TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Letramento e Alfabetização

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.299 Palavras (26 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUACIONAL – UNIDERP

UNIABC – SANTO ANDRÉ

PEDAGOGIA – EAD

Bruna Donisete da Silva    RA :6516293389

Juliana Rodrigues Beraldo RA: 6790388936

Luciane T. de Oliveira Ferreira RA: 6951459951

Maria das Graças Vergilio RA:6399259158

Vivian S. de Almeida David RA: 6790445024

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

 Tutora a distância Prof.ª. Kate Oliveira Kumada

Tutora Presencial Kimberly Barbeitos

          Santo André

                2014

                  LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Mafalda (figura 1) ---------------------------------------------------------------------- 10

Figura 2 - Cartilha caminho suave ----------------------------------------------------------------- 11

Figura 3 e 4 - Cartilha caminho suave ------------------------------------------------------------- 12

Figura 5 - Turma da Mônica ------------------------------------------------------------------------ 12

Figura 6 - História escondida ----------------------------------------------------------------------- 13

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO        

2. RECORDAÇÕES DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.        

2.1 O Que Consideramos Estar Alfabetizado.        

2.2 Definições dos Termos.        

3. CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS        .        

3.1 Propostas de Atividades Construtivistas.        

4. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO E DA LEITURA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TEXTO.        

4.1 Atividades Proposta com Parlendas.        

5.  A RELEVÂNCIA DO LER PARA UMA CRIANÇA        

5.1 Atividades Proposta para Ensino Fundamental.        

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7. BIBLIOGRAFIAS        

1. INTRODUÇÃO

Este contexto foi realizado com base em leituras, pesquisas em sites, reflexões e debates de uma equipe que questionou temas inclusos em LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, exposto em um relatório focalizando a “recordações de um processo de alfabetização”, baseado nas lembranças, experiências vividas por uma componente de nosso grupo Vivian de Almeida David, o que entendemos por nos sentirmos “estar alfabetizado”, em sequência mencionamos sobre os termos: “decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento”.

Incluso também neste projeto uma pesquisa realizada sobre “as características dos gêneros textuais” e “propostas de atividades construtivistas”.                                Comentamos sobre “a importância do trabalho com textos na sala de aula para alfabetização e leitura no processo de produção do texto” e apresentamos quatro “atividades possíveis de serem aplicadas através da parlendas”.                                         Englobamentos sobre a importância da leitura, o grande valor do “adulto ler para uma criança” e mencionamos uma “atividade para ser aplicada dentro do ensino fundamental”.        Ao finalizarmos este projeto relatamos a nossas considerações finais e entendimentos da nossa equipe.

2. RECORDAÇÕES DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Estar alfabetizado é ser inserida no mundo de descobertas, das palavras, da escrita, fazer parte de uma história. Fui alfabetizada aos 7 anos, no meu primeiro ano da escola. Usava a cartilha da “Pipoca “e tive uma professora maravilhosa, a qual desenvolveu desde cedo em mim o gosto pela leitura e pela língua portuguesa. De certo que seus varais didáticos com as letras, e desenhos, as músicas, me ajudaram em todo o processo de alfabetização.

O “b” de bola, o “c” de casa, juntar as letras e formar as sílabas, juntar as sílabas e formar as palavras. Nesta época aprendi assim, através da memorização, da repetição. Desde cedo em casa, tive contato com livros e creio que isto só contribuiu para o meu processo de alfabetização. Tenho ótimas lembranças de minha escola e desta fase. (Vivian de Almeida David).

Através da alfabetização, o mundo do conhecimento se abre, a capacidade de se expressar, a possibilidade de organizar as idéias na cabeça e colocar no papel, de conhecer as letras, as palavras, de entender e se fazer entendido.                                                Todas as portas são abertas a criança pela linguagem, ela começa a ver, ouvir, falar, se comunicar por gestos e palavras, escritas ou não, há um enriquecimento de pensamentos e ações.                                                                                                        Começam nesta fase da alfabetização, as primeiras experiências ricas e que a influenciarão na fase adulta, é de extrema importância para a construção dos conhecimentos.        As crianças antes mesmo de serem alfabetizadas, já fazem parte de um ambiente alfabetizador, vivendo em um mundo letrado, tentando decodificar a fala dos adultos, cercadas de livros, nas teclas do computador, na TV que assistem os desenhos.                        As crianças que vivem em regiões rurais e mais pobres, normalmente não possuem todas estas possibilidades, mas desde cedo convivem com a linguagem adulta.                        Nesta fase a alfabetização está presente até mesmo quando a criança brinca com os sons das palavras, quando tenta repetir as palavras que os adultos falam.                                O lúdico é importante para a alfabetização, nas brincadeiras acontecem a descoberta de novos vocabulários. Revistas em quadrinhos, os livros de histórias infantis, todo este contexto contribui para a alfabetização de uma criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (729.6 Kb)   docx (512.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com