TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - FACNET

CURSO DE PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE SEX/SÁB

ATPS – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

FERNANDA MARCIEL DOS SANTOS

RA

6396216950

JANETE TEIXEIRA SOBRINHO

RA

6951489169

MARIA JOSÉ LEITÃO

RA

6947411147

RITA DE CASSIA BATISTA DA SILVA

RA

6953504928

TAISA DE OLIVEIRA GOMES

RA

6574287112

PROFESSOR(A) TUTOR(A): KELLEM LINS

Brasília/DF

06/11/2014

INTRODUÇÃO

        A Segundo as práticas pedagógicas, a construção do ler e escrever necessita de conexão entre o processo de alfabetização e o mundo real, de acordo com o contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. A educação é um processo complexo que envolve diferentes sujeitos em diversas modalidades de aprendizagem que identifica a maneira de aprender. 

De acordo com Soares (1999), a alfabetização consiste na ação de alfabetizar torna alfabeto e é utilizado coo código de comunicação. Abrangendo o conceito de alfabetização temos a definição como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Ainda destaca que a alfabetização promove a socialização, possibilita o desenvolvimento de uso social de leitura e da escrita e além de compreensão e do uso da linguagem de uma maneira ampla.

A alfabetização está ligada à concepção de escrita como sistema ordenado pelas regras gramaticais um método que precisa interagir com o letramento que envolve o processo de domínio adequado da leitura e da escrita.

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

        Eu, Taisa de Oliveira Gomes, cursei o ensino infantil em escola partícula, com ótima qualidade, o processo de alfabetização iniciou ainda no jardim II na Escola Mundo Mágico, em Brasília-DF. Recordo das pinturas feitas com os dedos, das letras do alfabeto, dos números e das brincadeiras. Durante o ensino infantil, tive perdas, perdi meu pai aos 08 anos de idade, mas minha mãe soube lidar com a perda e superar todos os obstáculos, mantendo eu e meu irmão assíduos na escola, mas nunca foi uma mãe que ficasse literalmente no pé para grandes esforços nos estudos. Mantenho na lembrança boas recordações das professoras que se dedicavam na alfabetização dos seus alunos. Iniciei a primeira série na escola com seis anos de idade, no Colégio Ciman, em Brasília-DF, entrei já sabendo ler e escrever e fazer cálculos de matemática, permaneci até a sétima série do ensino fundamental.

        Para Rita de Cássia Batista da Silva, estar alfabetizado é quando a criança consegue ler e escrever, já, estar letrado é quando se consegue ler, escrever, compreender e interpretar.

Para Janete Teixeira Sobrinho, estar alfabetizado é ensinar a criança ou adulto a se comunicar, o alfabeto como código de comunicação, adquirir conhecimento da leitura, inclusão social.

Para Maria José Leitão, estar alfabetizado é ser protagonista da própria.

         Já Fernanda Marciel dos Santos, diz que estar alfabetizado é estar em conexão com o mundo.

Todos os componentes deste trabalho tiveram seu processo único de educação.

SIGNIFICADO DE ALFABETIZAÇÃO

        Podemos afirmar que alfabetização é um conjunto integrado e sistematizado de atividades que o educador desenvolve ao alfabetizando. O ato de alfabetizar é aprender a ler e escrever e ter domínio sobre a mesma, sendo fundamental para educação de qualidade para que o cidadão tenha um melhor desempenho em questões gramaticais e redação proporcionando autoestima na sociedade globalizada.

        Ser alfabetizado é ter domínio na escrita e leitura, é certo que devemos iniciar o processo de  alfabetização na educação infantil, a escola tem que ser o primeiro contato com a escrita e leitura até por que tem seus métodos para o ensino, não devendo desprezar os familiares pois apresenta uma função essencial na alfabetização dos filhos.

        Uma pessoa adulta já alfabetizada deverá estar apta a ter domínio da escrita e da leitura, pois na sua formação escolar passou por um longo processo de etapas em seu desenvolvimento.

