TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESPAÇOS NAO ESCOLARES

Por:   •  4/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

CURSO DE PEDAGOGIA

7º Semestre 

DANIELA ANTONIETTI VAZ - RA: 402641

DAILDE VIEIRA PINTO CARDOSO - RA: 280080

MARIA DO SOCORRO REIS - RA: 391273

MIRLENA MONTE ANTONIETTI - RA: 401969

RAQUEL DE NAZARE DA SILVA DIAS - RA: 403973

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Tutora: Kate Oliveira Kumada

 

ANANINDEUA / PA

2015/03

DANIELA ANTONIETTI VAZ RA: 402641

DAILDE VIEIRA PINTO CARDOSO RA: 280080

MARIA DO SOCORRO REIS RA: 391273

MIRLENA MONTE ANTONIETTI: 401969

RAQUEL DE NAZARE DA SILVA DIAS:403973

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Educação Profissional e Educação em. Ambientes não Escolares

                                                                                     

ANANINDEUA / PA

2015/03

Introdução

A educação não formal é um processo de ações coletivas voltadas para a formação sociopolítica, cultural e pedagógica contínua do individuo, no qual o mesmo tem a possibilidade de compartilhar experiências advindas das relações familiares ou não.

Portanto estudaremos a seguir a construção dos saberes da educação não formal bem como a sua importância na aprendizagem de práticas que capacitam os indivíduos a se reconhecerem enquanto cidadãos.

O texto decorrera no primeiro momento sobre o que vem a ser a educação não formal na sociedade moderna e sua prática nos diversos segmentos sociais. Portanto, faremos questionamentos quanto as suas concepções construídas a partir das práticas educativas dentro e fora dos muros da escola, na qual, poderemos perceber que esta se fundamenta normalmente no que chamamos também de Educação Social.

Em seguida falaremos sobre o significado do Associativismo no Brasil e suas relações com os mais diversos segmentos sociais.

E por fim falaremos sobre as possíveis contribuições da Educação não-formal no cotidiano da sociedade atual. A proposta aqui com este estudo é nos levar a refletir sobre esta modalidade de ensino e seus propósitos educacionais.

1 – O que é educação não formal:

Entende-se como educação não formal todo processo sociopolítico voltado para a formação cultural, social e educacional do individuo, definida também como um processo extra-escolar, por ser desenvolvida na maioria das vezes fora do espaço escolar e com objetivos heterogêneos, respeitando a flexibilidade pelas diferenças existentes em nosso meio. Essa modalidade de ensino pode acontecer em ambientes com bastante semelhança ao da educação formal.

Esse processo não exige a necessidade de seguimento seqüencial para o resultado. Portanto podemos olhar este modelo como uma alternativa que não se compreende em acontecer apenas em instituições fechadas mais também em movimentos sociais, onde pode também pode ser visto como uma prática educativa social, onde tais práticas muitas vezes resultam de iniciativas de grupos sociais que se organizam e se empenham na aprendizagem e na capacitação dos indivíduos e desenvolvimentos de suas habilidades, bem como a sua conscientização política enquanto individuo e cidadão.

Entende-se que a educação não formal tem a intenção de contribuir na formação integral do individuo, que visa os interesses dos educandos em espaços preparados para a sua cultura e seu meio social. Educação essa que tem como iniciativa a organização dos movimentos sociais, dentre outras que possui o caráter transformador, pois possibilita que os atendidos sejam conscientizados do seu valor e da sua importância na sociedade.

Vale destacar que tais práticas realizadas na educação não formal estão vinculadas as experiências populares voltadas para projetos sócio-educativos e até mesmo outras experiências voltadas para crianças e adolescentes de baixa renda que se ocupam das mais diversas modalidades, dentre elas estão teatro, dança, música, artesanato entre outras.

Segundo Gohn, 2010, um dos supostos básicos da educação não formal é o de que a aprendizagem se dá por meio da prática social. Portanto as ações coletivas entre os individuos geram aprendizados a partir de conteúdos previamente sistematizados e organizados de acordo com as vivencias de situações-problemas que poderão ser transformados em ações para a aquisição de novos saberes entre os indivíduos.

A educação não formal tem como proposta de foco central o enriquecimento da biografia dos seres humanos em relação ao meio social, ampliando assim um leque de vivências e experiências na formação de crianças, jovens e idosos . Destacando através disso o envolvimento de gerações, de variadas idades e a não exigência da freqüência. Por tanto de maneira alguma há competição entre educação formal e não formal havendo sim apenas uma contribuição de complementação entre ambas.

Um detalhe bastante importante na educação não formal é a possibilidade que ela mostra a quem participa na sua prática podendo criar um legado de conhecimentos, ou seja, a criatividade humana que pode ser compartilhada com a mesma. A ação comunitária de cada indivíduo que nela se envolve, e que fixam seus entendimentos a fatos e fenômenos sociais do seu cotidiano.

Podemos dizer que houve então grandes avanços com o surgimento da educação não formal, envolvendo e modificando o lado econômico e tecnológico do nosso meio e no mundo empresarial, mostrando a valorização da aprendizagem em grupo e do conhecimento cultural, havendo também uma mudança de valores e práticas sociais e dando novo perfil as pessoas que dela praticam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (220.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com