TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes escolar

Por:   •  16/4/2015  •  Ensaio  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA

PEDAGOGIA 4ºA N

 

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anhanguera Educacional

2015

FACULDADE ANHANGUERA

Questões

  1.  como a infância é percebida na sociedade contemporânea?

2-         Quais são os pressupostos que essa percepção determina para a organização do trabalho didático - pedagógico com as crianças?

Trabalho desenvolvido na disciplina de Organização e Metodologia  do ensino Fundamental, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação da Professora Marta Alice.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Como a infância é percebida na sociedade contemporânea?

 Temos na contemporaneidade uma nova ideia de criança, uma imagem construída e transformada por adultos. Esquecendo-se de sua essencial especial que é o brincar, se divertir e ser totalmente livre de anseios e preocupações. Não podemos perder de vista essa infância, onde o único objetivo que a criança tem é o lúdico e tem como única responsabilidade o brincar.

A infância hoje é uma construção social, a maneira como ela é entendida é determinada socialmente; a infância como construção social é sempre contextualizada em relação ao tempo, ao local e a cultural, variando a classe, o gênero e outras condições socioeconômicas. As crianças são atores sociais, participando da construção e determinando a própria vida; e também a vida daqueles que os cercam e da sociedade a qual elas estão inseridas. No entanto tem atividade e função.

No Brasil um numero considerado de crianças estão contribuindo com orçamento de suas famílias, e tem parte fundamental no cotidiano de suas casas; tais como cuidar dos seus irmãos, fazer comida e ate mesmo limpar a casa, função que o adulto responsável por ela deveria estar realizando plenamente.

O trabalho infantil é proibido e coibido pelas autoridades no Brasil sendo crime, mesmo assim existem muitas crianças nos faróis, nas ruas e em ônibus pedindo e trabalhando pelo seu “próprio sustento”. Lugar de criança é na escola, nos parques, nas praças e locais de brincar, sempre respeitando a sua ludicidade.

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” 

(Carlos Drummond de Andrade)   

 

2- Quais são os pressupostos que essa percepção determina para a organização do trabalho didático - pedagógico com as crianças?

Matricula das crianças aos seis anos. No 1º ano do ensino fundamental as escolas devem acolher a criança e organizando seu cotidiano principalmente no que diz respeito as atividades relacionadas ao tempo e ao espaço, observar as múltiplas linguagens, bem como dialogar, negociar, combinar. As escolas devem providenciar para que as crianças usufruam de forma adequada o espaço externo e o espaço interno do ambiente escolar. As salas devem ter material de fácil acesso as crianças, uma proposta mais bem sucedida é organizar em “cantos”; da fantasia, da leitura, dos jogos... etc. Assim transformando a criança em protagonista de suas ações, fazendo ela perceber que faz parte do seu processo de ensino aprendizagem. A autônima é a consequência dessas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com