TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Materiais Didáticos da Escola e Produção de Relato

Por:   •  13/10/2022  •  Tese  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  12.498 Visualizações

Página 1 de 3

Análise de materiais didáticos da escola e produção de relato 

  Na CMEI Maria Aparecida Gomes e observei que a escola apresenta os seguintes materiais, cartaz, desenhos, jogos, quebra-cabeça, complete o alfabeto, brinquedo de montar, massinhas de modelar, lápis de cor, bolas de diferentes cores e tamanhos, livros bastantes proveitosos, cartolinas, papel cartão, livros de E.V.A com muitas ilustrações confeccionados pela professora, fantoches, Mural, Letreiros, Filme. Para Barbosa (2005, p. 8) “o material didático assume o papel de mediador principal das interações dos alunos com os conteúdos”. Na Educação infantil o material didático prevê grande parte das estratégias didático-pedagógicas por se tratar de um recurso visual, o material didático é fundamental para a aquisição da leitura, o desenvolvimento da escrita e a interpretação de texto, principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem capazes de estimulam o aluno. Como por exemplo o material didático audiovisual (vídeo, filme, entre outros) possibilita explorar imagem e som, estimulando o aluno a vivenciar relações, processos, conceitos e princípios.

No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. Somente por volta de 1847, os livros didáticos passaram a assumir um papel de grande importância na aprendizagem e na política educacional. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

Os materiais didáticos são utilizados com frequências, mais a uma rotina e um planejamento para o uso de cada material pedagógico, na utilização de alguns deles é necessário a mediação da professora, o uso de tais materiais como a leitura dos livros de historinhas, apresentação do teatro com fantoche são realizados ao ar livre embaixo de uma arvore ou no pátio da escola. É muito importante a aprendizagem ao ar livre, faz que a criança experimente outros contextos da realidade, melhora o desenvolvimento intelectual, além de incentivar o pensamento crítico, criatividade, trabalho em grupo e a inteligência emocional.

Na escolha do livro didático, a professora considera que é importante ajudar essas crianças a conhecerem seus pontos fortes, a compreenderem que suas dificuldades não existem por falta de capacidade e, a descobrirem estratégias que sejam úteis ao seu aprendizado como a confiança em si mesma, a capacidade de tomar decisões, a habilidade para solucionar problemas, a autonomia, a motivação para atingir objetivos, na escolha de um livro simples contendendo textos, ótimas ilustrações, boa qualidade ,colorido, atividades e práticas pedagógicas que estimulem os alunos na construção de seus conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com