TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ANALISE E PRODUÇÃO DE TEXTO

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade: Análise e produção de textos

RESPOSTAS:

  1. O texto é considerado elemento de interação, marcado pela coesão entre seus elementos e ela sua coerência interna/externa.
  2. A coerência é o elemento que confere sentido ao texto, promovendo certa ligação entre frases e parágrafos, a coerência exerce a intencionalidade e contextualiza os acontecimentos de forma concreta e organizada. A coerência também se dá pelas experiências e visão de mundo do autor e do leitor, podendo ter significado relativo, o texto também faz contato externo no que se diz respeito a sua leitura e compreensão.
  3. Por coesão, entende-se a norma, técnica e elemento importantíssimo – porém não indispensável – para a construção textual, a coesão produz a ligação semântica entre as frases, sendo ela a que faz referência ou dá sequência a determinadas orações do texto. A coesão portanto, está presente nas normas gramaticais, e nos quesitos técnicos da coerência.
  4. A coerência, trazendo a intencionalidade ao texto, produto de sua relação comunicativa e dissertativa com o leitor, em seu entendimento dirigido pelo autor. E a coesão, fornecendo a legibilidade as frases e aos léxicos, mantendo a intenção semântica das palavras no texto.

ANOTAÇÕES:

  • Não basta identificar a que/qual elemento do texto determinado pronome ou substantivo se refere, porque, muitas vezes, há mais de um elemento morfossisntaticamente capaz de associar-se a esses termos
  • REFERENCIAÇÃO é quando compreendemos determinado elemento de um texto relacionando-o a construção do seu sentido, presente no objetivo colocado pelo autor.
  • A SEQUENCIAÇÃO utiliza de termos discursivos para elaborar a oração por meio de ENCADEAMENTOS
  • A RECORRÊNCIA DE TERMOS é a repetição de palavras no texto.

  1. Beaugrande e Dressler acreditam que além da coesão e da coerência, dentro desses termos, há outros elementos que participam da construção do texto como o encadeamento, o paralelismo, a referênciação e a sequenciação, que estão sempre presentes na textualidade.
  2. A coesão referencial, é aquela que no texto, elabora termos e elementos construídos através de uma intencionalidade do autor, previamente decodificada pelo leitor.

A coesão sequencial é aquela que utiliza de atividades discursivas para dar sequência a ideia e argumento do autor.

  1.  
  1. Encadeamento é a utilização de operadores argumentativos para adicionar, contradizer (e, mas, portanto e etc.).
  2. O paralelismo são dois termos que formam sentido e relação numa frase.
  3. A forma como um texto se desenvolve utilizando da coesão e da coerência, se desenrolando e revelando seu objetivo de forma progressiva e clara,
  1. A intertextualidade é a presença de elementos de outros textos ou obras para darem sentido ao texto.
  2. Em ambas as tirinhas o personagem Pinóquio aparece como elemento intertextual, pois para se fazer entender ambas as tirinhas é necessário ter conhecimento desse personagem e sua função no texto, ele é a referência utilizada pelo autor para revelar sua intencionalidade.
  3. JKSNFVFN
  4. É necessário repensar as concepções de texto para que o mesmo possa ser inserido como unidade de ensino, texto não é somente os gêneros textuais, a pragmática também se enquadra no conceito de texto. Os textos nos parâmetros curriculares nacionais não devem se limitar também somente no texto verbal, a relação imagem/texto em determinados momentos, pode ser essencial para intencionalidade do autor. A análise textual discursiva, aparece quando ultrapassamos a superfície linguística, um texto preciso ser compreendido em sala de aula, além de sua composição verbal, na tirinha por exemplo, temos a linguagem não verbal que também constitui a intertextualidade.
  5. Lançar um novo olhar sobre o ensino do texto, enxergar seus elementos como um todo constitutivo de linguagem verbal e não verbal, coesão, coerência – essas para além dos muros também – e entender o texto como uma unidade discursiva de interação e compreensão.
  6. O tema da charge é político social.
  7. Sim, pois a ligação entre a linguagem verbal ”Minha casa, minha vida” e as inusitada casas desenhadas na tirinha, provocam um sentido irônico e crítico da situação dos mais pobres.
  8. A linguagem verbal apresenta o objetivo inicial da crítica, e a linguagem não verbal ironiza o projeto de habitação, dando legibilidade e compreensão concreta ao texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com