TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 Didatica

Por:   •  4/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Sirlene Borges da Assunção Souza Matricula: 13212080175

Polo: Paracambi

Folha de Respostas

Questão 1

a) Levar o aluno a refletir importância de preservar o meio ambiente.

b) Adotar práticas sustentáveis que envolvam o consumo responsável, contribuindo assim, para o desenvolvimento de atitudes de respeito e responsabilidades.

c) Com a utilização de um data show será explicado discursivamente e com o auxilio visual das imagens o que é o consumo consciente e quais as consequências da “não consciência” no consumo de recursos naturais, como, por exemplo, o uso exagerado da água, o desmatamento das florestas e a produção excessiva de lixo. Após isso, a turma será dividida em grupos, e a partir do que se foi falado em sala de aula, farão uma lista de ações para preservar e garantir a qualidade e oferta de água na localidade.

Questão 2

O avanço tecnológico é uma realidade na historia da educação atual. Por isso, nós professores não podemos ficar alheios a tais conhecimentos, precisamos nos preparar para lidar com esses recursos em nossas práticas pedagógicas. A maioria dos alunos domina essas ferramentas e parte dos educadores ainda não está preparada para lidar com essa nova forma de trabalho. Perrenoud demonstra preocupação com esses professores, pois eles enfrentarão dificuldades em seu trabalho se não buscarem aprimorar-se e aprender a lidar com as ferramentas das novas tecnologias.

Com o uso das ferramentas tecnológicas como: computador, tablet e outros, o ambiente de aprendizagem não se resume mais a uma sala de aula, mas também ao espaço virtual, trazendo mais mobilidade, pois os alunos podem interagir com professores e colegas em qualquer hora e espaço. No ambiente virtual, o uso das ferramentas e as pesquisas realizadas em sites na internet trazem benefícios para o aluno, além de auxiliá-los na sua aprendizagem. E nós educadores precisamos aderir a mais essa ferramenta, não como único e exclusivo método de ensino, mas como um recurso ao nosso favor, tanto no que diz respeito às praticas pedagógicas como nas relações que podemos construir como a troca de conhecimento entre professores e alunos.

Questão 3

Vygotsk, em sua teoria interacionista, enfatiza o papel da interação social e sua importância para o desenvolvimento humano. Sendo essa interação com o meio (amigos, família, etc) geradora de significados, valores e conhecimentos para o indivíduo. Por isso a importância de desenvolver no aluno a socialização.

Para lidar com uma turma que não tem habito de trabalhar em grupo, eu proporia uma atividade em que seja necessária a participação de todos para a concretização da tarefa, onde um completa o trabalho do outro. Dividindo a turma em pequenos grupos, e fazendo um trabalho de socialização que levasse os alunos a participarem de forma dinâmica e ativa das aulas, utilizando um trabalho oral, a fim de favorecer a troca, o respeito mútuo e a opinião do outro.

Todo o processo será realizado por meio de uma atividade lúdica, que desenvolva no aluno o saber ouvir, a atenção no que se ouve, respeitar o colega,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com