TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

          

Edna Maria de Jesus Rocha      RA: 6397233237                                                      

Rosana Vulcanis da Cunha       RA: 6390224900

        

   

 Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação da professora - tutora a distância Kate Oliveira Kumada.

OSASCO                                                                                                                                                   2014

Introdução

Nesse trabalho será discutida a importância e as contribuições da Psicologia para a Educação e as diversas teorias de aprendizagem. Serão apresentados alguns fatores que interferem no desenvolvimento humano. Veremos ainda a importância dos jogos para a educação e explicitaremos alguns deles para assim compreendermos melhor como efetuar o papel fundamental do professor, podendo colocar o que se aprende em prática.

Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?
A psicologia e a pedagogia mantêm uma aliança antiga, através da psicologia aplicada ao ensino , mostrando a interação entre professor e aluno em buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem ,como deve ensinar, mas sempre tendo em mente as características psicológicas de cada aluno, quando é valido aplicar punições e gratificações.
A psicologia na escola também contribui na relação entre pais, professores e direção e demais pessoas que interagem no ambiente, ela também contribui muito para uma visão mais clara dos processos educativos. O professor pelo menos nas séries iniciais torna-se uma figura substituta dos pais, herdando autoridade e sentimentos que a criança dirige a eles.
Para Vygotsky (1896-1934), a relação entre professor e aluno deve se dar em um ambiente de cooperação e respeito, para que aconteça um crescimento do saber para ambos. O professor não deve impor o seu conhecimento ao aluno, e sim guiá-lo para que possa construir seu conhecimento pessoal, sendo o aprendiz, visto como um sujeito ativo e capaz. (...) sou a favor dos psicólogos práticos, a favor do trabalho prático e, portanto, em sentido amplo, a favor da ousadia e do aprofundamento de nosso ramo da ciência na própria vida. (Vygotsky,1968) .
Observamos que existem outras formas de interação entre professor e aluno para a construção da autoestima e da autoconfiança, ajudando diretamente no processo de aprendizagem, nas interações, sentimentos de acolhimento, simpatia, respeito e apreciação. Da mesma forma, evidenciaram-se sentimentos de compreensão, aceitação e valorização do outro. Nesse sentido, podemos concluir que as experiências vividas em sala de aula permitem trocas afetivas positivas que, não só marcaram positivamente o objeto de conhecimento psicológico de cada individuo como também favoreceram a autonomia e fortaleceram a confiança dos alunos em suas capacidades e decisões.
Consequentemente, em relação às finalidades educacionais, deve-se trabalhar no terreno em que se constitui a consciência do futuro professor como cidadão, pois,  é nesta arena que ele encontrará recursos para escolher dentre as várias alternativas científicas que forem apresentadas.
Significações e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados
Teoria das aprendizagens
A aprendizagem significativa é o processo do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz. Essa teoria quer que os conhecimentos prévios dos alunos sejam um ponto central para que possam construir estruturas mentais que permitam descobrir e redescobrir outros conhecimentos para que tenham uma aprendizagem prazerosa e eficaz.
A teoria sociocultural ocorre na relação casual entre a interação social do indivíduo e o seu desenvolvimento cognitivo. Todas as funções superiores do ser acontecem através da interação social e da linguagem. Para Vygotsky (1978), o ponto central do desenvolvimento da aprendizagem é a Zona de Desenvolvimento Proximal, que é onde se encontra as funções em processo de maturações.
A teoria construtivista de Bruner (1915) é a teoria do conhecer, o objetivo é levar o aluno a pensar. Ela estimula a curiosidade e a criatividade da criança. A característica mais distinta do construtivismo, em relação à prática pedagógica, é a ênfase na argumentação, discussão e debate.
O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o individuo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.                 A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Para Piaget no conhecimento cognitivo (1980) o  indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo afinal, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

Tabela: Aspectos Significativos de Cada Teoria 
Teorias  Psicologia
Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa: Estrutura cognitiva
Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos)
Significado, interação e conhecimento.
Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo de aprendizado. Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.
O processo é dinâmico e vai sendo construído.

Teoria genética da aprendizagem:

Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.
Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.
O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento.
Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.
Estágios do desenvolvimento: sensório-motor ( do nascimento aos 02 anos),  pré-operatório    ( 02 a 06 anos), operatório-concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).

Teoria sociocultural (desenvolvida por Vygotsky)
As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.
O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor- aluno.
ZDP (Zona Desenvolvimento Proximal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com