TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.637 Palavras (27 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

DISCIPLINA: Relações Interpessoais: abordagem psicológica    

CURSO: Profuncionário Técnico Manutenção e Infraestrutura - ASG 

PROFESSORA TUTORA: Eliene Alves Ferreira Ramos

NOME DO ALUNO: MAGDA

MEMORIAL RELAÇÕES INTERPESSOAIS:                

            abordagem psicológica

                                  CUIABÁ - MT

                                2018


MAGDA

MEMORIAL RELAÇÕES INTERPESSOAIS:

abordagem psicológica

Memorial apresentado a disciplina de Relações Interpessoais: abordagem psicológica, como requisito de obtenção de nota do Núcleo de Formação Pedagógica do curso     de Técnico de Manutenção e Infraestrutura - ASG do Programa Profuncionário.

                Professora Tutora: Eliene Alves Ferreira Ramos

Cuiabá - MT

2018

“ Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade...”

(Walt Disney)


  1. INTRODUÇÃO

Este memorial consiste no relato dos pratiques desenvolvidos e na síntese do Módulo 4 Relações Interpessoais: abordagem psicológica estudado no curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Técnico Manutenção e Infraestrutura - ASG, cujo tema abordado foi “Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação”, parte que integra o bloco de formação pedagógica.

      Para a realização deste, contei com a ajuda da internet e plataforma EaD. No decorrer do estudo consegui adquirir vários conhecimentos para o meu aprendizado. Me proporcionou a leitura, compreensão e a produção de exercícios com autonomia. Relacionando as práticas educacionais e a aplicação no ambiente trabalho.

        Este tem como objetivo apresentar o memorial descritivo da disciplina e atividades do caderno, desenvolvidas no Curso Técnico de Formação para os funcionários de Educação.

Módulo 4 – Relações Interpessoais: abordagem psicológica

MEMORIAL

Para estarmos nas instituições que atuamos, realizando um trabalho produtivo e consistente, naturalmente necessitamos lidar, diariamente, com inúmeros desafios, entre os quais está a relação com as pessoas, nesse contexto, cada vez mais, precisamos compreender alguns aspectos do comportamento humano.

 De maneira geral, essa compreensão auxilia na realização do trabalho coletivo, pois a partir disso pode ser possível extrair o melhor das pessoas que trabalham juntas; assim os resultados coletivos se sobressaem aos resultados individuais, e desta maneira todos saem ganhando. Compreende-se como Relação Interpessoal a maneira como o indivíduo lida com o seu meio social e em específico com as demais pessoas inseridas neste contexto

O que nos caracteriza enquanto seres humanos é a diferença e, nessa perspectiva, há desafios importantes para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis no contexto do cotidiano das pessoas em todos os espaços que atuam.

 No nosso caso, faz parte do nosso cotidiano, enquanto profissionais da educação, o espaço escolar que normalmente é um ambiente onde ocorre uma grande circulação de pessoas entre profissionais da educação, pais, estudantes, comunidade, configurando-se um espaço de convívio intenso, pois geralmente as pessoas que atuam nas escolas passam grande parte do seu dia convivendo entre si, relacionando-se com pessoas de interesses comuns e antagônicos, sendo natural a existência de conflitos. Assim sendo há necessidade ímpar de saber contorná-los.

 Nessa direção, todos devem estar envolvidos num trabalho incessante para que as relações entre as pessoas aconteçam da maneira mais saudável possível, e entendemos que a equipe gestora da instituição tem um papel fundamental, na medida em que pode proceder com a implantação e manutenção de procedimentos que possam contribuir para melhoria constante destas relações entre as pessoas nesse espaço.

 Nesse contexto, a compreensão de que razão e emoção são fortes elementos presentes nas relações interpessoais e que estes fatores poderão influenciar no comportamento das pessoas, tornando, por vezes, a relação prazerosa, e em outras, transformando-as em relações difíceis e com prejuízo para as partes envolvidas.

 Portanto, profissionais da Educação, têm uma necessidade singular de entender como as relações interpessoais são determinantes no exercício de sua função e na formação das pessoas que são fruto do trabalho das escolas a fim de que tenhamos profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

Todos os funcionários que trabalham em Instituições de Ensino, independente do cargo que ocupe, têm uma responsabilidade no processo de Educação. É inquestionável a parcela que cabe ao corpo docente, porém funcionários de outras áreas, como biblioteca, secretaria, administração, entre outras, que mantém contato direto com os alunos, têm também sua importante parcela de responsabilidade neste processo de aprendizagem, daí a necessidade em compreender como estabelecer as melhores relações interpessoais no seu ambiente de trabalho.

Desta forma, todos os agentes envolvidos no processo de aprendizagem, necessitam desenvolver esta indispensável habilidade que é saber lidar com pessoas. Quando compreendemos a complexidade destas relações e respeitamos as diferenças, que são comuns e naturais nos seres humanos, o exercício de desenvolver, educar e formar pessoas para a sociedade na qual estão inseridas, será mais rico e com resultados gratificantes.

O educador é antes de tudo uma referência. Quando sua conduta profissional é exemplar e o seu traquejo nas relações interpessoais é perceptível, certamente, esse comportamento servirá de base para aqueles que vivenciarem sua postura, e assim indiretamente, será possível contribuir até para o surgimento de melhores relações interpessoais entre alunos que futuramente, irão atuar em algum cenário profissional, ou até mesmo levando consigo a experiência para sua vida pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (124.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com