TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências na Educação

Por:   •  14/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciatura em Pedagogia

Avaliação à Distância 1 (2017-2)

Disciplina: Ciências e Educação 2

Coordenadora: Profª. Fátima Branquinho

QUESTÕES

1 - Um plano de ação é fundamental para o sucesso de intervenções socioambientais a partir da escola. O que deve conter um plano de ação para garantir a concretização com êxito dessas intervenções? (1,0)

É preciso que se tenha etápas bem elaboradas como perguntas bem formuladas, e pesquisas sobre o assunto desejado, reuniões com a comunidade para obter informções, tem em vista que não seja mudado as caracteriscas da comunidade.

2 - De acordo com o conteúdo estudado, defina (1,0):

A) Pandemia: Epidemia que atingi vastas regiões.

B) Epidemia: Surto de doenças contagiosas que atinge várias pessoas ao mesmo tempo.

C) Seleção natural: Seleção realizada pelo ambiente natural de organismos cujas características hereditárias garantem-lhes melhor capacidade de adaptação ao referido ambiente: sobrevivência e reprodução da espécie.

D) Mutação: Alteração da constituição hereditária que provoca variação de características inexistentes nas gerações anteriores.

E) Material genético: Responsável pelas características hereditárias de determinado organismo.

F) Infecção: Invasão do tecido orgânicos por microrganismo patogênicos, provocando reação do organismo a sua presença.

3 - Um dos objetivos da Aula 3 foi: “Evidenciar a importância de considerar a indissociabilidade entre o biológico e o social, afim de melhor compreender as relações entre o homem e os fenômenos naturais”.

Dessa forma é necessário aceitar a ideia de que os objetos construídos por grupos culturais que não têm a Ciência como instrumento de leitura do mundo têm a mesma importância e grandeza que o produto advindo do meio científico. Em 1934, o antropólogo Marcel Mauss inaugura um campo de investigação que pode ser denominado como sociologia do corpo. Cite e comente duas situações (vividas por Mauss ou não) que revelem a indissociabilidade entre o biológico e o social. (1,0)

A natação onde o corpo realização a queima de calorias, o enriquecimento dos músculos e etc sendo essa a parte biológica e o aprendizado de um novo esporte, novas técnicas e aperfeiçoamentos onde entra o social.

Como também a caminhada, reage em um fator biológico no corpo e como citado nos textos também tem o fator social que foi se tornando habitual.

4 - De acordo com a Aula 5, a ciência gera um domínio da natureza pelo homem. Por que essa forma de apresentar a ciência na escola contribui para exclusão social de grandes parcelas das classes populares (1,0)?

De acordo com com Latour o estudo da ciência hoje acaba sendo um agente de divisão social pois de um lado as sociedades que possuem a ciência e as sociedade que não possuem esse instrumento como leitura de mundo.

5 - Marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas (1,0):

(v) O antropólogo Marcel Mauss inaugura um campo de investigação que pode ser denominado como sociologia do corpo. Seu argumento é de que técnicas corporais, como por exemplo a natação ou a caminhada, são adquiridas pela educação, sendo, portanto, culturais, e não apenas naturais, biológicas.

(v) Latour verificou em seus estudos que a ciência como a concebemos hoje acaba sendo um agente de divisão social: de um lado, as sociedades que possuem a Ciência e que, por isso, separam as coisas-em-si (natureza) dos homens-entre-eles (sociedade) se consideram melhores que as demais sociedades que não possuem esse instrumento de leitura do mundo e, por isso, são consideradas primitivas ou pré-científicas.

(F) Para Geertz, tanto as necessidades biológicas quanto as informações não são socialmente determinadas, construídas e selecionadas pelos grupos culturais, de acordo com sua visão de mundo.

(A terceira afirmativa é falsa pois as informações são determinadas pelo grupo e a sentença afirma que NÃO SÃO).

6 - Assinale a alternativa verdadeira (0,5):

(v) O saber popular é valorizado em todos os campos da sociedade.

(v) O conceito de rede sociotécnica contribui para a elaboração de atividades de educação em Ciências Naturais que busquem superar o clássico abismo dualista entre os saberes popular e científico.

(f) O conhecimento científico não é instrumento de exercício de poder das classes dominantes dentro e fora da sala de aula.

7 - “Um projeto de extensão realizado em Vigário Geral, dirigido a crianças e jovens, foi implementado com o objetivo de ampliar sua capacidade de leitura do mundo, sobretudo de um mundo científico e técnico, e identificar suas implicações sobre o ambiente e a saúde... As experiências científicas, apesar de admiradas por aquela comunidade, não modificavam o cotidiano das pessoas, ou seja, seus hábitos e cuidados com a saúde. Como exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com