TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

Por:   •  2/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.397 Palavras (22 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 22

Resumo do Projeto

O interesse pelo tema alfabetização e letramento surgiu através de estudos realizados na faculdade em sala de aula e de observações de práticas pedagógicas durante o período de estágio na fase fundamental 1. Percebemos a importância do conceito de alfabetização e letramento na sociedade e buscamos compreender quais são as etapas a serem seguidas e quais são as formas de se apresentar a criança, percebemos que a ludicidade neste trabalho é um excelente recurso pedagógico, pois traz o interesse da criança de forma que ela se aproprie do conteúdo abordado obtendo uma aprendizagem na qual seja prazerosa e significativa.

Palavras-chave – Alfabetização, letramento, ludicidade, professor.

1         Introdução

Este trabalho tem como objetivo expor algumas das principais teorias do conceito de alfabetização e letramento.

Partindo para uma definição do termo letramento e sua história, procurando discutir seus possíveis usos práticos no processo de escolarização, enfatiza o letramento sob a perspectiva da multiplicidade.

Desde os primórdios da origem da leitura e da escrita a alfabetização foi rotulada pela sociedade como um ato que define um cidadão perante a sociedade que o cerca.

As instituições de ensino por sua vez vêm encontrando grandes dificuldades nesta tarefa levando desta forma á reflexões e mudanças no currículo e na organização escolar.

Contudo, entender o que é alfabetização, compreendendo-a como um todo que vai além de uma simples decodificação de códigos, mas que engloba uma compreensão plena daquilo que se lê e se escreve é algo primordial nas escolas contemporâneas. Além do mais a alfabetização se transforma em um processo que envolve várias fases do aluno na leitura e na escrita, que estende desde á interpretação de gravuras a percepção do funcionamento da escrita dando sentido nas letras e escritas que se vê.

Neste contexto, métodos e estratégias ganham um espaço muito importante na sala de aula, pois através delas podemos alcançar uma aprendizagem significativa e que auxilia o professor em sala de aula. A ludicidade por sua vez entra como um auxílio pedagógico e transformador que quando bem trabalhado leva a um envolvimento amplo do aluno, as atividades lúdicas tem uma característica única que é da criança aprender fazendo o que ela mais gosta que é brincar, o lúdico dá a criança a oportunidade de aprender de maneira natural e espontânea sendo assim um grande recurso, pois através dele diversas áreas podem ser alcançadas como a interação, auto estima propiciando também a aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas

O professor na tarefa de ensinar ler e escrever precisa estar preparado buscando sempre novos horizontes que aprimorem suas aulas, com tudo o educador precisa também estar sempre refletindo perante a sua forma de ensinar e os meios que utiliza para alfabetizar compreendendo o aluno como um todo.

A aprendizagem é um processo amplo e complexo no qual abrange diversos indivíduos que estão em diferentes modalidades, portanto é fundamental para o educador ter a sensibilidade na hora de atuar em sala de aula como também no momento que esta realizando o planejamento necessário para ele aconteça e saber compreender as possíveis dificuldades encontradas neste trabalho.

O letramento e a alfabetização é um dos principais objetivos nas series iniciais, mas é de extrema importância para o educador entender como ela acontece e entender que este é um processo contínuo que precisa estar sendo construído aos poucos compreendendo assim as diversas fases que a criança se encontra. A postura do educador dentro da sala é de fundamental importância, é preciso que ele tenha interesse real pelo aprendizado dos alunos e que seja participativo e dinâmico construindo assim um ambiente agradável e que traga segurança e motivação aos futuros leitores e escritores.

2 - Objetivos

O objetivo geral do presente trabalho tem como foco principal abordar uma ampla visão sobre a alfabetização e letramento nas series iniciais tendo como base pesquisas científicas e de campo com o intuito de trazer conceitos para educadores que buscam o aperfeiçoamento de sua prática docente. Analisando a importância do alfabetizar letrando, para colocar a criança em contato com as práticas sociais, utilizando-se do lúdico como estratégia pedagógica.

Objetivos Específicos:

         - Pesquisar os conceitos de Alfabetização e letramento e estabelecer relações entre eles.

- Compreender a alfabetização e o letramento e as práticas sociais que o educador deve desenvolver nas séries inicias.

- Discutir as possibilidades de trabalho fundamentadas no lúdico, como estratégia metodológica   

3 -Justificativa

As práticas da leitura e da escrita estão presentes em praticamente todos os espaços que estão a nossa volta, a escrita, por exemplo, está em quase todos os lugares, como no ônibus, nas placas de ruas, notas de dinheiro, na televisão, computador, rótulos de supermercados, embalagens de brinquedos, revistas, jornais, livros, enfim, são diversos os locais na quais a escrita tem se feito presente e a importância da compreensão da leitura neste contexto se faz pelo fato do indivíduo através do seu conhecimento obter esta prática na sua convivência social. E pensando nisto o presente trabalho visa trazer a compreensão do tema letramento e alfabetização, entendendo qual é a diferença entre alfabetização e letramento, quais são as fases que a criança passa diante deste processo e qual é o papel do professor neste contexto, buscando enriquecer assim a formação docente, trazendo novos conhecimentos e conceitos referentes ao assunto abordado.

4 - Fundamentação Teórica

4.1- Alfabetização e letramento

         A Alfabetização parece ser algo desnecessário visto que pode se tratar também de um conceito familiar, qualquer pessoa responderia que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Mas não, a Alfabetização é considerada como o ensino de habilidades de codificação e decodificação que foi transposto para sala de aula, no final do século XIX, mediante a criação de diferentes métodos.

        Existem diferenças significantes quanto ao conceito de alfabetização e letramento, entende-se que a alfabetização é um processo vinculado à escolarização e que o letramento é um fenômeno mais amplo, onde envolve os usos da escrita nos mais diferentes núcleos sociais, incluindo a escola, mas não se limitando a ela. A alfabetização é um processo que, embora possa acontecer fora da escola – famílias que alfabetizam seus filhos em casa, por exemplo –, tem a escola como seu principal espaço. Diferentemente do letramento, a alfabetização está bastante restrita à esfera escolar. O letramento está associado ao uso social da prática da leitura, por exemplo: Leitura de propagandas de supermercados, anúncio na televisão, computador, ônibus...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (462.8 Kb)   docx (478.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com