TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

                                        

[pic 5]

Taboão da Serra

2014

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra requisito parcial à obtenção do titulo de Licenciatura em Formação.

Orientadora: Verônica Cartoce

Taboão da Serra

2014

Sumário

ETAPA 1.1- RECORDANDO NOSSA ALFABETIZAÇÃO 4

ETAPA 1.2-  ESTAR ALFABETIZADO É... 5

ETAPA 1.3-  O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO 6

ETAPA 1.4- CONCEITOS 7

ETAPA 2.1 - CARACTERÍSTICAS DE GÊNEROS TEXTUAIS 8

ETAPA 2.3- ATIVIDADES 9

ETAPA 3.1 - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA TEXTOS10

ETAPA 3.3- ATIVIDADE COM TRAVA LINGUAS11

ETAPA 4- ATIVIDADE DE LINGUA PORTUGUESA12

CONCLUSÃO 13

BIBLIOGRAFIA14

ETAPA 1.1- RECORDANDO NOSSA ALFABETIZAÇÃO

Antes as crianças estudavam em cartilhas normalmente soletrando o (BA’BA), na verdade antigamente no final de um ano as crianças teriam que ler e escrever com perfeição, além disso, havia um período preparatório, onde as crianças  treinariam a coordenação motora, e a fonética.

Lembramos que havia o teste do (A, B, C), as crianças tinham que recontar as historia se não obtivessem os pontos necessários era necessário às crianças ficarem mais um ano nesse período preparatório.

Entendemos que a alfabetização começa no inicio da fala desde o momento que vemos em quanto criança os signos temos como (Ex.ª: os controles remotos apertaram vários botões) desde o seu nascimento ate ‘chegar à educação infantil as crianças vão adquirindo os seus processos de alfabetização, e dando a efetivação aos seus sete anos de idade que chega à primeira serie que é o momento do período escolar.

Aprendíamos a ler na primeira serie, tínhamos grandes recordações.

Engraçadas para-nos tudo era novidades primeiro decoramos alfabeto e depois começávamos a juntar letrinhas (EX; B com A forma BA) e assim sucessivamente. Tivemos recordações parecidas que a primeira coisa que lemos foi à placa do ônibus para nossos pais e tudo que vimos na rua começávamos a ler, e achávamos que a letra do nosso nome só existia no nosso nome mesmo que não poderia ser utilizada em outras palavras.

              É preciso tratar a escrita como um objeto de conhecimento, e o aluno precisa ser ajudados e a, descobri-lo e reconstruí-lo dele se apropriar, hoje é muito comum usarmos certas expressões como código, codificação, decodificação, para referir-se ao que e ‘escrita alfabética e o seu aprendizado, é preciso ver que as crianças não precisam decorar simplesmente que letra corresponde a qual som, mas elas vão ter que compreender o que é que o sistema coloca no papel são significados ou as sequencias sonoras, além disso, elas teriam que responder as perguntas! Como e ‘que isso funciona? As letras vão substituir silabas ou unidades menores correspondentes internos das silabas? Os professores precisam encontrar meios e dar instrumento de cultura para as crianças. Alfabetizar e muito mais do decodificar símbolos, precisamos fazer desenvolver os interesses do nosso aluno que e ler e escrever, ou seja, nada mais e do que o letramento. Podemos utilizar vários métodos como o fonético que trabalha com os sons e o silábico com a formação de silabas, e o construtivismo que usa as experiências das crianças para o aprendizado.

ETAPA 1.2-  ESTAR ALFABETIZADO É...

Segundo nosso grupo, estar alfabetizado é:

“Estar alfabetizado é ter autonomia para viver na sociedade”

Autora; Luana costa da silva.

 “Estar alfabetizado é concretizar um passo para o futuro”

Autora Vagna de Almeida.

“Estar alfabetizado é saber que são processos que se prolonga por toda vida”

Autora Nauíza Santana.

“Estar alfabetizado é estar em processo de transformação para ser inserido na realidade do mundo”

Autora Michelle Romeiro.

Um bom trabalho de alfabetização precisa levar em conta o processo de ensino e de aprendizagem de maneira equilibrada e adequada. O professor tem uma tarefa a realizar em sala de aula e não pode ser um mero espectador.

Estar alfabetizado não e só ler e escrever e fazer critica com sua opinião e sua autonomia, e interpretar aquilo que foi lido e escrito, para poder ter o maior desenvolvimento dentro da sua aprendizagem.

Alfabetizar e ser capaz de decodificar e ler autonomamente, e letramento muito mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado e participar de um mundo que cada vez e mais, e mais escrito, e cada vez mais se precisa saber ler e escrever para poder participar dele. Alfabetizar e dar os instrumentos de cultura para as crianças para que elas possam ser inseridas m sociedade sem ser desvalorizada, hoje o maior instrumento que um ser humano tem, é esta alfabetizado praticamente a sociedade exige isso de nos.

A alfabetização depende da singularidade de cada um, vai depender do professor observar como introduzir os métodos utilizados na educação. O desenvolvimento da criança e notória a partir do momento que ela descobre-a evoluções sua própria escrita e leitura, esse descobrir proporciona para elas no raciocínio e na fala, situando-se da sociedade e do mundo.

ETAPA 1.3-  O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO

O conceito de alfabetização tem mudado muito nas últimas décadas, antigamente uma pessoa que sabia assinar o próprio nome era considerada alfabetizada. Esse conceito hoje está ultrapassado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com