TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        9

2-        DESENVOLVIMENTO        10

3-     CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

4-     REFERÊNCIAS        19

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre os Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos na Educação infantil, tem por objetivo abordar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas do semestre, possibilitando a articulação com o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Ressaltando a organização do trabalho pedagógico na Educação infantil, tendo em vista oportunizar lhes um olhar mais ampliado para ações que favoreçam a articulação dos conhecimentos e da convivência na escola. Para isso, faz-se necessário planejar atividades que oportunizem o desenvolvimento dos saberes e conhecimentos propostos; a BNCC define cinco campos de experiencia para aprendizado e desenvolvimento: EU, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala Pensamento e Imaginação; e Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Os dois Eixos Estruturantes do Ensino Infantil são: Interações e Brincadeiras. Baseado neles deve-se assegurar seis Direitos de Aprendizagens e Desenvolvimento. São eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

              As dez Competências da BNCC que são associações de conhecimentos de acordo com os princípios estéticos, políticos e éticos, com o objetivo de promover a formação humana em suas múltiplas dimensões, que são: Conhecimento; Pensamento Cientifico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.


  1. DESENVOLVIMENTO

              A criança, ao ingressar na Educação Infantil, traz consigo a necessidade de conhecer, aprender, compreender o mundo em que vive. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos mostra que cuidar e o educar andam juntos, enquanto estamos cuidando, estamos educando, cuidar é um ato de educar.                           A BNCC respeitou e aprofundou os eixos estruturais da LDB.

                        Eixos Estruturantes – 2 Eixos norteadores: interações e brincadeiras.                                                     

Todas as formas de interação irão possibilitar para a criança o seu direito de aprendizagem. Na educação Infantil o brincar e o aprender andam na mesma linha. Vygotsky reitera que quando a criança brinca, estão compreendendo o mundo, está consolidando a aprendizagem de acordo com sua visão.

                         A Educação Infantil deve proporcionar múltiplas interações e brincadeiras diversificadas. A BNCC, na Educação Infantil não substitui o cuidar, o educar e o brincar, ela os amplia e consolida na forma de seis Direitos de Aprendizagem, que devem ser garantidos a todas as crianças.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM: (áreas do conhecimento que é a forma como a BNCC organiza a estrutura escolar)

  • conviver
  • brincar
  • participar
  • explorar
  • expressar
  • conhecer-se

Conviver- Direito de conviver com outros indivíduos, em pequenos e grandes grupos, usando diferentes linguagens e aumentando o conhecimento de si e do outro. É importante manter o respeito em relação às diferenças pessoais e culturais. Para isso, a escola pode oferecer situações em que as crianças consigam interagir e brincar com os colegas. Jogos, por exemplo, promovem oportunidades de convívio nas quais é necessário respeitar regras.

Brincar- Brincar diariamente, em diferentes formas, espaços e tempos, com vários companheiros, amplia e diversifica o acesso dos pequenos às produções culturais. Além disso, as brincadeiras desenvolvem a imaginação, os conhecimentos, a criatividade, as experiências corporais, sociais, emocionais, sensoriais, cognitivas e relacionais. Para garantir esse direito, as recreações devem estar presentes na rotina da criança. Elas precisam ser variadas e planejadas, acontecendo em espaços abertos e fechados, em pequenos e grandes grupos, assim por diante. Dessa forma, os alunos também constroem a autonomia e escolhem suas atividades favoritas, criam as próprias regras, inventam desafios e brincam livremente.

Participar- A BNCC diz que é importante para o aluno participar ativamente, com outras crianças e outros adultos, tanto do planejamento da gestão escolar e das atividades de aprendizado infantil sugeridas pelo professor quanto da realização das ações da vida cotidiana. Isso inclui envolver-se com a escolha dos materiais, das brincadeiras e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e produzindo conhecimento, se posicionando e tomando decisões. Uma boa forma de garantir esse direito é propondo a construção de casinhas de brinquedo. O educador pode planejar como ela será montada, separar os materiais e pedir para os alunos que a construam. Isso permite que eles decidam a estrutura, a cor, e assim por diante.

Explorar- Explorar gestos, movimentos, formas, sons, texturas, palavras, cores, transformações, histórias, relacionamentos, emoções, elementos da natureza e objetos, dentro e fora da escola, amplia os saberes sobre a cultura. Isso ocorre em suas diferentes modalidades: na escrita, nas artes, na tecnologia e na ciência. Para isso, é essencial permitir que os pequenos explorem os materiais sozinhos.

Expressar- A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens. Assim, a escola pode promover momentos de fala em rodas de conversa para que os pequenos tenham esse direito garantido. Outra opção é criar assembleias e conselhos em que eles possam votar e argumentar sobre decisões que afetam o coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com