TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO

ALUNAS

JANECIR ROSSATT DIAS                                         RA:1715500

ANTÔNIA ROSELI DA SILVA                                     RA: 1726638

SIDROLÂNDIA-MS

2017

TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Tendo em vista que tínhamos pouco conhecimento em obras literárias e em tecnologias atuais (informática), sentimos muito motivação em pesquisar e aprender os desafios que nos foram passados, a cada passo que dávamos nessa busca inovadora ficava claro a certeza que estávamos no caminho certo de nossas descobertas, isso foi muito gratificante para nós, nos levou a compreender a importância de criarmos métodos e formas que levem ao aluno esses mecanismos de aprendizagem vinculados aos recursos tecnológicos, quando estivermos atuando como professores. 

A tecnologia precisa integrar a prática pedagógica do professor e o currículo que será desenvolvido. Aos poucos, as escolas estão implantando a informática em seus currículos, isso tem ajudado muito no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois conseguem chegar a um determinado conteúdo com mais rapidez.

Em algumas instituições de ensino, temos visto os alunos utilizarem programas específicos para escreverem textos, elaborarem listas e cálculos de suas despesas, organizarem agendas, e fazerem slides para apresentar algum trabalho.

Os recursos tecnológicos são ferramentas complementares às atividades de ensino e devido à sua flexibilidade e abrangência, favorece a constituição de redes de conhecimento. O uso dos recursos da tecnologia oportuniza a elaboração de situações educacionais que desenvolvem diferentes habilidades em diversas áreas de conhecimentos, permitindo assim, a construção de conhecimentos significativos, ou seja, a utilização de recursos tecnológicos na sala é de grande importância, tanto para o professor quanto ao aluno, proporcionando entre ambos uma aprendizagem de forma mais acessível e dinâmico.

Atualmente professores já podem usar da tecnologia em sala como uma maneira de proporcionar aos estudantes subsídios para que se tornem ativos na realização de suas atividades, evitando a simples transferências de informações. Mas para trabalhar com uso de tecnologias é preciso alguns cuidados, obtendo assim um melhor aproveitamento desse recurso em sala, desenvolver projetos tecnológicos é uma ideia que os professores precisam adotar, pois eles podem auxiliar os alunos sobre o uso adequado da tecnologia como também sobre o funcionamento dos diversos tipos  mídias, levando os alunos conhecer  sites adequados para pesquisas escolares de forma rápida e precisa. Outra possível atividade é sugerir aos alunos que façam um vídeo com as informações adquiridas em sala de aula e apresentar aos colegas através de slides, promovendo um debate entre ambos a fim de enriquecer o processo de aprendizado sobre o conteúdo proposto. Educadores podem planejar aulas dinâmicas através de conteúdos passados em forma de slaids e vídeos com imagens sobre as atividades a serem realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (292 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com