos publicados em livros, revistas, periódicos e em interfaces de ambientes digitais com a finalidade de colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi lido, escrito ou filmado.

REFERENCIAL TEORICO

 A educação inclusiva tem por principio o reconhecimento e a valorização dos diferentes humanos o que requer das escolas ambientes com condições de garantir acesso e participação, interação, autonomia para todos os alunos. Assim os recursos tecnológicos são importantes para o atendimento especializado de pessoas com deficiências auditivas o que se torna um meio facilitador na aproximação e participação de todos com necessidades especiais. Pois segundo BECK (2007)

Na educação Especial o uso do computador como ferramenta para o desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais tem causado importantes avanços no âmbito educacional. O papel do professor também muda nesse contexto, passado de transmissor do conhecimento e da verdade absoluta para mediador, que motiva e incentiva os alunos a participarem do processo educativo (p.182).

Desse modo o uso das tecnologias na educação dos surdos desempenha um papel importante para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e sociocultural dos sujeitos bem como o direito de ser diferente e ao mesmo tempo dependente e independente da tecnologia, mas sim independente na maneira de agir, compreender e interagir com o mundo a sua volta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 As Tecnologias Assistivas vêm se tornando uma importante ferramenta na área educacional, pois cada vez mais serve como uma ponte para abertura de novos horizontes nos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiências até bastante severas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com