TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

Atividades de Práticas Pedagógicas

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança

          Relatório de atividades apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança  do curso de pedagogia por meio de  Atividades Praticas pedagógicas.

                                                             Professora: Monaliza P.Cavachioli

Pirassununga

2015

INTRODUÇÃO

        O professor assume um papel de grande destaque no processo de ensino aprendizagem, e sua contribuição para a construção das competências e habilidades sociais na vida de uma criança é de fundamental importância.

       Com este trabalho vamos  abordar o tema de desenvolvimento social da criança com o objetivo de fazer reflexões relacionando com os assuntos pedagógicos  abordados em sala de aula.

  1. Papel dos profissionais da Educação para a construção das competências e habilidades sociais.

           O primeiro ambiente da criança é  a família, e é por meio deste ambiente que elas vão desenvolver o caráter desde pequena, conforme vão crescendo surge a necessidade de irem para a escola, esse será um novo ambiente de adquirir educação, ou seja, conhecimentos históricos e formas de conviver em sociedade, além de contemplar as disciplinas ofertadas pela escola, assim vão desenvolvendo suas competências e habilidades sociais.

       O professor como mediador tem a função de propor métodos claros e objetivos que ajudam no entendimento e compreensão dos alunos nesta caminhada, pois é na escola, sala de aula que esses pequenos vão ter as primeiras lições de conviver em sociedade, descobrindo as diferenças entre eles, e é nesta hora que o professor deve ensinar lições de cidadania para que todos aprendam respeitar as diferenças. Neste espaço é de suma  importância a  interação entre professor e aluno para que tenha uma efetiva troca de experiência e consequentemente a aprendizagem se torne real.  Luckesi (2005, p.18), afirma que “os educadores precisam acolher, nutrir, sustentar e confrontar seus educandos.” Dessa maneira os alunos se sentem seguros e confiantes, vendo em seus professores alguém que lhes possa ajudar a construir novos conhecimentos.

       Sendo assim a  família deve participar e orientar o filho, acompanhando o crescimento  e detectar qualquer mudança de comportamento. É fundamental que escola, professor e família estejam juntos, é o que defende A. Del Prette e Del Prette (2000, 2003, 2006b), duas instituições têm responsabilidade mais direta com o desenvolvimento integral da criança: a família e a escola.

Definição de  “habilidades sociais”

Refere-se à dimensão descritiva do desempenho social, incluindo o conjunto de seus componentes comportamentais (desempenhos verbais, não verbais e para linguísticos), cognitivo afetivos (percepção social, crenças, metas pessoais, autoestima) e fisiológicos (indicadores de ansiedade ou disfunções psicossomáticas); implica a existência de diferentes classes de comportamentos sociais no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as demandas das situações interpessoais.

Definição de “competência social”

tem um sentido avaliativo que remete aos efeitos do desempenho das habilidades nas situações interpessoais vivenciadas; aplica-se à dimensão funcional do desempenho social, ou seja, ao grau de proficiência com que o indivíduo organiza esses componentes em um desempenho efetivo, incluindo a consecução dos objetivos da interação, a manutenção ou melhora da autoestima e da qualidade da relação, maior equilíbrio de ganhos e perdas entre os parceiros da interação e o respeito dos direitos humanos básicos; implica instrumentos de 18 avaliação, caracterização da situação em que ocorre o desempenho e critérios de avaliação.

  1. Tabela

Competência

Social

Contextos:

Desenvolvimento Social

Papel do

Professor

Percepção social; é o processo de interpretação  do comportamento de outras pessoas

Compreensão de um novo fato

Conduzir as crianças para a integração social, levando-as compreenderem os outros

Comunicação; é um processo de interação social através de símbolos e sistemas de mensagens que produzem como parte da atividade humana.

 Conversas formais e informais

Proporcionar um ambiente de boa relação para uma comunicação saudável.

Atitude; maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.

Bom comportamento

Exploras as vivencias das crianças, orientando-as a construir hábitos e atitudes.

Mudança de atitude; Tentativa de mudar a sua atitude em relação a um determinado produto ou ideia.

Pode ser negativa ou positiva.

Propor situações onde seja  necessários elas mudarem de atitude.

Socialização; processo através do qual os indivíduos aprendem e interiorizam as normas e os valores de uma determinada sociedade e de uma cultura específica. 

Tornar-se membro de um determinado grupo

Criar estratégias de trabalho em grupo.

Grupo social; é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum

Saber reconhecer o outro

Favorecer trabalhos em grupos fora da escola.

Papéis sociais;  É a função ou o comportamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupa determinado status social; é o aspecto dinâmico do status, a realização dos direitos e deveres referentes o status social. 

Comportar-se de acordo

Indagar a criança sobre qual papel social ela representa dentro do grupo.

Atividade; é conceituada como uma situação que media a vinculação que o indivíduo tem com o mundo ao seu redor. 

Relacionar no mundo

Compartilhar diversas experiências.

Consciência; é o ato psíquico mediante o qual uma pessoa enxerga a sua presença no mundo. Por outro lado, a consciência é uma propriedade do espírito humano que permite reconhecer-se nos atributos essenciais.

O aluno se apropria do mundo cultural e desenvolve o "sentido pessoal". Produzindo uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros,.

propondo experiências com o mundo externo

Identidade; é o conjunto das características e dos traços próprios de um indivíduo ou de uma comunidade. Esses traços caracterizam o sujeito ou a coletividade perante os demais. 

Sua própria representação no mundo

Proporcionar as crianças reflexões sobre sua própria existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com