TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

pedagogia

JAQUELINE DO ROSÁRIO CONCEIÇÃO

Maisa Ferreira Casé

Marizélia Pena Moreira dos Santos

ROSÂNGELA DA SILVA PIMENTEL

TATIANA DOS SANTOS ABRAS

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

NO AMBIENTE ESCOLAR

[pic 4]

Salvador

2016

JAQUELINE DO ROSÁRIO CONCEIÇÃO

Maisa Ferreira Casé

Marizélia Pena Moreira dos Santos

ROSÂNGELA DA SILVA PIMENTEL

TATIANA DOS SANTOS ABRAS

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Gestão Educacional e Avaliação Institucional; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Seminário Interdisciplinar VIII: Tópicos Especiais II; Projeto de Ensino em Educação; Estágio Curricular III: Gestão Escolar.

Prof. Vilze Vidote Costa, Marilza Pavesi, Okçana Battini, Jackeline R. G. Guerreiro.

Salvador

2016  

INTRODUÇÃO

O presente Portfólio aborda as relações interpessoais em um ambiente de ensino, seus objetivos e sua estrutura organizacional.

Sabendo que a escola é um ambiente social, onde inúmeros sujeitos mantêm relações constantes e de diferentes maneiras e intensidades, faz-se necessário analisar como essas relações acontecem, qual a postura dos membros da equipe escolar como um todo e que concepção cada um tem de si enquanto profissional e no que isso pode influenciar no processo de ensino aprendizagem.

A escola tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Para isso, é necessário que a mesma tenha uma missão, uma visão e um valor específicos.

O relacionamento interpessoal na área escolar exige entre outras coisas, habilidades de trabalhar em equipe, pois todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu bom funcionamento. Sendo necessária uma estrutura organizacional bem definida,a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

 É importante discutir questões de relacionamento interpessoal na instituição de ensino, porque todas as relações dentro da escola são refletidas diretamente no rendimento do profissional.

Ter boas relações com o grupo de trabalho e com os alunos é fundamental para que o trabalho seja completo e prazeroso. Se alguma dessas relações não estiver equilibrada, faltará motivação e o trabalho ficará prejudicado.

Muitas vezes, devido às atribuições do dia a dia, esquecemos de empregar valores essenciais para manter as relações com as outras pessoas. Essas atitudes vão tornando as relações mais superficiais e as pessoas vão se distanciando, o que contribui para a falta de motivação no trabalho, pois o contato com o outro traz a segurança de que não estamos sozinhos nessa tarefa nada fácil que é a luta pela educação.

 Para uma relação harmoniosa no ambiente de ensino,é necessário que o gestor tenha um perfil ético, democrático e uma relação saudável com professores e demais funcionários da escola, para que a equipe trabalhe em prol de uma educação de qualidade. É preciso compreender que o sucesso escolar depende da participação efetiva de todos os profissionais da instituição de ensino.

O gestor, grande articulador da escola deve esforçar-se por criar canais adequados de comunicação e interação e garantir o alcance dos objetivos da escola, mantendo um bom clima entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e local. (MARCELOS, 2009)

MISSÃO, VISÃO E VALORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

 MISSÃO – Oferecer uma educação inovadora, que promova a excelência humana e acadêmica, tendo em vista a transformação social.

VISÃO – Ser uma instituição educacional de referência, que concretiza o processo ensino-aprendizagem, com o compromisso de formar cidadãos críticos, conscientes e empreendedores.

VALORES – Responsabilidade, autonomia pessoal e coletiva, cooperação, cordialidade, solidariedade, comprometimento, ética, respeito às diferenças e informação ampla, acessível e transparente.

Esses são os compromissos que uma instituição de ensino deve ter, a fim de oferecer uma educação de qualidade e diferenciada, que contribua para um mundo melhor.  

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA

Toda instituição de ensino necessita de uma estrutura de organização interna, baseada em regime escolar ou legislação específica. Segundo Vasconcellos (1989) a estrutura de uma organização pode ser definida como resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos até a alta administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para atingir os objetivos organizacionais.

GESTORPara atuar como diretor de escola, o profissional precisa ser formado em Pedagogia. Mas há uma concessão para os graduados em outras áreas, com licenciatura em Educação.O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com pais, do relacionamento entre os funcionários à gestão da infra-estrutura do local.

Seu trabalho não deve ser solitário, comuma gestão transparente e democrática, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho. Essa parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com