TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  5/11/2015  •  Monografia  •  4.010 Palavras (17 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALEXANDRA BEZERRA COSTA DE FIGUEIREDO

avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental

[pic 2]

Santa Luzia

2012


ALEXANDRA BEZERRA COSTA DE FIGUEIREDO

avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Orientador: Okçana Battini

Tutor Eletrônico: Adriano Batista da Silva

Tutor de Sala: Cláudia Aparecida Lara Augusto de Melo

Santa Luzia

2012


Dedico este trabalho a Deus que me deu forças nesta caminhada por me proteger e continuar me protegendo. A minha família que me apoiou e me apoia, em especial a meu esposo Adriano por acreditar em mim, aos meus filhos Igor, Vitor e Isaac por minha ausência. Obrigado por tudo!


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, aminha familia por estar sempre do meu lado. Ao meu esposo e filhos por compreenderem minha ausência e serem fundamentais na conclusão de mais essa etapa em minha vida!

A todos, um forte abraço e um muito obrigada!

Alexandra


FIGUEIREDO.Alexandra Bezerra Costa de.. Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 23 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná,Santa Luzia, 2012.

RESUMO

O presente trabalho busca através de o diálogo compreender como se efetiva o processo de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, objetivando de forma geral compreender e analisar as formas de avaliar nesta etapa de ensino. Através de metodologia bibliográfica qualitativa apresenta a ideia de alguns renomados autores quanto a ótica de avaliação nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, autores como: Luckesi, Philippe Perrenoud e Hoffman. Compreender e analisar como deve ser a prática avaliativa nos anos iniciais do ensino fundamental, levando a conceber o educando como centro de seu processo aprendizagem organizado em dois capítulos que abordam a avaliação escolar e os instrumentos de avaliação, e a seguir traz as considerações finais essenciais para reflexão/ação da realização desse trabalho.

Palavras-chave: Avaliação- Educação- Ensino Fundamental- Anos Iniciais


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................................

6

CAPITULO I- A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  8

1-1 Tipos de Avaliação.........................................................................................     10

CAPÍTULO II COMO AVALIAR NOS ANOS INICIAIS DO  ENSINO FUNDAMENTAL  ...................................................................................................................................11

CAPITULO III-  INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO..............................................    14

Considerações Finais...........................................................................................      17

Referencias...........................................................................................................     19


INTRODUÇÃO

        O processo de aprendizagem se inscreve na dinâmica da transmissão da cultura, que constitui a definição mais ampla da palavra educação. Não se pode falar em avaliação sem se situar na questão do processo ensino aprendizagem. O presente projeto de pesquisa tem como linha de pesquisa Planejamento e Avaliação, onde o tema de estudo será Avaliação. A todo o momento desde que se inicia o processo de escolarização de um educando, iniciam-se aí, também as avaliações. Como educadora dúvida frequente permeiam todo o nosso processo de ensino aprendizagem é necessário conhecer as especificidades de avaliar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, daí a necessidade de um estudo dobre o referido tema. Percebe-se que nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental essa ótica também ocorre, avaliam-se apenas para atribuir notas e conceitos. Objetivando  de um modo geral, analisar como  ocorre as Avaliações nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, e de uma forma mais específica,  Identificar os tipos de avaliações existentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Conhecer os tipos de avaliações que ocorrem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Diferenciar e caracterizar os pontos positivos e negativos os tipos de avaliações vigentes nesta etapa de ensino.

         Sabe-se que o processo de Avaliar envolve várias nuances, onde é importante conhecer o contexto em que está inserido e os sujeitos que dele participam. Pensar como se realiza e de que forma se avalia. Questionamentos estes que surgem no dia a dia dos professores que atuam nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, e  diante da diversidade do processo de avaliar é que surge o interesse em estudar e aprofundar o tema em questão. Uma vez que atuando como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental indaga a mim mesma em diversos momentos que o processo de a Avaliação na maioria das vezes é de atribuição de notas.

        O trabalho desenvolvido será realizado com metodologia de Pesquisa Bibliográfica, através da pesquisa bibliográfica qualitativa, onde irá propor um diálogo entre o que diversos autores pensam sobre o tema: Avaliação.

CAPITULO 1 -  A Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

        A avaliação é um dos assuntos mais polêmicos da educação. Historicamente, a avaliação era usada como um instrumento de poder sobre aluno por muitos educadores, forma essa que incentivava uma relação mercantilista com o saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com