TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Polo Piracicaba - SP

Curso: Pedagogia

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução á Educação Virtual e Direitos Humanos

ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA ALVES

RA: FPI8977223523

ANTONIO GILBERTO DE AQUINO E SILVA

RA: FPI9904008165

MIRCE DE OLIVEIRA FARIA

RA: FPI8977164941

ROSINEI GOVEA LEITE DE CAMPOS

RA: FPI8977223506

SIMONE MARA DE ALMEIDA DE BRITO

RA: FPI8740136735

Tutora: Profª.Denise Almada Leitão

PIRACICABA

25/05/2015

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho apresentaremos alguns pontos importantes sobre as mudanças históricas relacionadas a profissionalização docente, os métodos abordagens e o ensino da língua escrita, promovendo a reflexão crítica sobre como as escolas estão desestruturadas para receber estes alunos.

O que nos motivou a fazer este trabalho foi a maneira em que esta sendo trabalhada a Educação Inclusiva nas escolas regulares, como estão sendo aceita pela sociedade em geral e também pelos demais alunos, apontar as dificuldades encontradas pelos profissionais que já atuam na rede de ensino regula e também seus pontos positivos, tais como: melhora na relação interpessoal de cada aluno para que sejam aceitos sem nenhum tipo de preconceito.

Alguns profissionais da educação e as próprias escolas que tem dificuldade em trabalhar e entender um tema tão enigmático quanto o da inclusão. Dessa maneira surge a necessidade do esclarecimento sobre inclusão escolar, fazendo necessário para o entendimento real e expressivo da necessidade e da importância da inclusão de pessoas com deficiências nas escolas comuns de rede regular de ensino e isso gera oportunidade para o sistema educacional e para sociedade. Uma vez que a maioria das pessoas desconhecem as realidades e dificuldades pelas quais passam os portadores de necessidades especiais e suas respectivas famílias.

DESENVOLVIMENTO:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

ENTREVISTA COM A PROFISSIONAL QUE TRABALHOU COM ALUNO COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU MENTAL.

  1. Como é para você trabalhar com um aluno cadeirante?

R: a integração em sala de aula é fundamental, tratamos o aluno com deficiência como pessoas normais que necessita, apenas de uma adaptação física e estrutural para adaptar ao ambiente e assim conseguir sua independência.

(2) Qual é sua maior dificuldade?

R: A minha maior dificuldade é conversar com os alunos, explicando toda situação do cadeirante.

Tenho medo de expor muito o cadeirante, pois os alunos precisam saber respeitar  o colega, explicando  que a deficiência afeta apenas coordenação motora, para que eles não tenham nenhum tipo de discriminação em relação ao colega de classe.

(3) Qual o ponto negativo, é o positivo?

R: O negativo é que a escola não esta toda adaptada com a necessidade do portador de deficiência.

 O Ponto positivo é que a autonomia que estou dando para o cadeirante são conquistas simples mais que demonstram que estou no caminho certo qualquer criança pode progredir basta a gente ensinar com amor sem fazer diferença todos tem uma capacidade de aprender mesmo com suas limitações.

 

(4) Na sua opinião as escolas regulares tem condições um aluno com deficiência?

R: Ainda não, pois, vários fatores interferem na adaptação do aluno com deficiência em sala de aula, um deles é o ambiente físico e o outro e a falta de qualificação profissional dentro de uma escola de ensino regular.

(5) Como é feita a inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares?

A inclusão é amparada pela lei porem faltam qualificação profissional e os alunos também não estão preparados para recebê-los.

A Inclusão deve continuar porem as escolas precisam estar prontas para receberem bem esses alunos, ao incluir o aluno com deficiência torna a escola propícia ao aprendizado cada aluno tem sua particularidade seja ele com deficiência ou não.

É preciso olhar para todos os alunos de maneira individualizada e colaborativa.

Professora entrevistada: Teresa Fatima de Lima, 53 anos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os objetivos desse trabalho foram mostrar a necessidade da escola se adequar as crianças com necessidades especiais no ensino regular.

A educação inclusiva merece um olhar atencioso, pois sabemos dos desafios de incluí-los. Ainda existe preconceito diante desse assunto, pois é um tema que deveria ser mais abordado em escolas e todos educadores tem que estarem preparados para este desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (744.4 Kb)   docx (813.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com