TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Reflexivas

Por:   •  27/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA

Silvia Andreia Braga dos Santos

RGM: 20900376

I. Tema:

Pontos cardeais

II. Dados de identificação:

Série: 4° ano

Duração: 4 horas

III. Objetivos:

Relacionar a nomenclatura dos pontos cardeais ao seu significado e a sua função de orientação

IV. Conteúdos: 

Os pontos cardeais como referencia de localização no espaço de vivencia (trabalhando a lateralidade)

V. Habilidade(s) da BNCC:

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

 (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas):

Iniciar aula com a roda da conversa perguntando aos alunos:

-Vocês sabem oque são pontos cardeais?

-Qual a importancia dos pontos cardeais em nossas vidas?

Deixar os alunos responder essas perguntas.

Em seguida a professora irá fazer uma explicação sobre oque são pontos cardeais:

 Os pontos cardeais são utilizados como referência, pois com eles encontramos qualquer lugar sobre a superfície da Terra. Quando você está à procura de algum lugar, você utiliza algumas referências, não é mesmo? As referências podem ser o nome da rua, um comércio da região, o número da casa, o CEP. Tudo isso facilita a procura por um endereço. Outra maneira de localizarmos pode ser com os pontos cardeais. A professora irá desenhar uma rosa-dos-ventos no quadro e continuará a explicação: Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O) e foram definidos há muitos anos, pelas civilizações antigas. É por meio deles que as pessoas conseguiam localizar-se, pois não havia placas com os endereços. Assim, foi criada a rosa dos ventos, que parece uma estrela, e em suas pontas encontramos as letras dos pontos cardeais. Sol é nosso grande aliado nessa atividade. Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O). À sua frente, você terá o ponto norte (N) e, atrás de você, o ponto sul (S).

Em seguida, pedir para os alunos levantarem e abrir os braços e procurar a direção em que o sol nasce, e todos em voz alta falarem o nome dos pontos cardeais. Logo após passar um vídeo para uma melhor fixação: Pontos cardeais: Norte, sul, leste e oeste disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bUuuf0dh0tU. Dar aos alunos um pequeno texto sobre os Pontos Cardeais (em anexo).

Pedir para os alunos desenharem no caderno a Rosa do vento e por o nome de  seus pontos cardeais. Em seguida a professora juntamente com os alunos irá confeccionar uma bússola. E explicar-lhes: A bússola é um instrumento usado há séculos para orientação. Ela consiste basicamente em uma agulha que aponta sempre para o Norte. Quando o instrumento estiver pronto, auxilie os alunos na orientação. Com a bússola pronta anteriormente a professora já irá ter escondido um tesouro fora da sala de aula. Com um mapa a professora irá fazer indagações como:

- Como saberemos onde estará escondido o tesouro?

- Com a ajuda do mapa, os pontos cardeais e a bússola serão possíveis encontrar o tesouro?

Realizar um sorteio de quem começará a procurar o tesouro.

 Como a bússola mostra a posição Norte - Sul, nesse momento será necessário observar o sol para localizar a posição Leste e, consequentemente, qual dos lados da agulha aponta o Norte. Tendo definido os pontos cardeais, entregue aos alunos as pistas para encontrar o tesouro. Aqui é fundamental que o professor defina o ponto de partida. Teste, antes da aula, as pistas da atividade para definir bem o ponto de partida, que pode ser o quadro, uma parede, um móvel, um jardim ou um X marcado no chão.

Durante a busca, observe se os alunos estão conseguindo se localizar a partir dos pontos cardeais definidos. Faça intervenções, se necessário, retomando a discussão do grupo, a leitura da bússola e a posição do sol. Depois de encontrado o tesouro, comentar com os alunos que só foi possível encontrar o tesouro com a ajuda dos pontos cardeais, bússola e toda a dedicação dos educandos. Para finalizar os alunos irão repartir o tesouro encontrado.

VII. Recursos didáticos:

[pic 1]

                                                            Para construção da bússola , primeiramente[pic 2][pic 3]

                                                       Imantar a agulha com imã, sempre na mesma

                                                       Direção.

                                                        Em seguida utilizar algo leve que flutue

                                                        Sobre a água.

                                                       Achar uma vasilha e enche-la de água, e

                                                       Colocar a agulha imantada em cima do EVA

                                                       Está pronta nossa bússola.

[pic 4] 

Construção do Mapa

[pic 5]

VIII. Avaliação: 

A avaliação será diagnóstica e contínua, considerando o envolvimento com a atividade, bem como, seu desenvolvimento. A turma será avaliada também pela interação nos grupos e criatividade.

IX. Bibliografia:

ESCOLA KIDS,disponível em < https;//escolakids.uol.com.br/pontos cardeaisensinofundamental>Acesso em 22 de maio de 2021.

PINTEREST, disponível emhttps://br.pinterest.com/pin/602637993864060694/ pontoscardeais> Acesso em 22 de maio de 2021.

 

X. Anexos :

[pic 6]

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (518.1 Kb)   docx (472.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com