TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aproveitamento Pedagógico de um Ambiente Não Escolar

Por:   •  17/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.314 Palavras (18 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO

PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Lilissane Dala Nora – RA 1622994

Polo Hauer – Curitiba / PR

2016

LILISSANE DALA NORA – R.A. 1622994

APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

OS PRINCÍPIOS DA ÉTICA E A IMPORTÂNCIA DOS VALORES HUMANOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Trabalho apresentado À Universidade Paulista – Unip Interativa, referente ao Curso De Licenciatura em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática De Ensino: Observação E Projeto.

POLO HAUER – CURITIBA / PR

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

2.1.        OBJETIVOS GERAIS        5

2.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3.        DESENVOLVIMENTO        5

3.1.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3.2.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        6

3.2.1.        ESCOLHA DO AMBIENTE EDUCATIVO NÃO ESCOLAR        6

3.2.2.        PÚBLICO ALVO        7

3.2.3.        PROPOSTA PEDAGÓGICA E METODOLOGIA DE ENSINO        7

3.2.4.        ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS        7

3.2.5.        PLANO DE AÇÃO DIDÁTICA        9

3.2.6.        CRONOGRAMA        11

3.3.        ENCERRAMENTO DO PROJETO        11

4.        AVALIAÇÃO        12

4.1.        RESULTADOS ESPERADOS        12

5.        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade brasileira presencia atualmente o fato mais consternado de corrupção de sua história, com escândalos relacionados a má conduta, desvio de verba pública, superfaturamento de obras, recebimento de propina, licitações fraudulentas, enfim atos ilícitos de políticos que se utilizam do poder para benefício particular em detrimento aos interesses da população.

Esse cenário remete a uma reflexão acerca da cultura que a nossa sociedade adquiriu ao longo do tempo acompanhando casos de corrupção ocorrendo nos patamares mais altos da sociedade. Exemplos de conduta e comportamento exatamente opostos ao que aprendemos como sendo o ideal para preservação da ética e da moral, e a consequência disso é a inversão de valores fazendo com que a sociedade forme indivíduos corruptos e corrompidos.

Assim afirmamos que a corrupção é um problema sociocultural que atravessa séculos e que é exercida em todas as classes sociais sem distinção, desde a compra de um CD “pirata” por um cidadão comum até ilegalidades Governamentais investigadas pela Operação Lava Jato, que tem punido culpados, mas não impede que a corrupção continue acontecendo em todos os níveis sócio econômicos.

Por isso, é necessário que o problema da corrupção seja atacado na sua raiz, eliminando as suas causas, isto é, na origem do convívio social do indivíduo que acontece na Escola. Dessa forma definimos o escopo deste projeto, visando ensinar e consolidar nos educandos os conceitos da ética e moral de modo a formar cidadãos íntegros, seguidores da justiça, que não pratiquem a corrupção, mas que busquem continuamente uma sociedade melhor e mais justa.

Para atingir o objetivo deste projeto propomos a problematização do assunto utilizando o método de sequência didática que envolverá a Ética com tema transversal e disciplinas da grade curricular convencional Português, Matemática e Geografia.

A prática de ensino se dará com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, na faixa etária entre 11 e 12 anos de idade e toda a contextualização se realizará na Vila Tecnológica de Curitiba.

Oportunamente aproveitaremos a Casa de Leitura Walmor Marcelino que fica localizada dentro da Vila Tecnológica. Ali faremos um trabalho de pesquisa e discussão envolvendo a temática.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto tem o objetivo de preparar o aluno para sua vida social, nas relações familiares, no trabalho e na comunidade através da formação de indivíduos íntegros, capazes de distinguir o certo do errado por meio do fortalecimento dos conceitos da ética e da moral, da consciência coletiva para transformar a sociedade tornando-a deste modo mais igualitária e menos corrupta.

O projeto também pretende desenvolver o pensamento crítico-reflexivo do aluno por meio do estudo histórico social, fazendo com que ele compreenda a trajetória de problemas sociais e possa contribuir para manutenção dos valores da sociedade atual e futura.

A propósito de quem lê este documento para fins de pesquisa, o projeto visa ressaltar o papel da Escola enquanto ambiente sócio educativo como fundamental para que o processo ensino aprendizagem se consolide e alcance o resultado esperado.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        Para que se alcancem os objetivos gerais, o projeto contemplará atividades que permitam aos educandos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (327.5 Kb)   docx (333.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com