TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Da Neuropsicopedagogia Institucional Para A Inclusão Escolar

Por:   •  25/5/2023  •  Artigo  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 10

 CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

  

 

 

 

 

 

Governador Valadares/MG 

2023

  

 

AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Artigo científico apresentado a UNIFAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Segunda Licenciatura em Educação Especial  

  

 

 

 

 

 

Governador Valadares/MG 2023

A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO  

Este artigo tem o intuito de apresenta o tema a importância da neuropsicopedagogia no processo de inclusão. Ao aborda esta temática traz a importância do neuropsicopedagogo para o procedimento de ensino aprendizagem. Desta forma, o objetivo geral deste artigo e ressaltar o papel da neuropsicopedagogo no procedimento de inclusão e ensino aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais. Assim sendo, para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Google Books, Scholar Google, Scielo, Revista e aponte teórico em diversos autores como Hennemann (2012), Beauclair (2014) DINIZ; DAHER; SILVA, (2008) BORGES ,(2019) FONSECA, (2014) entre outros que ajudaram na elaboração deste estudo.Considerando a relevância deste estudo como um eixo de implementação de atuação do neuropsicopedagogo no processo de inclusão e almejamos que este pesquisa sirva como base de investigação para futuras pesquisas .

Palavras-chave: Neuropsicopedagogia; Ambiente Escolar; Inclusão

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO  

  Este artigo tem o intuito de apresenta o tema a importância da neuropsicopedagogia no processo de inclusão. Ao aborda esta temática traz a importância do neuropsicopedagogo para o procedimento de ensino aprendizagem.

Portanto, este artigo discutir diversos fatores, como a inclusão de alunos com necessidades especiais, o papel da neuropsicopedagogo nesse processo e a efetividade do processo de inclusão no ambiente educacional. Diante dessas indagações e inquietações, este artigo tem como problematização: Qual o papel do neuropsicopedagogo no procedimento de inclusão e ensino aprendizagem de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar?

Desta forma, o objetivo geral deste artigo e ressaltar o papel da neuropsicopedagogo no procedimento de inclusão e ensino aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais. Tendo como Seu propósito específico fazer a conceitualização neuropsicopedagogia. Ponderar sobre a diferença e a importância dos especialistas na área. Analisar o que são intervenções e avaliações neuropsicológicas para inclusão.

Assim sendo, para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica em Google Books, Scholar Google, Scielo, Revista e aponte teórico em diversos autores como Hennemann (2012), Beauclair (2014) DINIZ; DAHER; SILVA, (2008) BORGES ,(2019) FONSECA, (2014) entre outros que ajudaram na elaboração deste estudo.

Considerando a relevância deste estudo como um eixo de implementação de atuação do neuropsicopedagogo no processo de inclusão e almejamos que este pesquisa sirva como base de investigação para futuras pesquisas .O conhecimento da neurociência para a papel do neuropsicopedagogo é de grande importância, pois seu papel visa entender as dificuldades de inclusão e auxiliar no desenvolvimento da intervenção com fundamentado em referenciais da neurociência com o visão psicopedagógica

2 A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Diante das novas demandas sociais diferenciadas do século XXI, a pesquisa sobre a neuropsicopedagogia nasceu da necessidade de promover a integração escolar. Segundo Hennemann (2012, p.11), a neuropsicopedagogia se expressa como “um novo campo de conhecimento que através dos conhecimentos neurocientíficos, agregados aos conhecimentos da pedagogia e psicologia vem contribuir para os processos de ensino-aprendizagem de indivíduos que apresentem dificuldades de aprendizagem”.

De acordo com  Beauclair (2014, p.23[1]), a Neuropsicopedagogia é “um novo campo de especialização profissional, de pesquisa, ação e intervenção, baseados nos avanços das Neurociências e suas aplicabilidades no campo da Educação e Psicopedagogia”. Assim segundo com a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (2016, p. 4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com