TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Letramento e Alfabetização

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.075 Palavras (21 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Pólo Pilar do Sul

Pedagogia 4° Semestre

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

                                        

                                                        Eliane Ferreira Gomes - RA 423996

                                                        Alessandra da Silva Serafim Cuba - RA 438010

                                                        Gabriel Francisco Serafim - RA 438020

Tutora EAD  Profª  Kate Oliveira Kumada

Tutora Presencial : Márcia Cristina Rugine

Pilar do Sul

Novembro/2014

[pic 2]

Pólo Pilar do Sul

Pedagogia 4° Semestre

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

                                                        

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Pedagogia da Anhanguera Educacional, como requesito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia sob a orientação da professora Marcia Rugine.

                                                                       Eliane Ferreira Gomes - RA 423996

                                                        Alessandra da Silva Serafim Cuba - RA 438010

                                                        Gabriel Francisco Serafim - RA 438020

Tutora EAD  Profª  Kate Oliveira Kumada

Tutora Presencial : Márcia Cristina Rugine

Pilar do Sul

Novembro/2014

SUMÁRIO

  1. Introdução

  1. “Estar alfabetizado é...”
  1. Características dos gêneros textuais
  1.  Conto
  2.  Fábula
  3.  Histórias em Quadrinhos
  4.  Lenda
  5.  Poesia
  1. Atividades de Alfabetização
  1.  Atividade 1 – “O Galo e a Pedra Preciosa”, “A Lebre e a Tartaruga”
  2.  Atividade 2 - “Cadê o toucinho que estava aqui?” e “Corre Cutia”
  1. A importância do trabalho com textos na sala de aula
  1. É possível aprender entre “o que é falado e o que é escrito”
  1. Criando um mini-almanaque
  1. Considerações finais
  1. Referências bibliográficas

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como marca alcançar o significado autêntico do que é alfabetização e suas funcionalidades na formação das crianças na inserção do mundo da leitura e escrita.

A alfabetização é uma etapa muito importante em nossa vida, é nesse processo que descobrimos o mundo das letras e da leitura. Um processo bem elaborado, com objetivos e metodologias adequadas pode ter resultados futuros que definem a vida e o prazer pelas letras em muitas pessoas, portanto, os profissionais docentes, deste ponto de visto, são considerados como atores importantes de incentivo e mediação na vida de seus alunos, pois, os mesmos possuem a responsabilidade de se qualificarem, refletirem e aplicarem metodologias eficientes, respeitando o contexto e os conhecimentos prévios dos alunos.

 A forma de escrever dos alunos pode variar de acordo com o seu estágio de desenvolvimento, suas aptidões, incentivo e metodologias aplicadas. Por isso o professor o tem papel fundamental no processo de alfabetização dos alunos, trabalhando de forma a mediar o conhecimento, trabalhando com a construção da escrita dos alunos levando em conta referências teóricos e meios de despertar o aprendizado por prazer e não por obrigação, refletindo sobre sua ação, de modo a relacionar e construir também conhecimento para si.

A leitura é uma alternativa pedagógica eficaz na construção do interesse da criança pelos estudos, pois, quando despertamos para a leitura no inicio da vida escolar, é grande a possibilidade de tornarmos adultos que adotam a leitura como hábito e em conseqüência, conhecemos as formas corretas de escrever, pronunciar e compreender textos.

Aprender a ler e a escrever e fazer uso da leitura e da escrita, transformam o individuo, leva o individuo a outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, lingüístico, entre outros.

No entanto só o fato de ser alfabetizada não garante que a pessoa seja letrada; e somente o fato de viverem em uma sociedade letrada não garante a todas as pessoas formas iguais de participação na cultura escrita. Portanto, é fundamental que, no processo de alfabetização, as crianças saibam as funções sociais e as finalidades da leitura e da escrita; precisam saber para que se aprende a escrever e a ler. Só compreendendo e praticando esse exercício é que a alfabetização terá sentido.

“ESTAR ALFABETIZADO É...”

... Saber ler e escrever, é unir as letras, formar palavras, frases, textos, transmitir idéias e sentimentos a fim de usá-los para se comunicar,. (Alessandra Cuba)

... Ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. (Gabriel Serafim)

... Ler e escrever, ser capaz de interpretar não somente de textos escritos, mas uma imagem, um símbolo, um desenho e interagir com outra pessoa através dessa comunicação. (Eliane Gomes).

Decodificar, entender os símbolos e usá-los para se comunicar, com essas competências pode dizer que o indivíduo está alfabetizado.  Mas nem sempre foi assim, o conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Por exemplo, na década de 1940, o censo considerava uma pessoa alfabetizada pelo simples fato de ela poder assinar o próprio nome. Mas este conceito se tornou ultrapassado e evoluiu com o passar dos anos. Hoje, criaram-se dimensões ainda maiores. Pois alfabetizar, segundo o dicionário, é ensinar a ler e a escrever, dar instrução primária.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (285.6 Kb)   docx (108.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com