TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIACAO DA MINHA INFANCIA E DOS DIAS ATUAIS

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

    [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 6º PERIODO

AVALIAÇÃO DA MINHA INFÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

DISCIPLINAS DO SEMESTRE: Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos

Iniciais E. F.: Reflexão e Pesquisa; Ensino da

Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física

escolar; Seminário VI; Estágio Curricular

Obrigatório II – Educação Infantil.

        Tutor de sala: Lilian Rocha da Silva Agnes

[pic 3]

Machadinho D’Oeste/RO

2016

INTRODUÇAO

             A minha pesquisa procede de introdução sobre o tema "Como avaliar nas séries iniciais do ensino fundamental" que foi realizada através de pesquisa bibliográfica, leitura de revistas e livros. A avaliação é uma investigação que vem colaborar para o ato permanente de observação e análise que a avaliação diagnóstica favorece nas situações, desde as mais simples às mais complexas.

               Neste trabalho temos a responsabilidade de expor o que temos aprendido no decorrer deste semestre sobre os novos métodos de avaliação e descrever de forma clara como erramos avaliados quando estudávamos nas series inicial, mostrar a importância da avaliação na formação e na vida dos estudantes deve está sempre presente no processo ensino aprendizagem é importante para que a educação cumpra o seu papel. O professor deve oportunizar ao aluno refletir sobre o mundo e levá-lo a construção de um conhecimento necessário à formulação e reformulação de hipóteses. Avaliar é um ato complexo que exige do docente um amplo conhecimento é uma grande responsabilidade, pois a avaliação pode fornecer ao docente subsídio para uma reflexão constante de sua prática pedagógica, e favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho, favorecendo ao aluno um ensino de qualidade superando as dificuldades de aprendizagem. O maior desafio da avaliação nas séries iniciais do ensino Fundamental é o investimento no processo, olhar diferenciado, o respeito as especificidade de cada aluno, pois cada um tem um ritmo de aprendizagem e isso precisa ser levado em consideração, é preciso repensar sobre a prática pedagógica em sala de aula e ter consciência de que os professores são os principais responsáveis pela mudança necessária pra vencer todos os desafios de está à frente de uma sala de aula. É importante utilizar vários instrumentos de avaliação e não se restringir em testes e provas escritas, o aluno precisa se avaliado de forma contínua e todo o desenvolvimento deve ser considerado.


Desenvolvimento

              A avaliação é um processo natural que nos permite ter consciência do que fazemos da qualidade do que fazemos e das consequências que nossas ações acarretam. A qualificação e a mediação, ao contrário, são produtos artificiais que costumam prestar-se a finalidades que não são essencialmente formativas, prioritariamente educativas. A avaliação deve ser constante para fornecer dados que permitam ao professor e aos alunos rever, repensar e redefinir seus objetivos, assim o resultado da avaliação se constitui em dados não só dos avanços obtidos pelos alunos, de suas dificuldades e possibilidades de novas aprendizagens, mas também do acompanhamento do professor durante o processo de ensino. Nessa perspectiva o erro cometido pelo aluno não deve ser entendido como incapacidade de aprender. Ao contrário, o erro deve ser compreendido como o indicador para o professor, de que se faz necessária a utilização de novas estratégias para intervir pedagogicamente e, para o aluno, de que novos caminhos poderão ser percorridos para o alcance de sua aprendizagem. Para muitos professores, antes valia o ensinar. Hoje a ênfase esta no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais. O professor deixa de ser aquele que passa as informações para ver quem, numa parceria com os alunos prepara todos para que elaborem seus conhecimentos, com base na LDB aprovada em 1996, determina que a avaliação seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Da mesma forma os resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar devem ser mais valorizados que a nota da prova final. Essa forma de avaliar põe em questão não apenas um projeto educacional, mas uma mudança social. Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos; o importante não é identificar problemas de aprendizagem, mas necessidades que os educandos enfrentam para aprender.

             Considerando os questionamentos em relação à avaliação dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental é inevitável a reflexão sobre a ação que o educador deve ter em frente ao ato avaliativo. As interações entre professor e alunos devem aprofundar-se no campo de ação pedagógica. O docente assume neste contexto um papel de formador na sociedade, tornando-se articulador, construindo e conduzindo o fazer pedagógico de forma a atender os anseios da sociedade em relação à educação. Ele deve estar preparado para criar uma nova cultura na sala de aula para “transformar” a escola em uma ponte para um novo tempo, na qual se assegure uma visão mais humanizada da sociedade. Um dos aspectos está em proporcionar, além da formação, algumas referências em relação ao respeito ao seu processo de desenvolvimento, desde as particularidades, as dificuldades, as necessidades de cada aluno, que é único e individual, mas que se insere em coletividades. Nestas dimensões este texto prescreve, na forma de um ensaio, sobre a avaliação nas séries iniciais como um momento articulador entre o ensino e a aprendizagem que tem como finalidade uma formação mais humanizada desde a infância.

               Pelo que temos estudado neste período podemos entender que a avaliação tem tomado rumos diferentes nos últimos anos, tem melhorado bastante nos último tempo e que no conceito de avaliar foi-se atribuído muitos métodos e estilho de avaliação. Em uma visão pedagógica mais atualizada, a educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. Onde avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. Nesse sentido, para que o aluno aprenda adequadamente precisa de dinâmicas auto poéticas e não reprodutivas. O professor pode, por exemplo, usar a avaliação para repensar sua prepotência, o "direito" de reprovar, ou de excluir alunos mais pobres no conhecimento, ou para estigmatizar alunos que aprendem mais devagar ou que tenham dificuldades maiores. Em segundo lugar é imprescindível observar que vivendo numa sociedade de classes como a nossa em contexto de desigualdades muito extremadas, não se podem fechar os olhos para a realidade concreta também em sala de aula, os alunos classificam-se, assim como os professores classificam-se e classificam os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com