TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

Nome do(a) estudante:

Turma: Pedagogia Polo: Aquarius II Unip São José dos Campos

Modalidade: ( ) Educação Infantil ( x ) Ensino Fundamental

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM O(A) PROFESSOR(A)

No dia 18 de setembro, realizei a entrevista com a professora que atua no Ensino Fundamental, de 48 anos, é formada em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional e atua no 4º ano do Ensino fundamental em escola municipal na cidade de São José dos Campos -SP, alfabetizando crianças, há quase 27 anos. Ela relatou, em sua entrevista, que o planejamento das atividades pedagógicas é feito em pares (professores do ano) e as habilidades priorizadas vem da Secretaria da Educação pautadas na BNCC, PCNs, Currículo Paulista e a Nova Matriz Curricular.

Quando perguntada sobre as atividades permanentes e projetos, a professora relatou que as atividades permanentes são a oralidade, hora da leitura, cabeçalho e rotina do dia. Além disso estão sendo realizados estratégias para que ocorra o desenvolvimento oral e leitura através de reunião virtuais como Sarau. Os projetos neste ano em Português: Poema ( foco Poema concreto), Fábulas e Notícias ( Carta de leitor) , Sequência didática ( Lixo- Resumos e Esquemas) e Sequências didáticas em Ortografia e Gramática contextualizada ao gênero em foco.

Segundo a professora, os materiais e recursos utilizados para as aulas são livros didáticos, computadores (atividades de leitura e escrita, pesquisas, entrevistas) e no momento, aulas remotas (meet, grupos de whatssap, videoaulas, atividades no googleforms). Para quem não tem acesso à internet, são entregues atividades xerocadas.

A avaliação das atividades é feita em blocos há cada 15 dias. Os alunos enviam as atividades na plataforma do Googleforms para o drive da escola e a professora tabula, corrige e faz a devolutiva. Semanalmente há reuniões pelo whatsapp para tirar dúvidas. Para os alunos que fazem atividades impressas, semanalmente devem entregar as atividades na escola e a devolutiva ocorro por whatsapp. A professora conta que tem uma planilha onde registra avanços e dificuldades individuais, para que segundo a ordem municipal, sejam atribuídas notas.

Os blocos de atividades são preparados semanalmente, priorizando as habilidades mais importantes definidas pelo SEC no Word e Googleforms e enviadas para a equipe pedagógica responsável em colocar no portal da Secretaria da Educação.

A professora relatou que entre os maiores desafios do trabalho nesse período de pandemia está o desenvolvimento do aluno em seu plano de ensino, porque por mais que os professores passem dicas de como estudar em casa – organização do espaço, material, hora do estudo – é muito difícil. Há também a vulnerabilidade que a pandemia trouxe, deixando os alunos inseguros, perdas de parentes, violência doméstica, perda do emprego dos pais e falta de interesse dos pais pela vida escolar dos filhos. Para os professores, a dificuldade foi aprender as pressas a mexer com os recursos tecnológicos. Há cursos patrocinados pela Secretaria da Educação, porém para a professora, aprender as pressas traz muita pressão.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com