TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Didática da Alfabetização e do Letramento

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.879 Palavras (28 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 28

ETAPA - 1

Passo - 1

História da Alfabetização:

CARACTERÍSTICAS:

TEMAS:

Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade (pp.14 e 15)

Conhecer as letras é apenas um caminho para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita, já a alfabetização permite a construção das bases intelectuais para a aquisição de conceitos científicos, através da possibilidade de desenvolvimento da linguagem escrita.

Para compreender os fatos atuais é necessário fazer uma analise mais centrada na história da alfabetização.

Portanto com a origem da alfabetização é possível notar, que devido às necessidades da comunicação no dia a dia da humanidade é que surgiu a escrita e a leitura, e que ao inventar a escrita, o homem também fez surgir à necessidade de que ela continuasse a ser usada e passada para as futuras gerações.

Devido a essa necessidade surgiu á alfabetização, ou seja, processo inicial de transmissão de leitura e escrita.

Com relação á necessidade do surgimento da escrita para o dia a dia da humanidade, Cagliari 1999, p.14 afirma:

De acordo com os fatos comprovados historicamente, a escrita surgiu do sistema de contagem feito com marcas em cajados ou ossos, e usados provavelmente para contar o gado, numa época em que o homem já possuía rebanhos e domesticava os animais. Esses registros passaram a ser usados nas trocas e vendas, representando a quantidade de animais ou de produtos negociados. Para isso, além dos números era preciso inventar os símbolos para os produtos e para os proprietários.

Com a necessidade que a leitura e a escrita passassem de geração em geração, surgiram às regras de alfabetização.

Cagliari 1999, p.15 afirma que:

“Ao longo do processo de invenção da escrita também incluiu a invenção de regras de alfabetização, ou seja, as regras que permitem ao leitor decifrar o que está sendo escrito e saber como o sistema de escrita funciona para usá-lo apropriadamente.”

Na antiguidade não existiam vários métodos e formas de se alfabetizar uma pessoa havia apenas um modelo padronizado e mecânico de copia e leitura.

Sempre houve uma necessidade de transmitir o conhecimento da leitura e da escrita, e ao passar dos tempos vem ganhando mais sentido esse processo, tentando diminuir o fracasso na vida adulta.

Cagliari 1999, p 15 afirmava que:

A alfabetização, nesses casos, dava-se com a transmissão de conhecimentos relativos á escrita de quem possuía para quem queria aprender. Aprender a decifrar a escrita, ou seja, a ler, relacionando os caracteres ás palavras da linguagem oral, devia ser o procedimento comum. Não era preciso fazer cópias nem escrever: bastava saber ler. Para quem sabe ler, escrever é algo que vem como conseqüência.

Na época em que surgiu a escrita se dava pouca importância no processo de alfabetização da criança até porque a necessidade do domínio era menor. Aprendia e ensinava apenas o básico para se comunicar através da leitura e da escrita, tendo como forma de ensino um modelo mecânico de cópia e leitura.

No Brasil com a chegada dos jesuítas, os quais ensinavam a ler e a escrever, no mesmo método mecânico em que existia na antiguidade.

Com o passar dos tempos os gregos precisaram fazer alguns ajustes, no quais adaptaram os nomes das letras semíticas, para a sua língua. Após os gregos começaram a usar o alfabeto, aprendendo a ler e a escrever tornou-se um grande alcance popular.

Os romanos também assimilaram a cultura grega, inclusive o alfabeto. Os semitas, os gregos e os romanos deixaram-nos com algumas heranças, o alfabeto, onde serviu de guia para as pessoas aprenderem a ler e a escrever.

Com isso nota-se que no Brasil, não se alfabetizava diferente da antiguidade e infelizmente esse método ainda ocorre nos dias atuais, com isso ocorrem às grandes defasagens na formação das crianças nas series iniciais.

E nos dias atuais apenas um caminho nos leva ao letramento que é conhecer as letras, sendo este, o uso da escrita e leitura, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e da alfabetização para formação de cidadãos atuantes na sociedade.

Para que isto ocorra há uma necessidade de colocar a criança no mundo letrado, onde ela possa trabalhar com os diferentes usos de escrita na sociedade. Isso ocorre muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as praticas de letramento.

Portanto letramento é buscar informar-se através de notícias e lazer nos jornais, é selecionar o que desperta interesse. O letramento é cultura, onde muitas vezes encontra crianças indo para escola com um conhecimento informal já alcançado durante o seu cotidiano. Desta maneira os pais exercem uma grande influência nesse processo de decodificação, pois é através deles que a criança se sente motivada a explorar o mundo letrado.

Na escola o papel do professor é de extrema importância, pois nela ele entra com o papel de motivar a criança e facilitador do conhecimento.

Como era o processo de alfabetização na Antiguidade (pp.15 e 16)

A alfabetização é tão antiga quanto à própria escrita, devido à necessidade de socialização do código.

• Os sistemas de escrita em geral são simples e práticos, demonstrando o interesse em favorecer a decifração.

A leitura e a escrita na antiguidade:

• A escrita é um fato social, daí a necessidade de ser conhecida pelos sujeitos sociais.

• Existe uma articulação direta entre leitura e escrita, uma não existe sem a outra, daí a necessidade da alfabetização.

• A escrita se constitui como “sistema de formas gráficas, figurativas ou não, para representar palavras ou frases ou mesmo históricas” (p.16)

• A escrita surgiu do sistema de contagem para registro da produção e do comércio.

• Significado de alfabetizado na escrita primitiva: “saber ler o que os símbolos significavam e ser capaz de escrevê-los”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com