TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  18/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO ESCOLAR

Elabore um texto de até  10 linhas a respeito da necessidade de bom senso e senso de justiça de que o professor deve estar imbuído ao avaliar o desempenho dos seus alunos:

O professor ao avaliar um aluno deve-se fazer uma avaliação com responsabilidade e justiça.

O aluno não deve ser avaliado como pessoa e sim pelos conhecimentos que lhe tornará um ser social.

Ao ser avaliado o aluno poderá ter uma reação e uma mudança de comportamento, pro isso a avaliação deve ser feita no tempo e no ritmo adequado.

O ensino, a aprendizagem e a avaliação permite ao aluno reconhecer seu papel no meio que convive, com cooperação, criatividade elevando sua qualidade de vida.

Deve-se ao professor ter o bom senso em fazer uma avaliação com um bom diagnóstico e tomar decisões para solucionar os problemas de cada educando.

O professor precisa se preocupar mais com a descoberta e valorizar as potencialidades do aluno.

Ter com senso de fazer uma avaliação mais qualitativa e não tanto quantitativa.

O professor ao avaliar, esta se avaliando também!

Descreva impressões a respeito da importância de sua função em facilitar a aprendizagem para seus alunos:  

Hoje em dia cada vez mais as crianças veem mais novas para a escola, e nem todas tiveram a sorte de frequentar um CMEI ou escola particular. O professor tem um papel de mediador, aceitar e respeitar o conhecimento que a criança já trás de sua casa. Sabemos que cada criança é única em seu aprendizado, então não podemos comparar crianças entre si. O que leva a ter um ambiente alfabetizador, sem dúvida é o estímulo, seja em casa por parte dos pais, ou na escola por parte dos professores. É não menosprezar a capacidade da criança, mas fazê-la refletir sobre sua resposta. Cada criança tem seu tempo de aprendizagem. É não reforçar para a criança. Ex: Você não sabe, então deixe. Nossa vai ser difícil para aprender! Ao contrário o professor deve incentivar a todos, que o pensamento positivo deve sempre estar entre as crianças. Ex: Hoje eu não sei, mas estamos aqui para aprender e sempre demonstrar carinho e afeto, reforçando para a criança, que ela vai conseguir. Você deve mostrar a ela que acredita em seu potencial. Apresentar um conteúdo novo, e no dia seguinte sempre retomar com as crianças. É preciso trabalhar com o concreto. Utilizo-me de alguns recursos, que as crianças possam desenvolver sua coordenação global, com instrumentos como eláticos, cordas e ritmo, que estimulam concentração e jogos. Histórias que elas possam participar da contação juntas, músicas. Alfabeto móvel, com imã, jogos com letras, jogos da memória, números e letras manipuláveis e apoio da sala da Proinfo, onde elas assitem vídeos e jogos de acordo com tema especificado pelo professor.



Descreva empressões a respeito da importância de sua função em facilitar a aprendizagem para seus alunos:

Acredito em primeiro lugar, que ninguém dá aquilo que não tem, a forma com que nos relacionamos com os alunos, o exemplo, e nossas atitudes, as experiências vivenciadas, o respeito, o diálogo e a afetividade são impressões relevantes, e resultantes de minha função para facilitar a aprendizagem dos alunos.

O professor deve ter domínio de conteúdo e facilidade para transmiti-los, porém, deve preservar o lado afetuoso, principalmente tratando-se de crianças que estão num processo de desenvolvimento, não só pedagógico, mas também de aspectos psicológicos e emocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com