TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Por:   •  17/12/2020  •  Resenha  •  5.573 Palavras (23 Páginas)  •  6.914 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

FACULDADE DOM ALBERTO

RAFAEL JUNIOR PEREIRA

A TECNOLOGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

LAGOÃO

2020

FACULDADE DOM ALBERTO

RAFAEL JUNIOR PEREIRA

A TECNOLOGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

[pic 2]

LAGOÃO

2020

A TECNOLOGIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Rafael Junior Pereira

Declaro que sou autor deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

 Este artigo faz uma discussão a cerca de como deve ser trabalhado as Tecnologias no Ensino-aprendizagem. Como as tecnologias no ensino-aprendizagem podem ajudar os profissionais da educação que não se baseiam ou utilizam a tecnologia de modo indevido  e que não se aperfeiçoam em novas técnicas para melhorar o ensino-aprendizagem. Analisando  como a tecnologia é importante no processo de ensino-aprendizagem e como ela pode ajudar na educação através de novas técnicas. Abordando-se o assunto e buscando identificar como as tecnologias na sala de aula podem ser trabalhadas, e como as mesmas, influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Pois a escola precisa de professores preparados para o uso das mesmas em seu trabalho. Na justificativa de entender melhor o uso das tecnologias, conclui-se que as tecnologias  na sala de aula é um recurso pedagógico interessante e importante para o professor, tornando a aprendizagem motivadora e significativa, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem dos educando.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Ensino. Aprendizagem.

1.INTRODUÇÃO

A tecnologia é alvo de vários questionamentos, sobre como enquadrá-los nos métodos de ensino, mas a tecnologia abre múltiplas expectativas inovadoras, tanto para educadores quanto para os alunos, além de melhorar a educação em geral. Analisando como a tecnologia é importante no processo de ensino-aprendizagem e como ela pode ajudar na educação através de novas técnicas e também apresentando aspectos teóricos sobre tecnologia no ensino-aprendizagem e descrever como a tecnologia pode contribuir para melhorar o processo educacional sobre professor, aluno, educação especial, inclusiva e instituição. Demonstrando como as tecnologias no ensino-aprendizagem podem ajudar os profissionais da educação que não se baseiam ou utilizam a tecnologia de modo indevido  e que não se aperfeiçoam em novas técnicas para melhorar o ensino-aprendizagem em sala de aula.

Acredito que a educação teria que iniciar um trabalho analítico e criativo para se adaptar a esses novos tempos. Trazendo a tecnologia para as salas de aula, nos  sistemas de ensino que tem base nas mesmas premissas dos jogos e das redes sociais, estimulando os alunos a interagirem entre si e buscar o aprendizado de forma natural, lúdica e intuitiva. Então, neste contexto a inclusão digital, que não é um processo simples, mas é um recurso pedagógico importante e interessante para o professor, tornando a aprendizagem motivadora e significativa, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem do educando.

        As TICs(tecnologias de comunicação e informação) facilitam o contato entre as pessoas, por mais distantes que estejam. Com o nascimento da Internet – mola mestra no concernente as TICs – a acessibilidade aos saberes acumulados tornou-se palpável e fora dos parâmetros que outrora pertenciam ao cume da pirâmide educacional. A escola já não é mais detentora dos saberes, os professores já não são mais transmissores de conhecimentos, os espaços educacionais sofrem mudanças precoces a fim de se adaptarem a nova realidade. Os livros impressos começam a serem substituídos  por livros digitais, as mídias são inseridas nas salas de aulas através de computadores, data shows, TVs, DVDs, etc. Porém os professores devem mudar de atitude e correr atrás para poder desenvolver e aplicar de maneira correta e eficaz tais ferramentas na sala de aula, pois deve  ter ao menos alguma formação na área. 

        

2 DESENVOLVIMENTO

As TICs (tecnologias de comunicação e informação)  não são somente os computadores ou a internet. Elas também são representadas por qualquer meio facilitador da transmissão do conhecimento: livros impressos, caderno, caneta, lápis, quadro negro, etc. Para compreender melhor o porquê de essas ferramentas serem caracterizadas como tecnológica. Basta voltarmos na época em que escrevíamos em pedaços de argila, na areia ou realizávamos inscrições sobre ossos e veremos a revolução tecnológica que esses singelos mecanismos ofereceram a humanidade.

Esses fatos fazem com que o professor sinta o  compromisso no cumprimento restrito dos conteúdos programáticos formais e atualizem-se tecnologicamente buscando nas TICs um novo horizonte do ensino e da aprendizagem. Ainda existe uma dificuldade predominante no contato dos docentes com as TICs, principalmente, pelo fato da atuação profissional num modelo escolar tradicional e ultrapassado. Na nova escola, as práticas docentes devem acompanhar as necessidades atuais dos alunos, devendo, para isso, haver um foco permanente na formação continuada dos atores da educação.

        Ao usar a tecnologia na sala de aula, vimos novas ferramentas para serem usadas. Também, a internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de entusiasmo criador para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar e aumentam a criatividade no contexto escolar.

        O acesso a internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns atualmente. Porém, quando os alunos compreendem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, a vontade de aprender melhora e o aluno começa a buscar novos conhecimentos.  Por isso, essa qualidade é fundamental, porque os alunos prestarão mais atenção em tudo que for falado e demonstrado em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (283.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com