TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-Psicologia da Educação - 2° Semestre

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 11

                   

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSCOLOGIA DA EDUCAÇÃO

RITA DE CASSIA BATISTA DE SOUZA: RA 3828714701

ELAINE OLIVEIRA SALES: RA 3830734645

SIMONE KATIA DA SILVA LIMA: RA 3876746377

KATIA FERREIRA DA SILVA: RA 4359718294

SARA ALINE GERMANO LOPES: RA 4303752184

ADRIANA VIEIRA CAVALCANTE: RA 5565144026

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Pedagogia”, sob - orientação do professor-tutor a distância. Simone Schneider Denzin. Professor-tutor presencial: Maria Eugênia

Sigmund Freud, nasceu em Frieberg, território da Áustria, filho de família judia aos 4 anos se mudou para Viena onde ficou maior parte de sua ilustre vida, aos 82 anos foi morar em Londres onde veio a falecer.

         Desde novo devido ao seu grau de inteligência sempre se destacou nos estudos, e se dedicava antes, durante e até após o tempo em que ia a escola, a educação foi fundamental na vida dele, tinha gosto pelos estudos.

        Ao se formar em medicina, se especializou em doenças mentais, onde atuou como neurologista onde o paciente sofria de doenças nervosas, psicoses, neuroses, esquizofrenia e histerias, nessa época os tratamentos eram centrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia até mesmo hipnose, Freud adotou mais a hipnose até criar a psicanálise.

 Contribui com a ciência do século XIX, com psicanálise, área do conhecimento do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem, Freud foi fundamental no campo científico.

         A ciência biológica era limitada naquela época, mas graças às conclusões freudiana fundamentou a sua teoria relacionando pensamentos filosóficos e neurológicos, mas teve um longo caminho buscando na sua história e analisando todo o caminho percorrido por ele até se tornar o pai da psicanálise, atuou como um arqueólogo da mente em suas consultas sempre anotando e estudando essas doenças.

        Ao longo de sua trajetória de busca e conhecimentos passaram homens sábios em sua jornada como: Hermann Von Helmholtz, seu professor de zoologia Carl Claus, Ernest Wilhenlm Von Brucke trabalhou no hospital Geral de Viena, fez cursos em Berlim com o pediatra Adolf Baginsky.

        Com essas experiências Freud consegue concluir que muito dos traumas de seus pacientes que eram ligados a repressão da idéia erótica, algum fato relacionado com a sexualidade entrando em conflito com outra situação traumática, essa emoção ficou definida como mecanismo de defesa, ou seja, a mente encontrou uma solução para conflitos não resolvidos, sendo assim Freud, desistiu gradualmente da hipnose, substituindo pelo divã onde o paciente ficava mais relaxado e assim conduzia uma livre associação de idéias, através da qual terminava por encontrar lembrança recalcadas dos pacientes, trazendo uma nova era para a psicanálise.

        Buscou relacionar a sexualidade com a educação focalizando na psicanálise como ferramenta estimuladora de práticas artísticas e intelectuais, tendo em vista também a supressão dos processos de repressão moral das pulsões sexuais no ambiente escolar e social.

        Freud buscou inspiração na cultura grega onde estudou a partes da alma de Platão, que correspondem ao Id, Superego e o Ego relacionado assim: Id regido pelo “princípio do prazer” onde tinha a função de descarregar as tensões biológicas; Ego governado pelo “princípio de realidade” é a necessidade de encontrar conter valores morais e atua como vigilante segundo Freud o Ego é excessivamente fraco e o Superego regido pelo “princípio do prazer e da realidade”, assim sendo pelo Id e pelo Ego é a parte irascível ( propenso a ira) da alma, faz censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao id, impedindo o indivíduo de satisfazer plenamente seus instintos e desejos, segundo Freud o Superego designa no período de latência, situado entre 6 e 7 aos e inicio da puberdade, formando a personalidade moral e social do indivíduo .

        Freud defendia que as crianças deveriam receber uma educação sexual assim que demonstrar interesse, e não educar as crianças com certos mitos que reprimiam o interesse sexual, os pais e educadores tinham dificuldades de concretizar tal aprendizado, por se lembrarem das suas infâncias.

        O professor deve lidar com uma sala de aula, onde o aluno só irá aprender o que lhe fará sentido, tendo em vista a necessidade psicológicas, sendo assim o professor deve ser menos repressor e aceitar que está diante de diferentes subjetividade, esse é o papel do professor e educador.

         Foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil, Ao longo de sua jornada se desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia de desenvolvimento, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – uma teoria de conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Através dos estudos das concepções infantis de tempo, espaço, casualidade física, movimento e velocidade,

Piaget passou grande parte da sua carreira interagindo com as crianças e seus estudos criaram grande impacto no campo da Psicologia e Pedagogia, demonstrando que transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada, ou seja, que não se pode fazer uma criança aprender se ela não tem condições de absorver, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz é um mecanismo que ele submeteu a comprovação na prática. Essa inserção se dá mediante os dois mecanismos: assimilação e acomodação

Assimilação significa que primeiro a criança incorpora objetos do mundo exterior em que vive, ela vai tentar assimilar a forma como isso vai influenciar no seu aprendizado.

Acomodação significa que após a criança assimilar a influência externa vai moldando e se adaptando a sua maneira de ver as coisas.

Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena do raciocínio é atingida, foram relacionados em fases:

Fase 1: Senso- motor (0 - 2 anos): a criança vai adquirindo a coordenação motora, a visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com