TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia escola Odemir Furlan

Seminário: Pedagogia escola Odemir Furlan. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

1.Na escola Odemir Furlan , O aluno Marcos do quinto ano , tem muitas dificuldades devido ao numero de faltas.

2.Seus pais nunca participaram de reuniões pedagógicas. A diretora da escola ao entrar em contato esgotou se todas as possibilidades de comunicação.

O aluno não consegue acompanha as matérias devido sua dificuldade em ler e escrever. A direção por não consegui falar com seus responsáveis entrou em contato com o conselho tutelar e convocaram novamente seus pais para resolver tal problema . De acordo com a Lei de LDB , Art . 12 , O aluno pode e deve retornar a escola, Isso não quer dizer que sera aprovado para a próxima fase do estudo ou seja, atualmente a lei prevê o minimo de 200 dias letivos ou 800 horas de estudos . Desse total o aluno deve ter uma frequência minima de 75% , assim pode deixar de frequentar 25 % das aulas , ou 50 faltas. Se o total de faltas for maior que 51 o aluno estará automaticamente reprovado mesmo que suas notas sejam boas , e a escola não pode recusar o aluno mas deve seguir os critérios acima.

O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.

Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.

O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.

As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.

Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com