        Ser alfabetizado não é apenas decifrar códigos da escrita e escrever é preciso entender o significado e sentido atrelado a escrita. Uma criança alfabetizada  está hábil a compreender diversos tipos de grafia. A prática de ensino e aprendizagem da escrita amplia a capacidade de interpretar e produzir textos orais e escritos. A escola deve ter preocupação vínculo com funções comunicativas e sociais. O letramento e alfabetização não é apenas em decifrar códigos, a alfabetização não precede o letramento, ambos são processos simultâneos.

        Então, ler e escrever tem a função de comunicar algo, pois o conhecimento é adquirido das mais variadas formas e situações.

TERMOS DE ACORDO COM FARACO

  • Decodificar: é identificar ou decifrar através da leitura códigos e símbolos apresentados ao aluno, pode-se dizer que é o ponto de partida para a alfabetização do aluno.
  • Ler: é percorrer com a vista o que está escrito, ter a capacidade de ter decifrado os símbolos e através de seu uso montar sílabas, palavras e frases. A leitura pode ser proferida ou não as palavras, mas é preciso conhecê-las e interpreta-las o que está escrito.
  • Escrever: Escrever é ter avançado as etapas da codificação e leitura e ser capaz de produzir frases e textos a partir da interação com mundo das letras. Autonomamente ser capaz de ler escrever e expressar suas ideias a partir do meio em que vive.
  • Aprendizagem: Processo de aprender.
  • Conhecimento: Ato de conhecer.

Aprendizagem e Conhecimento são tudo que vem a partir do fundamento adquirido através da alfabetização e do letramento.

GÊNEROS TEXTUAIS

  • Conto: é uma narrativa linear e curta ou obra de ficção, na qual tem uma linguagem simples e direta, envolvem poucos personagens, e as ações decorrem em um só espaço. O conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista, e enredo. Destacando ainda que o conto apresenta um eixo temático e não utiliza de muitas figuras de linguagem dando importância à habilidade com as palavras. Achamos este tipo de texto em histórias infantis que produz paixão das crianças que é um sinal principal de seu desenvolvimento.
  • Fábula: é uma narração figurada e moralizada, ou seja, é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais com características humanas, força da natureza ou objetos. A fábula pode ser escrita em prosa ou em versos e sempre apresenta uma lição de moral ao final da história. A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. O autor usava a fábula para criticar os valores da sociedade de sua época expondo a visão do que é certo e errado. Isso favorecia as crianças melhor absorção e diferenciação do que é certo ou errado.
  • História Em Quadrinhos: é composto por quadros narrativos com enredo sequenciais das ações, onde a história passa com diferentes tipos de personagens, ocorrida em um determinado local, e um espaço de tempo. O diálogo é feito através de balões em consonância com uma linguagem não verbal, pois as imagens devem ser apreciadas, pois apresenta um papel de destaque, ocorrendo uma interação entre os envolvidos em uma relação de causa e efeito. O objetivo das histórias em quadrinho é o entretenimento ou podem transmitir uma informação à população.
  • Lenda: é uma narrativa fantasiosa transmitida de forma oral com objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, e que utilizam fantasias e ficção misturando com a realidade dos fatos. Como exemplo, temos no Brasil o dia do Folclore comemorado no dia 22 de agosto, onde enfatiza o dia das lendas como Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, O Boitatá, entre outras.
  • Poesia: é um gênero literário caracterizado de forma discursiva despertando sentimentos e provocando emoções do interlocutor.  A poesia é estruturada de forma harmoniosa, uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. As características estruturais da poesia são o ritmo, os versos e as estrofes.

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Atividade 01 – Ilustração da Música - Aquarela

Fundamentos: proporcionar o desenvolvimento e estimulo a criatividade, a vivência musical. Desenvolver a imaginação, o gosto pela linguagem, a sensibilidade através do trabalho com o ritmo, os estímulos musicais e visuais. Trabalhar com interpretação através da música, fixando conceitos da língua portuguesa, dentre outras possibilidades como cores, imagens. Desenvolver a expressividade e conceitos mundo. Trabalhar a linguagem oral e escrita e conceitos matemáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com