TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes e jogos na educação

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.763 Palavras (16 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 16

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).

Resposta: Segundo o fascículo, “Arte” significa técnica ou habilidade de criar algo. Existem três articulações no processo artístico: Criar ideias originais,  representando a sua visão de mundo e expressar por meio de sua criação seus sentimentos e seu conteúdo artístico.

A arte é muito importante no universo escolar, pois traz à criança a possibilidade de imaginar, criar, e expressar seus sentimentos, explorando o seu mundo imaginário. Em cada etapa de seu desenvolvimento, ela constrói seu conceito de arte, utilizando os momentos lúdicos para desenvolver suas habilidades, refletindo assim na vida adulta. As diversas formas de arte contribuirão para a construção de sua identidade. Ao entrar em contato com a arte na escola, o aluno pode ter acesso a novas formas de manifestação artística que não teria de outra maneira, ampliando sua visão de mundo. Seja através da música, das pinturas, teatro, entre outros.

2. Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.

Resposta: Arte Erudita: A arte erudita é toda arte conservada em museus e nas grandes coleções particulares. Caracteriza-se por exigir do público uma mudança no modo de ver do mundo, envolvendo a expressão pessoal do artista. Dentro da arte erudita, existem vários estilos de obras, desde a arte que retrata a realidade, expressando o comum, até a arte abstrata, que retratam mais sentimentos, expressões, que vão além da obra. Exemplos: Quadros, esculturas, monumentos, obras de arquitetura.

Arte popular: É caracterizada por ser anônima, pois conta com a colaboração de inúmeras pessoas ao longo do tempo, traduzindo a visão de mundo de um grupo e sua origem, e não é influenciada pelo modismo. Exemplo: O carnaval, que é uma festa popular de uma determinada região. O frevo, uma dança típica. Lendas e histórias populares.

Arte de massa: Caracteriza-se por ser produzida por uma classe diferente do seu público alvo, visando divertimento como meio de passatempo, e obtenção de lucros. Exemplo: A música popular, eventos como a Copa do Mundo, e assim por diante.

3. Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.

Resposta: Nas escolas são priorizadas a arte de massa e a arte popular. Quando se fala sobre a arte erudita, exige-se do professor maior pesquisa e maior conhecimento para transmitir as informações aos alunos. Já a arte popular e de massa são artes que sempre estão se renovando e estão presentes no dia a dia dos alunos, podendo ser trabalhadas em vários contextos, não apenas em uma disciplina específica.

4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

Resposta: A arte na pré-história, hoje conhecida como Arte Rupestre, caracteriza-se em forma de negativo, representando situações do cotidiano primitivo, como a caçada e a pesca, envolvendo elementos religiosos, como divindades e crendices. Acredita-se que a Arte Rupestre tinha para eles um significado que ia além da simples decoração. Poderia até mesmo alterar a realidade em que viviam. Para desenhar nas paredes das cavernas, eles utilizavam uma tinta feita de gordura, sangue ou fezes de animais, juntamente com carvão. Desta mistura, obtiam as cores vermelho, preto ou ocre.

5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.

Resposta: Na arte Egípcia, tudo era relacionado à religiosidade. As pinturas e as esculturas retratavam a vida dos faraós e os atos divinos. Juntamente com isso, as pinturas, esculturas, estátuas e arquiteturas possuíam escritas por meio de símbolos, chamados de hieróglifos. As máscaras, as estátuas e os deuses eram esculpidos em ouro, e em seus monumentos utilizavam de seu conhecimento matemático, que assim resistiam há vários anos. Alguns existem até os dias atuais. As arquiteturas egípcias foram construídas com blocos de pedra e com o serviço dos escravos. Destacaram-se na arquitetura com a construção de palácios, pirâmides e templos. As dimensões da arquitetura costumavam ser grandes, mostrando o poder do Faraó, e também por serem consideradas “moradas dos deuses”.

Já na arte Grega, destacaram-se as representações humanistas. Divididas em três períodos: Período arcaico, período coríntio e período clássico. No período arcaico, sua arte era criar esculturas parecidas com a dos egípcios, representando pessoas e deuses construídos com blocos de mármore. No período coríntio a escultura se torna mais realista em termos de movimentos e formas, enfatizando os detalhes, expressões e sentimentos. No período clássico, ocorreu o auge da arte grega. Neste período, a arte e a cultura se tornaram referência a toda a civilização ocidental. A principal matéria prima utilizada pelos escultores era o bronze. Destacaram-se com a construção de templos, teatros, ginásios e praças com estilo próprio, formado por colunas de mármore. Justamente nesta época que foi desenvolvida a filosofia grega, representada principalmente por Sócrates, Platão e Aristóteles.

Finalizando, na arte Islâmica houve influência das artes anteriores. Entretanto, alguns elementos da religião muçulmana limitavam a arte, como a proibição de representar pessoas e animais. Em consequência disso, adquiriram habilidades com a arte abstrata. Na arquitetura, destaca-se a construção de mesquitas. Na estética, produziram tapeçarias, cerâmicas, vitrais e artefatos artesanais.

6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (764.7 Kb)   docx (466.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com