TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Para A Prática Metodológica Docente No Processo De Ensino E Aprendizagem Dos Alunos

Por:   •  25/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.158 Palavras (17 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Contribuições para a prática metodológica docente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola de Educação Infantil

Vídeo de apresentação do Projeto Integrador

2023

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Contribuições para a prática metodológica docente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola de Educação Infantil

Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Pedagogia e Letras da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

2023


RESUMO

A Educação Infantil é um dos momentos de aprendizagem mais importantes da vida de um indivíduo, e por isso deve ser levada mais a sério e necessita de alguns ajustes na metodologia utilizada pelos docentes. Este trabalho possui como objetivo apresentar a importância de práticas pedagógicas necessárias para adequação metodológica do docente para enfrentamento das dificuldades enfrentadas por alunos da Educação Infantil. Para isso, foram utilizados trabalhos acadêmicos e artigos já publicados, para análise dos pontos de vista de outros autores, o que apresentou resultados já esperados por parte do grupo. Nesse sentido, concluiu-se que há diversas formas de tornar o ensino mais fácil e didático para as crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Infantil; Aprendizagem; Metodologia; Docente; Crianças; Escola; Professor.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Plano de aula        16

Figura 2 - Crianças interagindo na aula experimental        17

SUMÁRIO

1 Introdução        6

2 Desenvolvimento        7

2.1 Objetivos        7

2.2 Justificativa e delimitação do problema        8

2.3 Fundamentação teórica        9

2.4 Aplicação das disciplinas estudadas no projeto integrador        11

2.5 Metodologia        13

3 Resultados: solução final        15

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

Referências        20

1 Introdução

A Educação Infantil é uma fase de extrema importância no desenvolvimento das crianças, e a prática metodológica do docente é um fator determinante para garantir que os alunos tenham uma base sólida para seu futuro acadêmico e pessoal. Este trabalho tem por objetivo apresentar contribuições para a prática metodológica docente na Educação Infantil, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

O presente trabalho tem o intuito de realizar pesquisa em uma escola da Educação Infantil, buscando compreender como a prática metodológica adotada pelos professores influencia no desempenho dos alunos.

Espera-se que este projeto contribua para o aprimoramento da prática do docente na Educação Infantil, proporcionando uma reflexão crítica sobre as estratégias empregadas e buscando alternativas para atender às demandas dos alunos de forma mais efetiva e adaptada às suas particularidades.

2 Desenvolvimento

2.1 Objetivos

O projeto tem como objetivo, observar quais os problemas atuais dentro da sala de aula e quais os possíveis motivos que contribuem para esse acontecimento. Através de uma pesquisa qualitativa o grupo observou que a metodologia adotada pelo docente pode trazer certas dificuldades na aprendizagem do aluno, e muitas vezes isso não é percebido pelo próprio professor. O intuito é trazer novas metodologias e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Será realizada uma aula experimental, na qual será colocado em prática uma metodologia mais inovadora, trazendo novas possibilidades de ensino para o professor aplicar em sala de aula e inovar o processo de ensino.

O grupo tem como objetivo oferecer ao professor da Educação Infantil uma estratégia teórico-prática que os permita identificar e lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos de forma adequada; desenvolver estratégias que possam ajudar com as dificuldades e particularidades de cada discente, trazendo inovações tais como jogos, atividades lúdicas, interação social, atividades em duplas, etc.

Temos em sala de aula uma vida diferente em cada aluno, experiências, pensamentos, facilidades e dificuldades particular em cada um deles, isso não só no ensino infantil, como também no ensino fundamental e médio, o docente tem sempre que estar com esse olhar voltado para a particularidade de cada um, e assim atender as necessidades dos seus alunos de uma forma ampla, que ajude a todos ao mesmo tempo e que mostre a eles que o ensino pode ser leve, divertido e prazeroso.

2.2 Justificativa e delimitação do problema

A Educação Infantil é uma fase essencial na vida de um aluno, uma vez que é nessa fase da vida escolar onde se inicia o processo de aprendizagem necessário para servir como base para todo o processo educativo. É por isso que os professores tenham uma experiência prática metodológica para fornecer aos estudantes ensino de qualidade. Assim, a prática metodológica docente é indispensável para que os professores apliquem as melhores estratégias de aprendizagem, pois só assim é necessário ter retorno positivo por parte dos alunos em todas as áreas do conhecimento.

Todavia, se faz necessário delimitar o problema. Isso porque, ainda há muitos professores com dificuldades na execução de metodologias apropriadas. Isso ocorre muitas vezes por ausência de formação continuada e também escassez de recursos. Pois bem, diante dessa problemática atual é extremamente necessário abordar o tema, isso porque possui grande relevância social por se tratar de educação, cujo objetivo é capacitar indivíduos para o futuro atuando em prol da sociedade moderna.

Além disso, o presente trabalho poderá contribuir de forma significativa para o local onde será desenvolvido o projeto. Isso porque, foi possível notar que a turma objeto do presente projeto na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Benedita dos Santos necessita de mudanças voltadas à metodologia, uma vez que apresentaram dificuldades de iniciação de letramento e problemas de socialização, e uma das possíveis causas podem estar ligadas ao fato do ensino ser ministrado com metodologias tradicionais que não prendem a atenção dos alunos como deveriam, bem como ausência de recursos tecnológicos que possam proporcionar metodologias ativas e lúdicas de forma inovadora para as crianças na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (430.7 Kb)   docx (288.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com