TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências e Educação

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Avaliação a Distância 1 (AD1)

Data Limite de Entrega:   21  /   03    / 2021

Disciplina: Ciência e Educação 1

Coordenadora(o): Erivaldo Pedrosa

Aluno(a): Darianna Baptista da Silva de Oliveira

Matrícula: 15112080264                      Polo: Magé                                  

Questões:

01- O Saber Popular pode ser transformado em Conhecimento Cientifico. Como seria possível tal mudança? Cite 02 exemplos no Brasil. Relacione os Sites pesquisados.

Resposta: De acordo com os materiais disponibilizados sala da disciplina, saber popular se caracteriza por um saber subjetivo e superficial, em contrapartida o conhecimento científico se caracteriza por sua abordagem objetiva e aprofundada dos objetos estudados.

Porém, mesmo com características tão distintas é possível que um saber popular se torne sim, um conhecimento científico, a partir do momento em que ele é submetido as técnicas e métodos específicos onde serão validados ou não, servindo muitas de norteadores para pesquisas como nos mostra a reportagem do site www.atmosferaonline.com.br que aborda o tema do saber popular e conhecimento cientifico na agronomia, onde professores da Universidade Federal da Fronteira Sul opinam sobre o assunto e também na reportagem de André Antunes para EPSJV/Fiocruz em 25/01/2013 09h00 - Atualizado em 08/09/2016 11h33, que aborda a temática da saúde e do uso indiscriminado dos agrotóxicos, onde fora feito um dossiê com relatos de trabalhadores expostos ao veneno nos campos de agricultura.

Pesquisado em:

Saber popular e saber científico: a batalha dos engenheiros agrônomos | Atmosfera On.line

Conhecimento científico e popular na luta pela saúde | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br)

02- O advento da pandemia da Covid-19 no Brasil/Mundo em 2020 ensejou várias mudanças nos serviços prestados a população, dentre eles, a Telemedicina. Definir o termo telemedicina e apresentar como funciona o mencionado serviço no país. Relacione os Sites pesquisados.  

Resposta: A telemedicina é o nome dado a pratica da medicina a distância, por intermédio de tecnologias digitais de comunicação.

No Brasil, esta prática foi permitida a partir de 2002, regulada pela Resolução 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM), de forma extremamente restrita com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde. Sua expansão se deu, justamente, por conta da pandemia da COVID19, que levou o presidente da república, através da Portaria 467, autorizar que atendimentos médicos fossem feitos a distancia.

Pesquisado em:O que é telemedicina? Entenda como funciona no Brasil e veja plataformas | Internet | TechTudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com