TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

Por:   •  2/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.397 Palavras (22 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 22

Resumo do Projeto

O interesse pelo tema alfabetização e letramento surgiu através de estudos realizados na faculdade em sala de aula e de observações de práticas pedagógicas durante o período de estágio na fase fundamental 1. Percebemos a importância do conceito de alfabetização e letramento na sociedade e buscamos compreender quais são as etapas a serem seguidas e quais são as formas de se apresentar a criança, percebemos que a ludicidade neste trabalho é um excelente recurso pedagógico, pois traz o interesse da criança de forma que ela se aproprie do conteúdo abordado obtendo uma aprendizagem na qual seja prazerosa e significativa.

Palavras-chave – Alfabetização, letramento, ludicidade, professor.

1         Introdução

Este trabalho tem como objetivo expor algumas das principais teorias do conceito de alfabetização e letramento.

Partindo para uma definição do termo letramento e sua história, procurando discutir seus possíveis usos práticos no processo de escolarização, enfatiza o letramento sob a perspectiva da multiplicidade.

Desde os primórdios da origem da leitura e da escrita a alfabetização foi rotulada pela sociedade como um ato que define um cidadão perante a sociedade que o cerca.

As instituições de ensino por sua vez vêm encontrando grandes dificuldades nesta tarefa levando desta forma á reflexões e mudanças no currículo e na organização escolar.

Contudo, entender o que é alfabetização, compreendendo-a como um todo que vai além de uma simples decodificação de códigos, mas que engloba uma compreensão plena daquilo que se lê e se escreve é algo primordial nas escolas contemporâneas. Além do mais a alfabetização se transforma em um processo que envolve várias fases do aluno na leitura e na escrita, que estende desde á interpretação de gravuras a percepção do funcionamento da escrita dando sentido nas letras e escritas que se vê.

Neste contexto, métodos e estratégias ganham um espaço muito importante na sala de aula, pois através delas podemos alcançar uma aprendizagem significativa e que auxilia o professor em sala de aula. A ludicidade por sua vez entra como um auxílio pedagógico e transformador que quando bem trabalhado leva a um envolvimento amplo do aluno, as atividades lúdicas tem uma característica única que é da criança aprender fazendo o que ela mais gosta que é brincar, o lúdico dá a criança a oportunidade de aprender de maneira natural e espontânea sendo assim um grande recurso, pois através dele diversas áreas podem ser alcançadas como a interação, auto estima propiciando também a aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas

O professor na tarefa de ensinar ler e escrever precisa estar preparado buscando sempre novos horizontes que aprimorem suas aulas, com tudo o educador precisa também estar sempre refletindo perante a sua forma de ensinar e os meios que utiliza para alfabetizar compreendendo o aluno como um todo.

A aprendizagem é um processo amplo e complexo no qual abrange diversos indivíduos que estão em diferentes modalidades, portanto é fundamental para o educador ter a sensibilidade na hora de atuar em sala de aula como também no momento que esta realizando o planejamento necessário para ele aconteça e saber compreender as possíveis dificuldades encontradas neste trabalho.

O letramento e a alfabetização é um dos principais objetivos nas series iniciais, mas é de extrema importância para o educador entender como ela acontece e entender que este é um processo contínuo que precisa estar sendo construído aos poucos compreendendo assim as diversas fases que a criança se encontra. A postura do educador dentro da sala é de fundamental importância, é preciso que ele tenha interesse real pelo aprendizado dos alunos e que seja participativo e dinâmico construindo assim um ambiente agradável e que traga segurança e motivação aos futuros leitores e escritores.

2 - Objetivos

O objetivo geral do presente trabalho tem como foco principal abordar uma ampla visão sobre a alfabetização e letramento nas series iniciais tendo como base pesquisas científicas e de campo com o intuito de trazer conceitos para educadores que buscam o aperfeiçoamento de sua prática docente. Analisando a importância do alfabetizar letrando, para colocar a criança em contato com as práticas sociais, utilizando-se do lúdico como estratégia pedagógica.

Objetivos Específicos:

         - Pesquisar os conceitos de Alfabetização e letramento e estabelecer relações entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (462.8 Kb)   docx (478.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com