TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades de Aprendizagem

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6° SEMESTRE

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS

Dificuldades de aprendizagem

[pic 3]

ARIQUEMES-RO

2014

FRANCIELE FONTINI DOS SANTOS[pic 4]

Dificuldades de aprendizagem

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de educação no contexto historico, psicologia da educação, teoria do conhecimento, sociologia da educação.

Orientador: prof. Bernadete Strang; Carlos Eduardo de Souza; Maria Bastos; Okçana Battini

Tutor eletrônico: Paula Patricia Laquimia

Tutor de sala:Tatiana Patrícia Laquimia

ARIQUEMES-RO

2014

Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar quais são as maiores dificuldades de aprendizagem encontradas no contexto escolar, mostrando a seguir, qual a relação entre o fracasso escolar e a auto-estima dos alunos, assim como perceber em que medida a família contribui para o sucesso escolar.

Seu enfoquem principal e mostrar aos profissionais da educação as principais dificuldades de aprendizagem como os fatores sociais, emocionais e de métodos inadequados aplicados pelos professores, e assim impedindo a criança de mostrar o seu verdadeiro potencial.

O estudo deste tema irá somar para melhor compreensão dos aspectos educacionais, abrangendo as suas importâncias e assim tentado buscar novos métodos para o desenvolvimento escolar e com isso combater o elevado nível de evasão e fracasso escolar.

        

Dificuldades de aprendizagem

A educação no Brasil já sofreu muitas mudanças e tende a mudar mais, algum tempo atrás a escola usa um sistema tradicional em que os professores mandavam e os alunos obedeciam, os alunos não tinha voz ativa e a única obrigação deles eram sentar e aprender não podendo expressar os seus conhecimentos.

De acordo com Brandão e Vieira (1992), o termo aprendizagem e suas implicações (dificuldades e distúrbios) tratam de uma defasagem entre o desempenho real e o observável de uma criança e o que é esperado dela quando é comparada com a média das crianças de uma mesma faixa etária, tanto no aspecto cognitivo como em uma visão psicrométrica.

É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

A educação constitui, em um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo valores que são passados de pai para filho, de atitudes , experiências, imagens, que hoje vem sendo deixado um pouco de lado função principal é a reprodução do sistema social. Isto é claro no pensamento Durkheimiano, ao afirmar:

Em resumo, longe de a educação ter por objeto único e principal o indivíduo e seus interesses, ela é antes de tudo o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência. A sociedade só pode viver se dentre seus membros existe uma suficiente homogeneidade. A educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando desde cedo na alma da criança as semelhanças essenciais que a vida coletiva supõe. (DURKHEIM, 1973, p. 52)

Hoje o mundo está com um grande percentual de pais que trabalham fora para se manter, nisso muitas crianças vivem com babás ou em creches, isso tem trago alguns prejuízo para educação por falta de tempo os pais andam deixando a educação para os professores, a família sempre deve andar ao lado da escola para que possa se fazer um trabalho de excelência. Para tentar amenizar dificuldade encontrada na educação, deve ter um bom relacionamento afetivo entre professores, alunos e seus responsáveis, a escola muitas vezes deixa isso de lado, preocupando-se só com conteúdos e técnicas escolares.

Há escola deve trabalhar no sentido de organização dos sistemas afetivos e cognitivos. As relações conflituosas, enfrentadas no dia-a-dia do processo educacional, acabam interferindo na atividade intelectual, e isso pode ocasionar o baixo rendimento escolar, relacionamento afetivo sendo interação, respeito pelas idéias, pelas opiniões do outro, dedicação, troca e vontade por parte dos envolvidos.

Os alunos brasileiros tem muitas dificuldades devido vários fatores sociais, e um exemplo bastante forte é a grande porcentagens de desistências de alunos , isso e mais frequente perante a sociedade carente. É possível afirmar que a dificuldade de aprendizagem está inserida em uma cadeia de causas e consequências de problemas psicossociais na infância, que precisam receber a atenção necessária, pois ora funcionam como causa, ora como consequência de problemas comuns na idade escolar.

E muito importante que os professores conheçam as realidades dos seus alunos e com base delas planejar as suas aulas, sempre tentando ligar a  realidade do aluno com a disciplina, e assim usando os conhecimentos que as crianças possuem em suas aulas, e sempre mostrando um novo mundo de conhecimento, através  de livros, jornais, e a internet que hoje é uma das ferramenta que podemos usar para uma aprendizagem de excelência.

Algumas crianças ao entrarem na escola deparam-se com maiores exigências na área cognitiva, e elas começam a apresentar muitas dificuldades na aprendizagem. Muitos destes alunos já estão no processo de ensino-aprendizagem mais não conseguem compreender o processo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com