TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – UM PROCESSO CONTÍNUO

Por:   •  5/6/2021  •  Monografia  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – UM PROCESSO CONTÍNUO

Daniele Dias Santiago

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA / 2021

RESUMO

Atualmente existe um grande questionamento sobre os processos avaliativos nas instituições de ensino.

O estudo a seguir propõe uma reflexão sobre o processo avaliativo como sendo uma atitude inerente e imprescindível durante todo processo educativo, um questionamento entre os métodos usados no processo educacional. Abordaremos as contradições entre o discurso e a prática dos educadores, os quais evidenciam a necessidade de uma tomada de consciência em relação à ação de avaliar. As dificuldades encontradas no processo de avaliar são caracterizadas pelo fato dos professores não terem instrumentos adequados, bem como não compreendem o verdadeiro significado da avaliação. A avaliação deve ser vista de forma reflexiva dentro do espaço escolar, visando a participação de todos nesse processo, tanto os discentes na verificação dos seus progressos, como  os docentes na avaliação do seu planejamento e assim ela deixará de ser um simples  instrumento de medida, para ser um mediador do conhecimento e da aprendizagem. 
Queremos proporcionar informações que estimulem os educadores e os possibilitem a possíveis mudanças de paradigmas em relação a ação de avaliação, onde a essência de avaliar seja um momento em que ambos os participantes se modifiquem.

Palavras Chaves: Processo avaliativo. Medida. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Ao longo da caminhada educacional, temos percebido como é complicado e absolutamente mal sucedido o processo de avaliação. Vamos refletir quão grande é a necessidade de mudança não só na política educacional e nos parâmetros curriculares, bem como em nós educadores quanto ao entendimento do que verdadeiramente é o processo de avaliação. A avaliação tem se descaracterizado e deixado de lado a sua função principal que é o acompanhamento da evolução da aprendizagem do educando; sem esse acompanhamento não é possível identificar as suas dificuldades e os seus avanços. É preciso e urgente a utilização de novos métodos avaliativos que nos permitam criar um diferencial na ação de avaliar ao longo de todo o processo educativo. Para tanto, qual a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem?                                                                                                                                               Para que a  prática avaliativa torne-se eficaz, é necessário que essa ação esteja associada à vivência do aluno e suas experiências diárias. A avaliação da aprendizagem deve ser um processo dinâmico onde se busca conhecer as potencialidades e as limitações de cada educando. A avaliação educacional, para ser uma prática contínua e integral, precisa ocorrer ao longo do processo, levando em consideração os aspectos cognitivos e emocionais do aluno. O processo avaliativo resulta satisfatoriamente se pautado de forma clara, dinâmica, diferenciada e contínua na vida do educando. Avaliação educacional tem a ver com a ação de educar e o educando. Torna-se necessária à tomada de consciência e uma reflexão a respeito da compreensão equivocada da avaliação como julgamento de resultados, porque ela veio se transformando numa perigosa prática educativa.

Ao pensarmos na avaliação como sendo um processo contínuo, somos levados a vários questionamentos que nos fazem repensar a prática existente com a necessidade de uma prática diferenciada, onde se torna essencial o repensar do significado da ação avaliativa da educação infantil à universidade. Por isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica com objetivo de refletirmos no que é preciso para modificarmos o pensamento sobre o ato de avaliar e medir os conhecimentos dos educandos, de maneira que entendamos que a ação de avaliar é parte fundamental no processo educativo, portanto, essencial a educação!

REFERENCIAL TEÓRICO

Em que medida os teóricos em avaliação, tem contribuído com suas críticas para a percepção da interação da ação de avaliar e educar?

Utilizaremos o conceito de Tomando como base Jussara Hoffmanm em seu livro: Avaliação, Mito e Desafio (1999): “É necessário a tomada de consciência sobre a contradição existente entre a ação de educar e a concepção de avaliar como resultado de julgamento”. Isso só será possível através de uma reflexão consciente sobre a prática educativa. O questionamento do educador sobre sua atuação é de fundamental importância para a construção da prática avaliativa. ”A avaliação é a reflexão transformada em ação. A ação impulsiona novas reflexões” (p.17).

Para Piaget (1977) “a avaliação deixa de ser um instrumento terminal do processo educativo para se transformar na busca incessante da compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento”.

Segunda a teoria psicogenética de Piaget, a partir do momento em que a avaliação exerce uma função dialógica e interativa ela promove seres críticos, participativos, independentes, inseridos no contesto moral, intelectual, político e social em que vive. “Não há começo, nem limites e nem fim absoluto no processo de construção do conhecimento”. (Chiarottino – 1988).

Jussara Hoffmanm (1999) fala sobre as contradições entre os discursos e a prática dos educadores que evidenciam uma ação classificatória e autoritária o qual reflete sua história de vida como aluno ou professor.

É necessário construir um resignificado para avaliação, afastando um passado ainda presente.

Questionar e refletir são perspectivas necessárias na ação de avaliar.

CAPÍTULO I - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Avaliação educacional tem a ver com ação e precisa ser um processo contínuo que busque a interação entre a ação de educar e o educando.
Pensando nesta questão propomos um questionamento sobre essa ação pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com