TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração escolar introdução crítica

Por:   •  20/4/2019  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar introdução crítica. São

Paulo, Cortez Editora, 1987,175p.

Cap. 2 - Administração Capitalista

Henrique Paro inicia o capítulo explicando o processo de produção e processos de exploração capitalista, esse processo acontece entre um indivíduo capitalista e um indivíduo explorado, sendo que o indivíduo capitalista se apropria do produto “força de trabalho’’ que é desenvolvido pelo indivíduo explorado. Essa relação se dá por meio do produto que é produzido, sendo esse produto produzido mais do que realmente seria necessário para o consumo e esse excesso do que foi produzido, é expropriado de quem produziu e apropriado pelo capitalista, assim o custo da força de trabalho se torna menor do que a força do trabalho empregado. Produzindo assim de acordo com o autor a exploração do trabalhador e consequentemente a produção de mais valia. Por tanto sucede então os benefícios aos donos de meio de produção, enquanto os trabalhadores se encontram na obrigação de venderem sua força de trabalho para os detentores desse meio.

Prosseguindo em sua análise Vitor Paro apresenta a divisão do trabalho esclarecendo que a divisão pormenorizada do trabalho visa alcançar à geração de grandes lucros ao capitalismo, que têm a ver com o problema da gerência ou do controle trabalho pelo capital. A produtividade e o lucro sobre produto é alcançado por meio da divisão do trabalho que se faz à custa do esforço do trabalho.

Nos tópicos subsequentes Paro propõe seria necessário repensar a racionalidade das ações humanas, explicitando a busca por objetivos que venha a atender os interesses de toda sociedade e não apenas de grupos privilegiados. No entanto para que isso aconteça é necessário de ainda de acordo com autor que uma transformação da ordem social aconteça. O autor observa que na prática administrativa os estudos se centralizam na sociedade capitalista, mais preocupados com os problemas de controle dos trabalhadores por meio da gerência, dessa forma o autor declara que os meios da administração deveriam ser aproveitados no desenvolvimento da ciência e da técnica, no sentido de impulsionar a mudança para que assim possamos conquistar uma sociedade mais democrática.

Consequentemente a escola deve se preocupar com o seu processo de gerenciamento administrativo, para que a divisão pormenorizada de trabalho não venha contribuir para que tais ocorrências que se sucedem nos meios de administração capitalistas não sejam repetidos nos meio escolar, o objetivo da escola não deve ser obter lucro, principalmente nas escolas públicas, esse estudo é importante para que essas ações sejam avaliadas e se tenha uma prática mais democrática no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com