TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades de Aprendizagem

Por:   •  18/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Curso de Pedagogia

Disciplina: Dificuldades de Aprendizagem

Nomes: Paloma Cristina Inácio da Silva Pereira RGM 26812011 Turma° 5F

Atividade 2 – 2,0 pontos

A partir da literatura atual e das discussões em aula a respeito de alguns transtornos que dificultam a aprendizagem das crianças, complete o quadro abaixo com as informações solicitadas e que serão muito úteis para sua prática de pedagogo.

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

O QUE É?

O QUE CAUSA?

INTERVENÇÕES ADEQUADAS

O QUE NÃO FAZER?

DISLEXIA

Distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura.

A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família.

Jogos, leituras compartilhadas, atividades específicas para desenvolver a escrita e habilidades de memória e atenção fazem parte do processo de intervenção.

Deve-se ainda observar a postura, inclinação da folha e a forma com a criança agarra no lápis ou caneta.

- use grandes blocos de texto
- sublinhar palavras, usar itálico e escrever em maiúsculas
- forçar usuários a lembrar coisas de páginas anteriores — forneça lembretes e avisos
- depender de ortografia correta e precisa — forneça autocorreção ou sugestões
- colocar muita informação em um só lugar.

DISGRAFIA

É um transtorno específico de aprendizagem que prejudica a expressão escrita e as habilidades motoras finas, provocado por um distúrbio neurológico associado à dificuldade para redigir letras e palavras.

São: Pobreza nas competências motoras; Instabilidade no temperamento; Deficiência na percepção de imagens, principalmente de letras e palavras.

Deve-se ainda observar a postura, inclinação da folha e a forma com a criança agarra no lápis ou caneta. É fundamental que as crianças com disgrafia tenham uma intervenção individualizada. Deve-se elogiar a criança pelo seu esforço, mesmo que os resultados atingidos não sejam os esperados pelo professor.

Os pais e professores devem evitar repreender a criança.

Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.

DISORTOGRAFIA

É um transtorno que afetam a escrita e cujos sinais podem ser identificados por professores em sala de aula.

Está relacionado a uma dificuldade de aprendizagem de ortografia, gramatica e redação – no nível da palavra, da frase e/ou do texto.

Trabalhar o lúdico, incentivar a brincadeira, jogo e a música, desta forma a criança tende a se interessar pela atividade.

não permitindo que a criança “fixe” uma forma incorreta de escrita, porém ter critério para a correção dos textos produzidos pelo aluno, sem cometer borrões e rabiscos com canetas coloridas.

DISCALCULIA

É o transtorno específico de aprendizagem com prejuízo no domínio da matemática. Ela é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque as dificuldades observadas por outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas.

É causado por um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade na aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.

Alunos que apresentam os sintomas de discalculia podem frequentar normalmente as salas de aula, pois, esse distúrbio tem um tratamento específico acompanhado por uma equipe de especialistas que tentar minimizar os efeitos dessa dificuldade em manipular os números.

- evitar ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais; - não mostrar impaciência com a dificuldade expressa pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer, completando sua fala; - não corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor; - não ignorar a criança em sua dificuldade; - não forçar o aluno a fazer as lições, quando estiver nervoso por não ter conseguido;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com