TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e desenvolvimento social

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

          

Atividades Práticas Supervisionadas

               

PEDAGOGIA – 3° NA

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

PROF.ª.: ELZA P. PONTES RIBEIRO

JOSIANE SALVIANO CASIMIRO AROCA                        RA: 8982244069

JULIANA DE SOUZA MARTINS                                        RA: 8073863647

ROSIMEIRE GOMES DA SILVA                                        RA: 8064800511

THAINÁ RAÍSSA ROMANATTO RODRIGUES                        RA: 8524939749

Santo André

Abril/2015

Etapa 1 e 2 das Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança


Etapa 1

Passo 2

Tabela 1 – A Construção da Competência Social na Criança

Competência Social

Contextos:

Desenvolvimento social

Papel do Professor

Reconhecer o direito dos outros

Em uma aula de informática foi estabelecido 10 minutos para cada aluno usar o computador para realizar uma atividade. Passados os 10 minutos um determinado aluno não quis ceder a vez para o amigo do grupo

O professor deverá intervir fazendo reconhecer o direito de todos, que devemos zelar por aquele bem que é de todos, assim como respeitar o direito e o momento que cada um tem de usar, que do mesmo jeito que o amigo esperou para usar, ele também pode esperar também.

Resolver problemas

Em uma aula de Português, um aluno sem motivo levanta-se e vai até um amigo e puxa seu cabelo sem motivo aparente e o começo começa chorar compulsivamente.

O professor deverá parar a aula e ir até este aluno e mostrar para ele que o que fez é errado e assim o mesmo pode querer fazer o mesmo com ele e assim fazendo com que cada aluno exponha suas o que deixa triste em sala de aula e ir criando estratégias para um melhor relacionamento.

Respeito e Solidariedade

Em um ambiente acolhedor o qual foi preparado para uma aula de Educação Física onde eles irão se dividir em pequenos grupos e fazer uma competição onde um vai ajudar o outro no intuito da bola chegar até o final de forma segura, porém um aluno não respeita a ordem e passa a bola para outro amigo que mais gosta na turma e não para o que estava ao seu lado.

O professor deverá dizer para eles que o amigo repassando a bola para o seu companheiro de turma que está ao lado estarão trabalhando o respeito mútuo e a solidariedade que precisa existir entre eles para um melhor resultado da competição e os fazendo perceber que devemos respeitar um ao outro.

Estabelecer relações amigáveis

Em um determinado momento de uma aula de matemática, onde os alunos estão realizando uma atividade com o jogo de dominó, houve um conflito, pois um determinado aluno não aceitou a estratégia do outro para a jogada.

O professor deverá se dirigir a este grupo e explicar-lhes que em um jogo é necessário respeitar a vontade do amigo em colocar a pedra aonde ele quiser e que é somente um jogo que não a necessidade de desavenças e que eles precisam construir relações saudáveis dentro e fora de sala de aula e que basta apenas sabermos cultivarmos bons relacionamentos.


Passo 3

Relatório

Tendo em vista o contexto social da criança em questão, por meio das atividades aplicadas de forma dinâmica e acolhedora é possível que o aluno desenvolva um estado de compreensão e respeito pelos demais que o cercam e assim refletindo em seu comportamento tanto em sala de aula como em casa. Tendo em vista que devemos levar em consideração o quadro social a qual ele está inserido e como ele chegou a instituição de ensino. 

A partir das primeiras impressões apresentada pelos pais, foi possível a construção de uma tabela de competências a serem trabalhadas com esse aluno. Por meio de estratégias é possível reverter ou até mesmo amenizar esse quadro, ele possa vivenciar no seu dia a dia para que assim seja assimilado pouco a pouco.  

O professor em primeiro momento deve procurar ponto chaves e estratégicos entre uma aula e outra e durante elas, pois que dar limites a criança é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo o que se deseja e também porque não existe liberdade total sem regras. 

A primeira etapa consiste em trabalhar o histórico e com pequenos exemplos e momentos onde ele compreenda que cada um tenha seus direitos e deveres e que todos devemos ser respeitados. Com estratégias simples pequenos exemplos e questões pertinentes onde ele irá assimilar e compreender o que é respeito mútuo. Fazendo uso dos temas transversais, isto é cabendo em cada momento uma lição e em tudo tirar proveitos.  

Tendo em vista que devemos estudar a realidade a qual ele está inserido e por já vir de outra escola a qual o professor foi agredido por ele e assim o mesmo pode ter um quadro de rejeição, ali não foi estabelecido uma relação sócio afetiva. A partir disso serão construídos momentos agradáveis com pequenas lições que envolvam o respeito, a solidariedade, trabalho de grupo, dentre outros conceitos.  É preciso acontecer um resgate de identidade, trabalhar regras, sendo também que cada realidade corresponde a um tipo de pessoa. 

O papel do professor diante desse aluno é o fazer entender que a escola é um ambiente de constante aprendizagem, tanto educacional como comportamental, estabelecendo normas, ética e valores que dali transmitimos a sociedade. 

Diante das competências sociais estabelecidas o professor irá trabalhar o desenvolvimento social, em diferentes ambientes, em primeiro momento pequenas rodas de conversa, trabalhar a socialização com pessoas da mesma idade que ele.  

Por meio de situações de estimulem a perceber a realidade ele poderá assimilar de forma clara e a pequenos passos que ali poderá ser colhido bons frutos, e que é pouco tempo sua permanência diária na escola e que ele deve aproveitar ao máximo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (336.1 Kb)   docx (268.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com