TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Altismo criança na escola

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.620 Palavras (31 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 31

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Considerações gerais sobre Autismo
  1. Conceito e características de Autismo
  2. Abordagens sobre o autismo
  1. Abordagens cognitivistas
  2. Abordagens educativas
  1. A importância da prática pedagógica para a inclusão de crianças autistas em escolas regulares
  1. Inclusão escolar – abordagens possíveis
  2. Como incluir a criança autista na escola regular
  1. Considerações finais
  1. Introdução

É muito comum vermos em escolas, tanto públicas quanto privadas, uma mescla de crianças, as ditas “normais” e as que fogem dos padrões da normalidade, que podem ser chamadas de deficientes, ou até mesmo aquelas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial (NEE). Dentre tantos casos de crianças com NEE inseridas, não de forma muito correta, no contexto escolar, principalmente na educação infantil, surge a necessidade de que se tenha nessas escolas profissionais qualificados para lidar com essas crianças. Nesse sentido, não fala-se então somente dos professores que estão nas escolas, mas também de profissionais especializados para tratar dessas necessidades e orientar esses professores no seu fazer educacional.

Marcado por uma série de especulações sobre o que é e o porquê de acontecer, o autismo vem sendo discutido por muitos especialistas e abordado como um transtorno ainda sem causas específicas e consequentemente sem prevenções que levem as mães a combaterem-no, o que dificulta na ajuda dos pais para com essas crianças e principalmente na intervenção específica dos educadores quando essas crianças são inseridas no ambiente escolar regular. O presente trabalho de pesquisa tem como tema: Abordagem teórica sobre a importância das práticas pedagógicas para a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, e traz a problemática: Qual a importância das práticas dos professores para a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil? Vindo justificar-se pela necessidade de incluir de maneira efetiva um aluno autista na Educação Infantil, trazendo à tona uma série de dúvidas e questionamentos sobre como e o que fazer para inclui-los de forma correta atendendo as suas necessidades primordiais.

Sabe-se que autismo ou espectro autista é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) com influência genética causado por defeitos em partes do cérebro com características especificas como dificuldade na comunicação e na interação social, possui dificuldades em se relacionar, em fazer amigos e principalmente dificuldades na aprendizagem, onde entra a intervenção do professor. Partindo dessa necessidade dos autistas é que o presente projeto de pesquisa se interessa em evidenciar e analisar a importância das práticas dos professores referente a essas crianças e suas necessidades especiais.

As práticas educativas dos professores da Educação Infantil para incluir alunos autistas ganham uma enorme importância, saber o que fazer, como fazer é pré-requisito básico para esses profissionais. Professores bem capacitados em sua prática conseguem fazer com que alunos autistas sejam bem acolhidos nas salas de aula, consigam interagir com seus colegas de classe e apreendam algum conhecimento e se tornem parte integrante do ambiente (escola) em que está inserido.

Portanto, evidenciar quais as práticas que esses profissionais devem usar em sala de aula é o ponto principal deste projeto. Como o professor deve acolher estes alunos, quais metodologias usar, como resolver situações que fogem da “normalidade” da sala de aula, etc. Esses caminhos se seguidos de maneira correta ajudará os professores a enfrentar possíveis entraves encontrados em sala de aula e mais do que isso, ajudam a incluir com sucesso alunos autistas.

Cabe aos profissionais de ensino saberem qual a importância das suas práticas para a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, não é apenas colocar uma criança autista na sala de aula e dizer que a estar incluindo, mas sim usar metodologias que se apliquem a tais crianças para que o seu aprendizado seja efetivo, sendo assim, o objetivo geral desta monografia é: Analisar a importância das práticas pedagógicas para a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos:

  • Conceituar autismo e suas características;
  • Evidenciar a importância das práticas pedagógicas para a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil.

A pesquisa realizada se fundamentou em teóricos como Stefan, Smgith, Meirelles, dentre outros, que possibilitou alcançar os objetivos específicos, através de suas explicitações acerca do tema proposto para esta monografia, e que estão diretamente ligados à temática e influenciam assim também no desfecho da educação.

Para que os objetivos sejam alcançados, faz-se necessário uma metodologia específica para norteá-los. Esta monografia estará respaldada exclusivamente pela pesquisa bibliográfica, que de acordo com Gil (1996, p.65) tem como principal vantagem o fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.

A pesquisa bibliográfica é um procedimento formal que tem seus métodos e pensamentos reflexivos, levando o pesquisador a conhecer verdades ou para descobrir verdades parciais. O que se encontra em livros tende a ser mais proveitoso do que o que se poderia encontrar em outros tipos de pesquisa.

trata-se de levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto [...]. (MARCONI; LAKATOS. 2001, p.43-44)

Segundo Marcone e Lakatos (1999, p.73) “as fontes de documentos, as bibliografias variam, fornecendo aos pesquisadores diversos dados e exigindo manipulação e procedimentos diferentes”, que por serem diferentes e de diferentes autores propiciam ao pesquisador a utilização de estratégia de pesquisa diferenciadas. A pesquisa bibliográfica permite que o pesquisador se aprofundo no tema proposto, utilizando uma vasta bibliografia em um breve espaço de tempo.

Nesse sentido, com tantas bibliografias a serem estudadas e analisadas deve-se ter alguns critérios na escolha e interpretação das obras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com