TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades de Aprendizagem

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.094 Palavras (17 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Esse trabalho tem como objeto de estudo, as Dificuldades de Aprendizagem, pois o número de crianças com dificuldades tem aumentado significativamente., pretendendo analisar essas dificuldades, identificar as causas e fatores. Por meio de revisão bibliográfica, o estudo nos mostra as principais dificuldades de aprendizagem são: dificuldades da leitura e na escrita, a desmotivação do aluno, o papel do professor e da família neste contexto. Como identificar alunos com dificuldade de aprendizagem? Por que os alunos apresentam tanta dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita? Tendo como Objetivo Geral: Identificar alunos com dificuldades de aprendizagem e saber como agir no ambiente da sala de aula. Objetivo Específico: Criar situações de aprendizagem que favoreçam o aluno com dificuldades na escrita e leitura;Identificar as dificuldades no processo de aprendizagem em sala de aula. Utilizou-se como referencial teórico de autores como: Freire, Vygotsky, Piaget e Ferreiro. Como resultado a importância do comprometimento da família, professor e escola para diminuir a dificuldade de aprendizagem do aluno, motivá-los.

Palavras-Chave:Dificuldades de Aprendizagem, Ensino-aprendizagem, Motivação

SUMMARY

This study aims to study Learning Difficulties, since the number of children with difficulties has increased significantly. In order to analyze these difficulties, identify the causes and factors. Through a bibliographical review, the study shows the main learning difficulties are: difficulties in reading and writing, student demotivation, the role of teacher and family in this context. How to identify students with learning disabilities? Why do students have so much difficulty learning to read and write? Goal: To identify students with learning difficulties and to know how to act in the classroom environment. Specific Objective: To create learning situations that favor the student with difficulties in writing and reading; Identify the difficulties in the learning process in the classroom. It was used as theoretical reference of authors like: Freire, Vygotsky, Piaget and Ferreiro. As a result the importance of the commitment of the family, teacher and school to decrease the student's learning difficulty, motivate them.

Keywords: Learning Difficulties, Teaching-learning, Motivation

1. INTRODUÇÃO

A dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema discutido e inquietante, suas causas podem estar relacionadas a fatores exteriores ao indivíduo, decorrendo de situações adversas à aprendizagem como o déficit sensorial, abandono escolar.

O objetivo principal da escola é a aprendizagem seja qual for a modalidade e a situação de aprendizado, independente da faixa etária dos educandos. Quando se fala no processo de aprendizagem, principalmente na alfabetização, é necessário que sejam questionadas as condições em que a criança inicia, se já esta suficientemente preparada, madura para que seu aprendizado realmente aconteça.

Segundo Paulo Freire (1996), “ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber”. Ensinar necessita de pesquisa. O professor deve trabalhar a realidade do aluno interligando a experiência social de cada um com o saber curricular. O professor tem que se comportar como um indagador, provocador , criterioso e incentivador dentro da sala de aula.

A integração entre a escola e a famíla ajuda a solidificar, construir uma relação de cooperação dos responsáveis dentro da escola. Pois uma família desestruturada tem uma importância negativa no rendimento escolar do aluno.

Deve-se perceber que os problemas de aprendizagem devem ser trabalhados num todo, escola, educador, família e educando, para poder analisar a situação e poder descobrir o que esta causando o impedimento para que o educando aprenda.

Constatar as dificuldades de aprendizagem e ajustar sobre elas, é uma forma de fazer acontecer a aprendizagem significativa. Levar o aluno a resolver o problema, causados por déficits cognitivos, físicos e afetivo, a investigação de profissionais qualificados que crêem no construir, nas superações que o processo educativo pode oferecer. Observar o aluno quando este não está tendo bom rendimento, o que não é uma tarefa fácil, pois o aluno não é incapaz de aprender, mais procurar conhecer as causas dessa dificuldade. Identificar a possível dificuldade de aprendizagem, o professor precisa entender o aluno, colaborando para uma aprendizagem mais eficaz da leitura e da escrita. A participação da família com a escola nesse processo de aprendizagem da leitura e da escrita é importante para ajudar o aluno. Como identificar alunos com dificuldade de aprendizagem? Por que os alunos apresentam tanta dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita?

1.1 Dificuldade de aprendizagem

O termo "dificuldade de aprendizagem" (no original emLíngua inglesa, "learning disability") aparentemente foi usado pela primeira vez e definida por Kirk (1962, citado em Streissguth, Bookstein, Sampson, & Barr, 1993, p.144

De acordo com (GRIGORENKO, STERNEMBERG, 2003, p.29)

“Dificuldade de aprendizagem significa um distúrbio em um ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos no entendimento ou no uso da linguagem, falada ou escrita, que pode se manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever, soletrar ou realizar cálculos matemáticos”.

Quando a criança começa a ler, a maioria dos alunos tende a ver as palavras como imagens, com uma forma particular ou um padrão. Eles tendem a não compreender que uma palavra é composta de letras usadas em combinações particulares, que correspondem ao som falado. É essencial que os alunos sejam ensinados e aprendam a arte básica de decodificação e soletração desde o inicio.

O professor precisa valorizar o que a criança já sabe desde os primeiros momentos de vida escolar. É preciso conscientizar o professor de que as crianças quando chegam à escola, não chegam como um papel em branco, trazem consigo habilidades, experiências e sabem de várias coisas sobre a língua materna. O conhecimento passa a ser construído através da interação do sujeito com o objeto. O professor lhe cabe criar oportunidades, estímulos para favorecer o desenvolvimento da escrita através das próprias experiências que o aluno traz do meio onde vive ocasionando assim uma situação de ensino aprendizagem.

Segundo Ferreiro (apud Teberosk, 1981, p. 12): “A escrita não é um produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com