TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Alfabetização e Letramento

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.919 Palavras (16 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Brigadeiro

Pedagogia-Licenciatura

Alfabetização e Letramento

Antônia Aparecida Maia - RA: 7123503578

Christiane de Fátima Palinca - RA: 6952502356

Elisângela Aguiar de Souza Fernandes - RA 1299734129

  Geralda Alves L. de Sousa - RA: 6947469851

Natali Camolez - RA 7980705148

Textos e Propostas de Atividades com foco no Letramento de alunos em fase de alfabetização

Tutora a distância: Kate Oliveira Kumada

São Paulo, 06 de Novembro de 2014.

Introdução

Esta atividade é muito importante, pois através dela podemos compreender ao certo o que é uma pessoa realmente alfabetizada, mostrando assim que não adianta apenas saber ler e escrever, mas sim ter uma total compreensão do que está fazendo. É muito importante que dentro do processo de alfabetização o professor usufrua de músicas, histórias e diversas atividades que estimulem seus alunos a compreender e colocar tudo o que está lendo e escrevendo em prática na sua vida como um todo e também que eles consigam expressar-se a tal ponto de ter a autonomia de escrever textos com total sentido e compreensão. A programação e o planejamento das atividades a serem aplicadas são muito importantes, pois os alunos precisam interessar-se, participando assim das tarefas de maneira positiva, contribuindo para que seus alunos utilizem a alfabetização com sabedoria.

“ESTAR ALFABETIZADO É...”

Visão dos integrantes do grupo:

Antonia Aparecida Maia: Sim, tenho boas recordações de meu primeiro dia de aula.Com sete anos fui para escola,mas já sabia algumas palavras, porque minha avó me ensinava a escrever e a ler, e até contar, numerais romanos, mas a minha alfabetização foi com a cartilha, porém para estar alfabetizada precisa-se muito mais,eu sabia ler e escrever  ,mas não conseguia, e  tive dificuldade em interpretar  uma  leitura de texto. Para ser alfabetizado hoje, o aluno precisa saber interpretar, reconhecer, entender com clareza, frases, concentrações de silabas, verbos, enfim, o conjunto em um todo, saber o que está escrito e escrever corretamente.

Christiane de Fátima Palinca: Antes de começar a frequentar a escola, a minha mãe me ensinava às letras, os numerais, o meu nome em casa e eu gostávamos bastante. Comecei a frequentar a escola com 5 anos, a alfabetização era com a cartilha “Caminho Suave”, foi quando comecei a reconhecer as letras de verdade,e juntá-las da maneira correta para formar as sílabas não apresentei muita dificuldade, pois sempre fui bem estimulada, a professora contava histórias e isso ajudava. Em minha opinião estar alfabetizado não é só conhecer as letras, saber ler e escrever, mas sim conseguir compreender, refletir, interpretar, comunicar-se com o mundo, dialogar de forma produtiva e ter autonomia, sabendo lidar com entendimento em situações sociais em que a leitura e/ou a escrita estejam envolvidas.

Elisângela Fernandes: Morei na zona rural na Bahia até sete anos e me recordo que até essa idade eu não estudava e, somente quando cheguei a São Paulo consegui entrar na primeira série aos oito anos de idade, já atrasada porque todos na minha sala tinham sete anos. Desse período não recordo de muitos fatos, o que lembro é que gostei muito de começar a estudar e ser alfabetizada, pois antes disso não tive muito contato com a leitura e escrita em casa ou em outros lugares. Lembro também que todos os alunos tinham um caderno de Caligrafia onde a professora passava lição para casa e eu adorava fazer. Neste caderno escrevíamos o nome completo, as letras do alfabeto, palavras isoladas e algumas frases. Apesar de não recordar muitos detalhes, essa época da alfabetização foi muito boa. Entendo que estar alfabetizada é saber ler e escrever como princípio para nos comunicar; é saber ler e interpretar os códigos linguísticos, mas não só isso, estar alfabetizada é saber fazer o uso adequado e significativo da escrita, ou seja, saber como, quando e para quê usá-la de acordo com os diferentes contextos sociais e culturais; é saber, por exemplo, como escrever e usar os variados gêneros textuais de acordo com cada situação.

Geralda Alves Lopes de Souza: Aminha alfabetização foi na 1° série onde o método era tradicional. Iniciando o processo de alfabetização com os símbolos, apresentando letras por letras, focando na pronuncia dos fonemas. Começavam com as vogais e depois formavam sílabas entre as mesmas, como: A e I = AI, E com i= ei, etc. Depois eram apresentadas as consoantes e juntavam com as vogais, e assim, repetiam todo o processo dando andamento com as atividades de ditado e reescrever as palavras por mais vezes no caderno e junto à sala fazer a leitura das cartilhas, que continham os mesmo parâmetros. Estar Alfabetizado não é apenas só saber ler e escrever, mas também identificar o real sentido e significado do conteúdo, desenvolver reflexões e conceitos sobre os mesmos, e assim vincular novas informações e atribuir novas avaliações a determinado assunto, dando valores e contribuição para uma melhor comunicação.  

Natali Camolez: Estar alfabetizado/a é o primeiro passo para que o intelecto educacional seja desenvolvido com êxito na vida do ser humano. Acredito que foi o processo mais bonito e puro que vivi dentro do núcleo de ensino, na educação infantil com 6 anos. Reconhecer as letras, juntá-las e formar pequenas palavras, ler pequenas frases, foi algo maravilhoso e motivador. Lembro-me também que além da cartilha de alfabetização, trabalhávamos juntamente com a arte, musical e gestual, assim como com a associação das letras à nomes, cores, animais e objetos o que enriqueceu demais toda a nossa vivência nesse período tão importante.

Estar alfabetizado significa:

Estar alfabetizado vai muito além do que somente reconhecer as letras, saber ler e escrever, mas sim ter a capacidade de decifrar, entender e interpretar o que está lendo ou ouvindo, escrever um texto sozinho com sentido, compreender diferentes tipos de textos relacionando-os a um campo social determinado, atribuindo significado e sentido às funções sociais vinculadas a leitura e a escrita, produzir conhecimento e fazer uso desta leitura e escrita colocando o seu conhecimento em prática no seu dia a dia de forma produtiva na sociedade, conseguindo expressar-se, dialogar de forma compreensiva, pois a alfabetização é uma função cultural, onde é necessário compreender que a leitura e a escrita contribuem para o conhecimento e compreensão de todas as coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (544.3 Kb)   docx (985.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com