TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Brinquedotecas

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 12

BRINQUEDOTECAS

Jéssica Antônio Souza¹

Luiz Henrique Souza Damázio¹

Marilene da Silva¹

Ana Jandira Nascimento Gonçalves²

        

RESUMO

A brinquedoteca é uma oficina pedagógica que reúne um espaço com brinquedos, jogos e livros que são utilizados pelas crianças proporcionando o desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos mesmos. A brinquedoteca além de ser um espaço educacional, também é realizada em hospitais, comunidades e outros afins para proporcionar que crianças e pré-adolescentes possam utilizar desse recurso, o que proporciona a inclusão de todos.

Palavras-chave: Autonomia. Criatividade. Inclusão.

1. INTRODUÇÃO

        A brinquedoteca surgiu como uma ideia em Los Angeles no ano de 1934, na época tinha como seu objetivo acabar com o problema de uma loja de brinquedos, pois crianças de uma escola do município encontravam-se furtando brinquedos da mesma, como forma de resolver esse problema foi criado um recurso para a comunidade de empréstimo de brinquedos, o que acabou se espalhando pela Europa nos anos 60. No Brasil a primeira brinquedoteca surgiu em 1981 em Indianópolis em São Paulo, que em dez anos atrás recebeu o centro de habilitação da Apae.

        Na brinquedoteca existem vários brinquedos e jogos que são utilizados pelas crianças, adolescentes e adultos, mesmo com funções diferentes, pois cada brinquedoteca atende a necessidade do local, todas elas têm as mesmas características, que são espaços com brinquedos e jogos que preparam o faz de conta que estimula a criatividade de cada um através de vivências lúdicas.

        Existem vários tipos de brinquedotecas onde cada uma atende a necessidade de onde está inserida, são elas: Brinquedoteca Lekotek, Brinquedoteca Hospitalar, Brinquedoteca Terapêutica, Brinquedoteca Comunitária, Brinquedoteca Escolar e Brinquedoteca Universitária. Cada uma atende especificamente as necessidades de onde estão colocadas e apresentam seus objetivos de acordo com a população na qual irá atender.

        Por mais que a Brinquedoteca seja um espaço prazeroso para trabalhar o lúdico é necessário que tenha a presença de um educador intermediário que possa atuar em situações lúdicas com as crianças, bem como defende Noffs:

[...] a brinquedoteca é um espaço onde o conhecimento a ser adquirido tem possibilidade de ser trabalhado em suas significações e o conhecimento já adquirido tem a possibilidade de ser ressignificado, permitindo dessa forma o desenvolvimento integral, harmonioso e a aprendizagem infinita da criança, sob a mediação do profissional deste espaço, o educador-brinquedista. (NOFFS, 2001, p. 173)

        É necessário que a brinquedoteca tenha um espaço adequado contendo materiais que atendam as necessidades de quem irá frequentar o mesmo, com os brinquedos como principal atuante na brinquedoteca a mesma não depende apenas disso, a brinquedoteca funciona também com estímulos da ludicidade.

        O brinquedo estimula a brincadeira e também convida a criança para sua participação, de acordo com Vygotsky (1998, p. 126), “é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não pelos objetos externos”.

        No decorrer do trabalho será abordado a Brinquedoteca e o desenvolvimento infantil, bem como os tipos de brinquedotecas que são realizados pelo mundo e a contribuição que cada uma faz para a sociedade, e também será relatado sobre a influência que a brinquedoteca tem perante a educação.

2. A BRINQUEDOTECA  E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

        As crianças estão diretamente ligadas ao ato de brincar, porém, esse ato não é apenas um mero passatempo, de acordo com alguns estudos realizados, o brincar influencia e muito no desenvolvimento da criança, ou seja, as atividades lúdicas são de suma importância no desenvolvimento, pois é pela brincadeira que a criança explora a realidade e a cultura do meio em que vive, além de proporcionar que a criança tenha a oportunidade de imitar situações da sua vida dentro e fora de casa, pois brincando é uma forma segura da criança encarar medos e assim superar os mesmos.

        A brinquedoteca tem a função de evoluir a mente, o psicológico, o social e o físico da criança por meio de brincadeiras, jogos e da ludicidade, são por meio dessas que se desenvolve a coordenação motora, o raciocínio e a criatividade de cada criança. De acordo com Vygotsky:

Para estudar o desenvolvimento na criança, devemos começar com a compreensão da unidade dialética das duas linhas principais e distintas (a biológica e a cultural). Para estudar adequadamente esse processo, então o investigador deve estudar ambos os componentes e as leis que governam seu entrelaçamento em cada estágio do desenvolvimento da criança. (VYGOTSKY, 2010, p. 152)

A brinquedoteca é um espaço que foi adequado para estimular o ato de brincar e aprender da criança, pois a mesma oferece prazer, afetividade e sensibilidade que facilita o aprender da criança a tornando mais criativa. A brinquedoteca tem o objetivo de mostrar que é possível aprender através da brincadeira e do lúdico, pois é através deles que ocorre o desenvolvimento da criança além de desenvolver a sua capacidade de concentração e aumentar seu nível de atenção, além de desenvolver a inteligência a criatividade e o social, também favorece o equilíbrio emocional.

2.1 TIPOS DE BRINQUEDOTECAS

        

         A brinquedoteca além de ser um espaço educacional para desenvolver melhor a criança através do aprender é realizada em outros lugares, atendendo cada necessidade do local no qual está inclusa, que estarão sendo apresentados a seguir:

2.1.1 Brinquedoteca Lekotek

        A Brinquedoteca Lekotek é uma brinquedoteca voltada para o atendimento de crianças que são portadoras de algum tipo de deficiência, tendo como o seu objetivo atender crianças com deficiência podendo oferecer as famílias uma orientação sobre brincar. Lekotek significa biblioteca de brinquedos na qual é especializada no atendimento inclusivo, com crianças portadoras de deficiências, atraso no desenvolvimento, entre outros. A criança que é atendida nesse tipo de brinquedoteca antes é levada para uma avaliação do seu desenvolvimento para assim poder ter estratégias de ensino através do lúdico para melhorar seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (448.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com