TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Didáticos na Escola

Por:   •  20/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Análise dos materiais didáticos da escola

Existe uma variedade de materiais didáticos disponíveis para os professores a serem utilizados de apoio ao ensino, para incentivar as crianças a participarem de novas experiências descobertas. Ter à disposição um material didático também proporciona ao aluno maior autonomia, justamente pelo fato de ele poder buscar o conhecimento por si só.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que: Além de organizador o professor também é facilitador nesse processo. Não mais aquele que expõe todo o conteúdo aos alunos, mas aquele que fornece as informações necessárias, que o aluno não tem condições de obter sozinho. Nessa função, faz explanações, oferecem materiais, textos etc. (BRASIL, 1998, p.38). A utilização dos materiais didáticos possibilita que o aluno visualize e construa significados, conduzindo-o ao raciocínio. Através dele, o professor observa, faz estimativa, relaciona informações, busca soluções para os problemas apresentados, compara os resultados, e produz novas ideias. Entretanto para que isso seja possível, os professores precisam utilizar o material didático de maneira adequada, e o próprio material precisa ser estimulante, apresentando recursos e ferramentas tecnológicas. A utilização dos materiais do C.E.I vai de acordo com a capacidade cognitiva de cada um em aprender, tornando a informação mais fácil de ser assimilada

Alguns exemplos de materiais disponíveis em nossa escola: cartazes e desenhos nas paredes das salas de aula, televisores, livros, murais, jogos educativos preparados pelos próprios professores, aparelhos de som, pecinhas, massinha de modelar. Além disso, as atividades propostas fora de sala de aula, proporcionam um playground, onde é utilizada como área de lazer em muitos momentos nas disciplinas educativas, visando o comportamento da criança,

Toda instituição de ensino, ao elaborar seu plano pedagógico, deve ter um material didático para guiar o processo de alfabetização e de aprendizagem de seus alunos, pois ele é fundamental para promover uma educação de qualidade. A importância do material didático se mostra no que ele possibilita à escola, aos professores, aos alunos, ao processo de ensino e aprendizagem e à educação.

Levando em conta que nem todas as escolas possuem uma quantidade de recursos (materiais didáticos) disponíveis, acreditamos que o professor pode incentivar a confecção de materiais didáticos, e entendemos que o ele pode utilizar esses recursos como uma das formas de desenvolver a sua formação e sua prática pedagógica, tornando assim, mais significativa.

temáticas quando envolvem filmes infantis, desenhos etc.

Além de temas específicos como, por exemplo, a natureza ou a

vida dos animais, tais apresentações tem gerado certo impacto no

comportamento quanto no interesse.

A melhoria dos kits de muitimidia de muita que proporcionam

uma sonoridade de melhor qualidade tem gerado boas expectativa.

A didática como interação tem melhorado muito, principalmente

com a utilizações de telões onde brincadeiras mais lúdicas podem ser

vivenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com