TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Historia da Educação

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro de Educação a Distancia

      Joelma de Matos Carvalho                        RA: 7529646676

       Luciana Regina de O. V. Almeida            RA: 9986644055

       Roberta Oliveira Cristaldo                        RA: 7930703545

Muriel da Silva Eloy                                 RA: 448053

      Cleonice Gonzáles Guimarães                  RA: 9980643033

Campo Grande, MS, Abril de 2014.

[pic 2]

Universidade Anhanguera-Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Joelma de Matos Carvalho                       RA: 7529646676

Luciana  Regina de O. V. Almeida           RA: 9986644055

Roberta Oliveira Cristaldo                        RA: 7930703545

                             Muriel da Silva Eloy                                 RA: 448053

Cleonice Gonzáles Guimarães                  RA: 9980643033

Relatório “Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo” apresentado como exigência parcial para avaliação na disciplina de História da Educação e da pedagogia, do curso de Graduação em Pedagogia, oferecido pela Universidade Anhanguera UNIDERP- Centro de Educação a Distancia, Pólo Interação - Aero Rancho, sob orientação da Professora tutora Alessandra.

Campo Grande, MS, Abril de 2014.

“SOMOS FEITOS DE TEMPO?”

O passado é uma janela que podemos recorrer para sanar nossas duvidas, e aprender com os erros e acertos alheios. Essa busca ao passado pode nos trazer aprendizagens de acordo com nosso querer, época e cultura em que vivemos. Para analisar este passado contamos com a História que nada mais é do que o relato do que ocorreu em determinada época e local.

Heródoto um grego que viveu cinco séculos antes de Cristo é considerado o pai da história, sendo também considerado o primeiro historiador; ele foi o primeiro a investigar o passado para obter conhecimento. Esse relato do passado pode ser feito de maneiras diferentes por pessoas com personalidades e culturas diferentes.

Os evangelhos de: Matheus, Marcos e Lucas da Bíblia Sagrada são um perfeito exemplo disso. Ambos tratam de uma mesma história: Vida e Obras de Jesus, e embora tenham um conteúdo similar tem cada livro seus relatos de acordo com o escritor do livro.

Existem diversas maneiras de se contar o mesmo acontecimento com os aspectos mais relevantes para o escritor da história. Sendo assim ao lermos esses livros em cada um deles interpretamos as histórias neles descritas de maneira diferentes de acordo com os aspectos descritos pelo autor.

O registro histórico que pode ser tido como memória histórica, é uma forma de relembrar o passado buscando o registro do mesmo; cabendo ao leitor ou expectador do relato histórico tirar suas conclusões sendo definitivas ou não,  podendo alterá-las de acordo com outras experiências vivenciadas em relação ao mesmo.

Vivemos de tempo, fazemos nossa historia e a historia de nosso século e podemos escolher o papel a desempenhar nesta trama histórica. Podemos ser participantes, expectantes e também historiadores em nosso tempo relativamente curto em que passamos neste mundo.

Vivemos também de nossas próprias lembranças oriundas de nossas experiências e ocorridos em nossa curta passagem por este mundo. Temos nossa própria memória histórica, também conhecida como “lembranças” que podem ou não fazerem parte de um livro ou algo semelhante disponível a nossa posteridade.

Sendo editada ou não a historia de nossa vida faz parte da historia do país em que vivemos, e mesmo como personagem secundário ou até desconhecido fazemos parte da historia do século em que vivemos.

Na Pedagogia o relato histórico é de suma importância, pois com ele podemos progredir e aprender com erros e acertos do passado. Sendo assim ao analisarmos este registro não cometeremos as mesmas falhas, assim o avanço é possível.

Com esse registro histórico podemos repetir às ações pertinentes a educação que foram bem sucedidas, valendo-se da mesma ferramenta educacional que utilizaram os profissionais da educação antes de nós.

Esse relato também nos possibilita uma análise crítica positiva das ações e medidas tomadas para o avanço da educação e sendo assim percebemos onde estamos e onde poderíamos estar nesses avanços.

Vale ressaltar que devemos estar atentos as fontes de pesquisa e procurar sempre outras fontes não se atendo a um só relato feito por alguém que como já citamos irá fazê-lo de acordo com sua opinião de aspectos relevantes e corretos.

Para sermos EDUCADORES devemos estar sempre atualizados buscando saber se nossos métodos já não se tornaram ultrapassados e se não existe melhores maneiras de desempenhar nosso trabalho.

Nem sempre esses novos métodos poderão ser melhores e mais eficazes que os antigos e cabe a nosso bom senso e bagagem histórica decidir se nos valemos de novas ferramentas ou das antigas que já foram sucesso.

Devemos também nos empenhar em deixar um registro de nossas conquistas históricas e educacionais para que sejam um norte as próximas gerações, ao nos empenharmos neste sentido façamos com a consciência de que prestamos ajuda educacional não só a nossa geração.

Podemos, por meio deste registro, tornar-nos parte dos professores do futuro auxiliando nossos companheiros de profissão. Sendo assim façamos nosso trabalho com tal preocupação histórica e responsabilidade com as próximas gerações.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A história da educação brasileira passou por grandes transformações, como podemos observar no decorrer dos períodos que marcaram a historia do Brasil até os dias atuais.

Antes de iniciar a origem da educação no Brasil, não poderíamos deixar de falar da igreja e suas rupturas, antes dos jesuítas chegarem ao Brasil à igreja católica era a única religião existente e provia de todo o poder, porém com a insatisfação dos colonos a igreja começou a ser criticada, seus interesses não eram voltados para fé e sim interesses econômicos e poder, com isso surgiu à reforma protestante iniciada por Martinho Lutero que consentiu o surgimento de outras religiões, onde ocorreram conflitos e guerras civis. Desta maneira a igreja católica se sentindo prejudicada, tomou medidas contra reforma católica, mas não conseguiram barrar os protestantes que possibilitou o surgimento de novas ordens religiosas, uma delas a companhia de Jesus (jesuítas), considerados soldados do catolicismo para divulgar a fé, dirigindo missões, colégios e paróquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (361.7 Kb)   docx (325.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com