TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

Nome do(a) estudante: Kalinne Soares de Almeida RA: 1755051

Turma: Pedagogia Polo: Planaltina

Modalidade: ( ) Educação Infantil ( x ) Ensino Fundamental

Em decorrência da suspensão das aulas por meio do Decreto Nº 40.520 de 14 de março de 2020 e em conformidade com a Portaria Nº 132 de 03 de junho de 2020, foram suspensas as aulas presenciais, onde o semestre baseou-se em metodologias adotadas ao ensino não presencial.

Com base nas suspensão das aulas presenciais, foi feito uma entrevista com o intuito de coletar informações de como estão sendo elaboradas as atividades pedagógicas e as coordenações durante este período de aulas remotas.

No dia 20 de setembro de 2020, realizei a entrevista com a professora Márcia, de 41 anos, que atua no ensino fundamental, há 20 anos. Ela leciona em uma escola pública, para uma turma de 3° ano, que se encontra em Paranoá-DF.

A professora relatou que no ensino presencial, as atividades pedagógicas são planejadas no momento de coordenação, que acontece três vezes por semana e no horário contrário da regência. Enquanto no ensino remoto as coordenações acontecem em menos dias, porém, o planejamento continua sendo coletivo.

De quinze em quinze dias acontece as coletivas, onde contam com a participação das coordenadoras, equipes especializadas, sala de recurso, supervisora e todos os seguimentos de educadores.

Márcia relatou que no ensino remoto conta com as coordenações para sanar todos os tipos de dificuldades dos alunos, essas coordenações são feitas por chamada de vídeo ou pelo meet.

No período de regência, todos os dias tem que ser postado atividades na plataforma. Nessa plataforma são propostas atividades do currículo em movimento, que é cedido pela Secretaria de Educação (história, geografia, artes, etc...). Também é desenvolvido projetos de leitura semanalmente, onde os alunos fazem recontos, desenhos, resumos, de acordo com a proposta da semana, pois sempre é escolhido um tema. Ex: valores, dia dos pais, etc. Para facilitar o entendimento dos alunos são utilizados meios como vídeo aula, vídeos explicativos, livros de literatura em PDF.

A professora informou que, no atual momento em que estamos vivendo, está sendo usada a sua própria residência como local de trabalho e para elaboração de atividades. Disse que as atividades estão sendo postadas e há um tempo para devolução das mesmas. São corrigidos os erros, para ser trabalhado posteriormente.

Como as crianças estão tendo aulas remotas em casa, os pais ajudam no desenvolvimento das atividades e auxiliam no diagnóstico das dificuldades e avanços. Para avaliar, é feito um relatório individual bimestral, onde consta os objetivos a serem atingidos por bimestre, os avanços e a proposta para sanar as dificuldades de cada aluno.

Márcia disse que diariamente faz interação com a família dos alunos por ligação e mensagens no whatsapp. A professora relatou, que no atual momento, o maior desafio é conseguir atingir o aluno em suas dificuldades e conseguir sanar. A interação educador e educando foi cortada.

Outro desafio é conseguir chamar a atenção dos alunos na realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com